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Vanessa Perin
Comunicação para Negócios

Vanessa Perin
Vanessa Perin é mentora de Comunicação para negócios.
Graduada em Letras, pela UNISUL, com pós em Coaching Educacional e Oratória, potencializa os resultados de empresas por meio de uma comunicação clara e assertiva.

“Tem poder quem age”. Por Vanessa Perin

Por Vanessa Perin03/01/2023 12h12

Ano novo para todos e promessa de “vida nova” para muitos, porém, seus resultados continuarão iguais se você não fizer diferente. Por isso, o clichê “tem poder quem age” faz tanto sentido.

Se na sua lista de metas/desejos para 2023 está “falar melhor”, leia este texto até o final, pois ele foi escrito para você.

O ato de se comunicar está relacionado diretamente a duas palavras: transmissão e contato; e, a bem da verdade, o mundo dos negócios está cada vez mais cruel com aqueles que se recusam a se comunicar.

Quando preferimos nos “fechar” e não trocar ideias, fechamos também “as portas e as janelas” para as pessoas, perdendo oportunidades de expansão, descoberta e crescimento. Podemos ficar estagnados, defasados, obsoletos e até mesmo deslocados, como se fôssemos um “peixe fora d’água”.

Não estou falando apenas da sobrevivência da espécie, mas também de empregabilidade, de redes de contato (o famoso network) e de fechamento de negócios.
Se você quer ter sucesso no trabalho e nos negócios, comece a se comunicar com as pessoas: saia do “casulo”, fale, converse, escreva e “dê espaço” para que as pessoas também se conectem a você.

Já parou para pensar no significado da palavra “comunicação”?
Se ainda não pensou, eu vou guiar você: “comumicação” é a junção dos vocábulos “comum + ação”, ou seja “ação comum”. Em outras palavras: todo o esforço daquele que se comunica tem como objetivo buscar algo em comum com a pessoa com quem ela está falando, a fim de provocar no ouvinte/leitor um efeito, um impacto e uma resposta. Faz sentido, não faz?

Para isso deixo, a seguir, três conselhos para você iniciar 2023 com o pé direito e, de fato, conseguir alcançar um dos seus objetivos: o de falar melhor.
1- Estude sobre comunicação.
As pessoas não compram produtos, elas compram soluções.
Aprenda a comunicar com clareza o que você vende/quais soluções entrega/de que forma você torna mais fácil a vida dos seus clientes. Observe como você se expressa ao falar sobre o seu produto/serviço, sua postura, seu tom de voz e sua persuasão.
Se quiser acelerar o processo e economizar tempo, contrate um profissional da área. Eu posso ajudá-la(o) nisso.

2- Organize seu pensamento e fale/escreva com clareza.
É importante saber como se comunicar e compreender de que maneira podemos transmitir com eficiência nosso recado às pessoas (fazer com que os outros entendam com clareza o que queremos falar).
3- Queira se comunicar. Aproveite momentos informais e converse. Puxe assunto com o caixa do supermercado, com a senhorinha que está fazendo compras, com a atendente da loja. “Querer é poder.” Lembre-se: tem poder quem age. PERMITA-SE!

Em qual dessas “etapas” você encontra mais dificuldade?
Estarei disponível hoje, no meu Instagram (@vanessaperinn), para ajudá-lo(a) a resolver essa sua dificuldade. Não hesite em me chamar. Será um prazer atendê-lo.

Até lá!

Vanessa Perin
Comunicação para negócios

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Do falar ao vestir… tudo comunica. O que você está comunicando? Por Vanessa Perin

Por Vanessa Perin27/12/2022 11h00

Com o advento da tecnologia e com a competitividade exacerbada deste “novo mundo pós-pandemia”, estamos ainda mais preocupados em entregar resultados, vender e faturar mais, mas esquecemo-nos de que tudo comunica.
Desde o quê (e COMO você fala) até a forma que se veste, que anda, que se movimenta, que gesticula… absolutamente TUDO COMUNICA.
A comunicação está presente em todo lugar.
Veja só: ela acontece nos corredores das empresas, nas vendas, nas negociações, nas ligações, nas trocas de mensagens eletrônicas, nos bate-papos informais, nas redes sociais… em todo lugar.
A comunicação é a arte de tornar algo comum para duas ou mais pessoas; ela, portanto, não é luxo, é necessidade.
O que você está comunicando?
Seu corpo “fala”. Que mensagem ele está transmitindo?
Como você quer ser visto pelos seus clientes?
Se você quer ser visto como referência, você precisa transmitir confiança. Para transmitir confiança, tudo o que você fala precisa estar coerente com a forma que fala, com a com o modo que você se veste e com a sua postura.

A seguir, 5 passos para uma comunicação eficaz:

1- Ao se comunicar com alguém, faça contato visual.
“Os olhos são a janela da alma”, mas também são a “janela da venda”. O “olho no olho” gera conexão e, consequentemente, credibilidade.
2- Sorria e você estará dizendo “eu estou aberto”; “eu estou feliz”; “eu estou disponível”.
3- Demonstre interesse genuíno: abra sua linguagem corporal. Postura ereta, braços descruzados e aura relaxada.
4- Seja claro (organize seu pensamento) e seja objetivo. Afinal de contas, na correria do dia a dia, ninguém tem tempo para enrolação; vá direto ao ponto.
5- Encontre um traje “meio-termo”, algo que transmita disponibilidade (e não distanciamento) e seriedade (em vez de infantilidade).

Seguindo esses passos, você já sentirá uma grande diferença em sua comunicação, mas, se você quiser dominá-la, não hesite em me chamar no Instagram @vanessaperinn para trocarmos uma ideia.

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Sua empresa está crescendo ou ela está morrendo? Por Vanessa Perin

Por Vanessa Perin20/12/2022 08h14

Empresa estagnada não vai longe. Sabe por quê?

O mercado se movimenta todos os dias; por isso, ou você sai da zona de conforto e vai em busca de um contínuo processo de melhoria em todas as suas áreas para ficar um degrau acima ou você fica um degrau abaixo.

Fato é que: se você vender todos os dias, dificilmente sua empresa vai falir.
Para isso, a comunicação empresarial tem sido uma atividade estratégica para alavancar negócios, mas, para que ela – de fato – funcione, todos os colaboradores precisam “falar a mesma língua”. De nada adianta a empresa entregar uma “Ferrari”, mas comunicar que entrega um “Uno”.
Ou a comunicação está alinhada, ou as vendas não serão significativas.

A empresa que possui uma comunicação adequada potencializa a força humana, gerando confiança, produtividade, qualidade, credibilidade, além de mais clientes e mais negócios.

Sua empresa está crescendo ou ela está morrendo?
Ela comunica o que – de fato – entrega?

Se você deseja vender mais, mas não consegue, é muito provável que haja uma falha na comunicação interna. Seus colaboradores são seus maiores ativos. Invista neles e o retorno virá.
Muitos gestores e donos de empresas perguntam: “mas se eu treinar (o colaborador) e ele sair?” E então eu pergunto: “e se você não treinar e ele ficar?”

Pense nisso e, se deseja aumentar seu faturamento, conte comigo.

Acompanhe meu trabalho também no Instagram @vanessaperinn.

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3 dicas para vender mais e fidelizar clientes. Por Vanessa Perin

Por Vanessa Perin13/12/2022 10h33

A comunicação com o cliente é a base da venda.

Por isso, se você deseja vender mais, você precisa transmitir confiança para conquistar e encantar seus clientes. Só assim eles desejarão continuar com você e com a sua empresa.

Em outras palavras: você precisa investir na comunicação com o cliente, investir em um atendimento de excelência; afinal de contas, clientes satisfeitos se tornam recorrentes (e indicam).

As organizações que se empenham em prestar um serviço de alta qualidade obtêm melhores resultados financeiros, crescem mais rápido e são mais lucrativas do que as que ainda estão fazendo todo o possível para oferecer o mínimo em termos de atendimento, tanto pela internet quanto pelo telefone ou pessoalmente. Elas faturam mais e mantém a clientela por mais tempo do que as outras.

Já dizia Nelson Mandela: “Se você falar com um homem numa linguagem que ele compreende, isso entra na cabeça dele. Se você falar com ele em sua própria linguagem, você atinge o seu coração”. Por isso, procure oportunidades para surpreender e cativar seu cliente de um modo único e inesperado e ele sempre voltará.

Confira a seguir 3 dicas:

1.      Ouça genuinamente o seu cliente: quando o cliente sente que está sendo genuinamente ouvido e consegue visualizar benefícios em um produto ou serviço, ele se sente mais pertencente àquele universo e, com o tempo, tal sentimento é convertido em envolvimento e consumo.

Ouça-o com atenção para poder indicar a ele o melhor produto ou a melhor solução.

2.      Seja coerente: para transmitir confiança, você precisa ser coerente tanto na linguagem verbal quanto na não verbal, ou seja, as suas palavras, as suas ações e a sua linguagem corporal precisam “dizer” a mesma coisa.

3.      Seja atencioso do início ao fim e tenha um pós-venda encantador: fechar um negócio é o começo de uma jornada.

Mantenha um excelente atendimento e nunca, jamais, em hipótese alguma, deixe dúvidas ou reclamações sem resposta.

Um atendimento de excelência torna a vida dos clientes mais fácil e não mais difícil; mais interessante e menos entediante.

“Os clientes não fazem distinção entre você e a sua empresa. Para eles, você é a empresa.” Já parou para pensar nisso?

Conecte-se comigo através do Instagram: vanessaperinn?utm_medium=copy_link.

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