Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download Indicamos essas 4 opções:
Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
BLOG
Talis Laureano Gastronomia - Receitas e Notícias
Consultor gastronômico Gelox/Rational região sul Brasil.
Chef executivo proprietário CT gastronomia consultoria e
eventos.
Bacharel em hotelaria, empresário do setor gastronômico com passagem no Resort Costão do Santinho, restaurantes e centros de eventos na Itália e
Inglaterra. Desde 2011 desenvolvendo e trazendo melhorias no setor
gastronômico da região sul com treinamentos e consultoria de
implementações em processos tecnológicos de cocção.
(48)99953-6113 [email protected]
Bruschetta gourmet. Por Talis Laureano
Por Talis Laureano03/12/2025 14h00
A bruschetta é uma daquelas receitas que salvam qualquer ocasião. Rápida, simples e cheia de sabor, ela funciona tanto como entrada quanto como um lanche especial no meio da tarde.
Outra vantagem é a versatilidade. Essa receita funciona para receber amigos, para acompanhar um vinho no fim do dia ou para preparar algo especial sem perder tempo. E, se quiser adaptar, dá para trocar o queijo, variar as ervas ou até acrescentar um ingrediente que você goste mais.
Vamos a receita
100 ml de redução de balsâmico
3 colheres de nata
5 fatias de presunto di parma
6 mussarelinhas de búfala
100 gr de gorgonzola
3 figos roxos
1 pão italiano
2 colheres de azeitonas fatiadas
ramos de alecrim e manjericão
azeite de oliva a gosto
Modo de preparo
Triture de leve as azeitonas fatiadas, corte em fatias pequenas as mussarelinhas, corte o queijo gorgonzola em pedaços pequenos, corte os figos em pequenos gomos e separe de 3 a 4 lâminas de presunto di parma. Os pães devem ser cortados em fatias grossas de mais ou menos 2 cm, ( você pode substituir também por pão francês).
Em uma frigideira, acrescente o queijo gorgonzola e a nata ( que pode ser substituída pelo creme de leite), dissolva em fogo médio, mexendo até virar um creme. Retire do fogo e reserve.
Regue sobre as fatias do pão o azeite , leve os pães ao forno já pré-aquecido por cerca de 15 minutos Uma dica é usar um azeite de oliva de boa qualidade, o resultado da receita será bem melhor.
Você poderá tostar os pães na grelha ou na frigideira, como preferir.
Com tudo pronto, é hora da montagem. Disponha as fatias numa travessa, espalhe o creme de gorgonzola, adicione o presunto di Parma em pedaços, a mussarelinha, os figos e as azeitonas. Finalize com um raminho de alecrim ou manjericão.
Bom apetite!
0
0
Gastronomia – Receitas e Notícias. Por Talis Laureano
Por Talis Laureano07/03/2025 10h00
Boa tarde, amigos! Hoje trago para vocês uma receita com carne:
Fraldinha assada com legumes.
Esse assado tem um bom custo e a receita serve até seis pessoas.
Como na receita já tem os legumes, um bom arroz é um ótimo acompanhamento!
A fraldinha
A fraldinha também chamada de bife do vazio, ou vazio, é um tipo de corte de carne bovina. Está localizada entre a parte traseira e a costela do animal, representando aproximadamente 2,62% da carcaça.
Sua estrutura é enervada e encoberta por uma capa de gordura, mas apesar disso, é considerada uma carne magra. Pode ser feita assada, grelhada, frita e em um bom churrasco.
Vamos a receita:
1 peça de fraldinha aproximadamente 1,4kg
Sal fino e pimenta do reino á gosto
50ml de azeite E.V.
6 batatas inglesa cortadas em cubos grandes(pode lavar bem e cortar
com a casca)
2 cenouras cortadas em meia lua.(pedaços grandes)
1 colher de tomilho fresco só as folhinhas
Modo de preparo:
Pré aqueça o forno á 250°.
Temperar a fraldinha com sal pimenta do reino e 20ml de azeite e.v., aquecer uma frigideira até sair fumaça e *selar a carne. Dispor a mesma em uma assadeira grande, que caiba também os legumes. Temperar os legumes com sal, pimenta do reino, tomilho e azeite extra virgem. Colocar na assadeira e arrumar de modo que fique ao redor da carne. Assar em alta temperatura por aproximadamente 50 min e servir imediatamente.
Bom proveito!
Dica: Nesta receita usei somente batata e cenoura, mas podemos colocar outros como pimentão, batata doce, cebola etc. *Selar é o processo de fritar a carne, por todos os lados a fim de que de coloração e faça com que todo liquido da mesma fique dentro dela. Selar a proteína gera uma crosta para o sangue ficar por dentro da carne. Você vai conseguir uma carne muito mais suculenta.
0
0
Gastronomia – Receitas e Notícias. Por Talis Laureano
Por Talis Laureano10/02/2025 14h04
Bom tarde, amigos!
Vamos para o nosso primeiro texto do ano! Após refletir sobre qual receita apresentar, decidi trazer algo que represente esta estação do ano que adoro. Para hoje, trago para vocês uma receita saudável, refrescante e cheia de nutrientes: Linguado com crosta de quinoa ao leito de tomate cassê!
Dica: O linguado pode ser substituído pelo peixe de sua preferência e acompanhado de uma boa salada de folhas.
Sobre o linguado
O linguado é o nome comum dado a várias espécies de peixes pleuronectiformes, que têm como traço comum um corpo achatado e uma cabeça assimétrica, com ambos os olhos em um único lado. Esse grupo tem ampla distribuição natural, sendo encontrado em habitats de fundos arenosos e lodosos de todos os oceanos e mares. Algumas espécies também penetram em estuários, podendo viver em águas de baixa salinidade.
As características mais distintivas dos linguados são o corpo oval e achatado e a presença de uma cabeça assimétrica, com os olhos posicionados lateralmente. A maioria das espécies atinge entre 12,5 cm e 60 cm de comprimento, com peso médio entre 2 kg e 3 kg quando adultos. Sua coloração corporal geralmente é castanho-escura na parte superior e esbranquiçada na inferior. Para se proteger de predadores e capturar suas presas, apresentam manchas escuras que imitam o fundo dos locais onde vivem. (Fonte: Wikipédia)
Peixe muito comum na nossa região…
Agora, vamos à receita!
Ingredientes para o linguado
(Serve 2 pessoas como prato principal)
600g de filé de linguado, cortado em dois pedaços
100g de quinoa cozida em água e sal
100g de trigo
1 limão
2 ovos inteiros batidos (para empanar)
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Temperinho verde bem picado
Para o leito de tomate cassê
1 tomate sem pele e sem sementes, picadinho
10 azeitonas sem caroço, bem trituradas
2 folhinhas de manjericão, bem picadinhas
3 colheres de azeite extravirgem
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Modo de preparo
1. Temperando e empanando o peixe
Tempere os filés de linguado com sal, pimenta, suco de limão e o tempero verde.
Empane apenas um lado do peixe, seguindo esta ordem:
Primeiro no trigo
Depois nos ovos batidos
Por último na quinoa, formando uma crosta.
2. Assando o peixe
Pré-aqueça o forno a 280°C.
Disponha os filés em uma forma antiaderente, com a crosta voltada para baixo, e asse por 15 a 20 minutos, ou até dourar as pontinhas.
3. Preparando o leito de tomate cassê
Enquanto o peixe assa, aqueça uma frigideira e adicione o azeite, os tomatinhos, as azeitonas, o tempero verde e o manjericão. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto. Não é necessário cozinhar, pois queremos manter o tomate inteiro.
4. Montagem do prato
Coloque o leito de tomate no fundo do prato e posicione o peixe por cima.
Para finalizar, adicione brotinhos para um toque especial.
Bom proveito!
0
0
Gastronomia – Receitas e Notícias. Por Talis Laureano
Por Talis Laureano03/11/2023 11h15
Bom dia amigos!
Nossa receita de hoje é um prato de peixe, onde utilizaremos o salmão, porém pode ser elaborado com qualquer variedade de pescado, usem a criatividade! A receita de hoje é o tartare de salmão, um prato leve e refrescante para os dias de verão que se aproxima.
O tartare de salmão é um prato simples e requintado, à base de poucos ingredientes adequados para servir como aperitivo ou segundo prato em jantares importantes e ocasiões especiais.
Esta receita, de preparo muito rápido, tem poucos segredos para um bom resultado: a marinada e os ingredientes.
Na receita de hoje temperaremos o salmão com um condimento à base de cebola roxa, salsa e citrinos que dará sabor e carácter ao preparo, respeitando a sua simplicidade.
Para tornar este prato uma verdadeira obra-prima, é obviamente necessário que o peixe seja muito fresco e de primeira escolha, mas acima de tudo que tenha sido bem gelado, para que possa ser consumido cru.
Ingredientes:
200gr de salmão fresco picado em cubinhos
Suco de 1 limão
2 colheres de azeite extravirgem
1 colher de mostarda dijon
1 colher de cebola roxa cortada finamente
1 salsinha á gosto
Sal á gosto
Pimenta do reino á gosto
2 cubos de gelo filtrado
Torradinhas para acompanhar
Modo de preparo:
Misturar todos os ingredientes, e mexer bem, o gelo serve para deixar o tartare bem gelado, após mexer e se certificar que está gelado, pode tirar as pedrinhas que restaram.
Para montar uso uma aro de corte preenchendo até a metade.