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André Merino
Excelência Pessoal e Profissional

André Merino
André Merino é Palestrante, Treinador Comportamental e Professor Universitário. Formado em Administração de Empresas, possui MBA em Gestão Estratégica de RH, Pós-graduação em Desenvolvimento e Gestão de Pessoas. Utiliza a metodologia Disney de gestão e excelência no atendimento a clientes em palestras e treinamentos.

Você se acha uma pessoa criativa? Por André Merino

Por André Merino19/06/2023 15h08

Criatividade é a capacidade de criar algo novo, ainda que não se saiba muito sobre o assunto. É o processo de tirar algo do nada. Reconhecê-la em outras pessoas nem sempre é fácil, já que existem muitas formas de mostrar que você é criativo. Todos nós somos capazes de pensar e agir de maneira inovadora, mas algumas pessoas têm habilidades mais pronunciadas nessa área.

A criatividade pode estar presente em praticamente qualquer coisa, desde invenções científicas avançadas até simples coisas cotidianas. Ela é essencial para a sobrevivência, pois nos ajuda a resolver problemas novos e desafiadores. Em tempos de mudança acelerada, a criatividade cresce a cada dia.

Mas como anda a sua criatividade? Aqui estão algumas maneiras de incentivar a sua própria criatividade e inspirar a criatividade dos outros.

Motivar a criatividade

Motivação é a chave para manter o interesse em novos projetos e ideias. A motivação é o combustível que alimenta a criatividade. Aqui estão algumas estratégias que podem ajudá-lo a manter sua criatividade em alta:

1- Faça uma lista de dezenas de ideias: dedique um tempo para criar uma lista de novas ideias. Escreva-as todas e não julgue cada uma. Não esqueça que não há limite para o número de ideias que você possa ter.

2- Esteja aberto a novas ideias: mantenha sua mente aberta para novas ideias e perspectivas. É importante estar disposto a ouvir e a considerar outras opiniões, pois esse pode ser um ótimo estimulante para a criatividade.

3- Envolva-se desafios: desafios podem ajudar a desencadear novas ideias e a despertar a sua criatividade. Tentar criar soluções para problemas criativos pode ajudá-lo a estimular a criatividade.

4- Perca tempo para relaxar: para se concentrar melhor, tente desligar-se um pouco do mundo. Leve alguns minutos para relaxar, respirar profundamente e limpar a sua mente das preocupações. Esses momentos de relaxamento e paz interior podem contribuir para a sua criatividade.

Explorar novas fontes de inspiração

As fontes de inspiração nos ajudam a desenvolver novas ideias. O que você lê, ouve, vê e conversa são as principais fontes de inspiração que alimentarão a sua criatividade. Aqui estão algumas dicas para explorar novas fontes de inspiração:

1- Experimente algo novo: adicione algo novo à sua rotina. Visite um novo lugar, leia um livro diferente, assista ao documentário de um assunto que você nunca tenha explorado antes ou experimente um novo hobby.

2- Escute as pessoas: observe as pessoas à sua volta. Desenvolva suas habilidades de escuta ativa para entender melhor o que as pessoas dizem. Ouvir atentamente as pessoas pode contribuir para ideias novas e criativas.

3- Aproveite sua viagem: ao sair para um novo lugar, tente fazer perguntas, escutar histórias, ver coisas e obter novas informações.

4- Brainstorm com uma equipe: partilhe as suas ideias com outras pessoas. Se tiver a oportunidade de brainstorm com uma equipe, será um ótimo estímulo para a criatividade.

A criatividade é um dos fatores mais importantes para a inovação e prosperidade. É importante trabalhar com motivação e entusiasmo, e aproveitar novas fontes de inspiração, a fim de desenvolver sua criatividade.

Você se acha uma pessoa criativa?

Seja qual for a sua resposta, lembre-se de que todos somos capazes de pensar e agir de maneira criativa e inovadora. Estimule a sua criatividade para ajudar a dar vida às suas ideias.

Pense nisso!

 

André Merino

www.andremerino.com.br

Críticas e/ou sugestões pelo e-mail: [email protected]  ou WhatsApp:  (13) 99799-8484.

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Como anda o seu entusiasmo? Por André Merino

Por André Merino29/05/2023 16h18

Todos nós temos altos e baixos, mais dias bons do que ruins. Quando coisas ruins acontecem, pode parecer difícil de sair da tristeza. Quais são algumas pequenas ações que você pode tomar para superar esses momentos de tristeza? Como você mantém seu entusiasmo quando as coisas andam mal?

O que é entusiasmo?

Entusiasmo é a força interna para fazer coisas, motivado pela energia da alegria e otimismo. É o que nos mantém em movimento e nos traz alegria e satisfação. O entusiasmo é o que nos motiva a realizar grandes coisas e superar os desafios da vida. É o que nos ajuda a lidar melhor com os altos e baixos.

O entusiasmo também ajuda a melhorar a autoestima. Quando estamos entusiasmados, sentimos que somos capazes de fazer mais por nós mesmos. O entusiasmo pode nos dar a força que precisamos para realizar nossas metas e seguir adiante, mesmo quando as coisas parecem difíceis.

Como manter o entusiasmo?

Manter o entusiasmo quando as coisas não estão indo bem é difícil. Aqui estão algumas dicas para ajudar você a manter o entusiasmo e motivação.

  1. Acredite em si mesmo

A primeira coisa que você precisa fazer para manter o entusiasmo é acreditar em si mesmo. Pense em tudo o que você já fez e cresceu. Lembre-se de que você é capaz de mais. Você pode enfrentar qualquer desafio que a vida lhe apresentar. Acredite no seu potencial e se esforce diariamente para alcançar seus objetivos e sonhos.

  1. Tenha um plano

Você também precisa ter um plano para alcançar seus objetivos. Pense estrategicamente sobre o que você precisa fazer para chegar aonde deseja. Definir metas e objetivos pequenos e alcançáveis ajudará você a manter o entusiasmo. Estabelecer datas de vencimento para cada um dos seus objetivos e definir as ações necessárias para alcançá-los também é uma ótima maneira de manter o entusiasmo.

  1. Encontre pessoas que lhe inspirem

Às vezes, é bom ter pessoas ao nosso redor que nos inspirem. Estas pessoas podem nos ajudar a manter o entusiasmo para alcançar nossos objetivos, pois elas podem nos dar o apoio emocional que precisamos para seguir adiante. Procure pessoas que compartilham seus valores e ideais e que tenham uma visão semelhante a sua. Se possível, tente mantê-los próximos.

  1. Preste atenção às suas conquistas

É importante reconhecer suas conquistas, pois isso pode ser uma ótima maneira de manter o entusiasmo. Anote as coisas que você conquistou para ter uma noção de quanto você progrediu e para lembrar de comemorar tudo o que você já alcançou.

  1. Tenha um hobby

Um hobby pode ser uma ótima maneira de descontrair e manter o entusiasmo. Escolha algo que lhe interesse, por exemplo, uma atividade artística ou esportiva. Isso lhe dará um descanso da rotina diária e lhe dará algo a que se dedicar.

  1. Busque ajuda se necessário

Às vezes, é difícil manter o entusiasmo sozinho. Se você achar que precisa de ajuda, procure aconselhamento ou terapia. Fale com alguém que entenda o que você está passando. Isso pode ajudá-lo a encontrar maneiras de superar as coisas que estão te impedindo de ter um bom entusiasmo.

Mesmo quando as coisas não estão indo bem, é importante lembrar que nós temos o poder de escolher como lidar com elas. É possível manter o entusiasmo e motivação, mesmo quando as coisas estão difíceis. Acredite no seu potencial, busque ajuda e tenha um plano de ação para alcançar suas metas. Seja paciente, persista e nunca desista.

Como anda o seu entusiasmo?

Pense nisso!

 

André Merino

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A importância do SAC para as empresas! Por André Merino.

Por André Merino15/05/2023 16h00

Você já desistiu de comprar/consumir um produto ou serviço de uma empresa por causa do histórico de reclamações não respondidas?

Você sabia que o SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) é tão importante para uma empresa quanto a sua qualidade e diferenciação de seus produtos?

É verdade: os clientes esperam que suas reclamações e elogios sejam tratados de forma adequada e profissional por meio deste setor/departamento.

O SAC é o principal canal para as empresas se relacionarem com seus clientes. É por meio dele que elas recebem reclamações, sugestões, feedbacks e opiniões, além de poderem monitorar a satisfação dos seus clientes.

O SAC é, muitas vezes, a porta de entrada para o atendimento ao cliente. Ele é importante para a empresa, pois ela obtém informações úteis sobre os clientes e mantém um relacionamento com eles. Além disso, ajuda as empresas a identificarem possíveis problemas antes que eles se tornem grandes e afetem a imagem da empresa.

É por meio das reclamações dos clientes que elas conseguem melhorar seus produtos e serviços para se manterem competitivas no mercado.

Ao fornecer um atendimento de qualidade, as empresas conquistam a confiança dos clientes. Estes, por sua vez, ficam mais satisfeitos e tendem a retornar.

O SAC ideal deve ser projetado de modo a atender as necessidades básicas dos clientes. Primeiro, é necessário definir o objetivo do SAC e criar processos para garantir que o serviço seja oferecido de forma eficaz e eficiente.

É importante também criar mecanismos para que o SAC se torne o mais rápido possível. As empresas devem adotar meios de comunicação modernos, como as mídias sociais, para que os clientes possam entrar em contato com elas facilmente.

Além disso, a empresa deve treinar sua equipe para lidar com diferentes situações e garantir que eles estejam prontos para atender às demandas dos clientes.

Comece a investir em um SAC para a sua empresa, pois esse investimento irá lhe trazer resultados incríveis. Dê atenção aos seus clientes!

Eu sempre falo que, se o seu cliente está reclamando, é porque ele quer continuar com você e está te dando a chance de melhorar.

Pense nisso!

 

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Você pode fazer mais do que isso! Por André Merino.

Por André Merino27/03/2023 14h41

“A mãe parou ao lado do leito de seu filhinho de 6 anos, que estava em estado terminal de leucemia. Embora o coração dela estive pesado de tristeza e angústia, ela era muito determinada.

Como qualquer outra mãe, ela gostaria que ele crescesse e realizasse seus sonhos. Agora, isso não seria mais possível, por causa da doença. Junto dele tomou-lhe a mão e perguntou:

– Filho, você alguma vez já pensou o que gostaria de ser quando crescesse?
– Mamãe, eu sempre quis ser um bombeiro!

A mãe sorriu e disse: – Vamos ver o que podemos fazer.

Mais tarde, naquele mesmo dia, ela foi ao Corpo de Bombeiros local e contou ao Chefe dos bombeiros a situação de seu filho e perguntou se seria possível o garoto dar uma volta no carro dos bombeiros, em torno do quarteirão.

O Chefe dos bombeiros, comovido, disse:
– NÓS PODEMOS FAZER MAIS QUE ISSO!

Se você estiver com o seu filho pronto às sete horas da manhã, daqui a uma semana, nós o faremos um bombeiro honorário, por todo o dia. Ele poderá ir para o quartel, comer conosco e sair para atender às chamadas de incêndio. E se você nos der as medidas dele, nós conseguiremos um uniforme completo: chapéu com o emblema de nosso batalhão, casaco amarelo igual ao que vestimos e botas também.

Uma semana depois, o bombeiro-chefe pegou o garoto, vestiu-o no uniforme de bombeiro e o escoltou do leito do hospital até o caminhão de bombeiros.

O menino ficou sentado na parte de trás do caminhão, e foi até o quartel central. Parecia-lhe estar no céu…  Ocorreram três chamados naquele dia na cidade e o garoto acompanhou todos os três. Em cada chamada, ele foi em veículos diferentes: no tanque, na van dos paramédicos e até no carro especial do chefe dos bombeiros.

Todo o amor e atenção que foram dispensados ao menino acabaram comovendo-o tão profundamente, que ele viveu três meses a mais que o previsto. Uma noite, todas as suas funções vitais começaram a cair dramaticamente e a mãe decidiu chamar ao hospital, toda a família.

Então, ela lembrou a emoção que o garoto tinha passado como um bombeiro, e pediu à enfermeira que ligasse para chefe da corporação, e perguntou se seria possível enviar um bombeiro para o hospital, naquele momento trágico, para ficar com o menino. O chefe dos bombeiros respondeu:

– NÓS PODEMOS FAZER MAIS QUE ISSO! Nós estaremos aí em cinco minutos. Mas faça-me um favor: Quando você ouvir as sirenes e ver as luzes de nossos carros, avise no sistema de som que não se trata de um incêndio. Que é apenas o corpo de bombeiros vindo visitar mais uma vez, um de seus mais distintos integrantes. Ah! Mais um pedido: poderia abrir a janela do quarto dele? Obrigado!

Cinco minutos depois, uma van e um caminhão com escada chegaram no hospital. Estenderam a escada até o andar onde garoto estava e 16 bombeiros subiram. Com a permissão da mãe, eles o abraçaram, seguraram, e disseram que o amavam. Com voz fraquinha, o menino olhou para o chefe e perguntou:

– Chefe, eu sou mesmo um bombeiro?
– Sim, você é um dos melhores – disse ele.

Com estas palavras, o menino sorriu e fechou seus olhos para sempre”. (autor desconhecido)

Essa brilhante e emocionante história, cujo autor é desconhecido, nos faz refletir sobre o quanto estamos, no dia a dia, nos dedicando a entregar o nosso melhor.

É muito comum ouvir nas empresas que visito, profissionais reclamando que não são reconhecidos como deveriam. Ao ouvir essa “reclamação”, faço a seguinte pergunta: por que você acha que não é reconhecido?

As respostas são sempre as mesmas: “Faço tudo o que foi combinado, tudo aquilo que é de responsabilidade do meu cargo e o meu salário não é condizente”.

Essas são obrigações que constam no contrato de trabalho, na política de RH e/ou nos manuais de trabalho. O cumprimento desses itens é, no mínimo, o que se espera de um bom colaborador. O pagamento do salário pela empresa (que também foi acordado e aceito) já é uma forma de reconhecimento por esse “acordo” feito previamente. Concorda?

Quando dou esse argumento, rapidamente, emendam: Mas eu quero mais!

A empresa também quer mais. Se você quer receber mais, tem que oferecer mais.

As pessoas ficam focadas somente na tarefa e não percebem que o cumprimento dessa tarefa é o mínimo que se espera delas. O foco deve ser no resultado que a sua tarefa, bem-feita, pode proporcionar e satisfazer outras pessoas, sejam clientes internos ou externos.

Podemos usar como exemplo um pipoqueiro: ele pode, simplesmente, fazer uma boa pipoca ou pode fazer a melhor pipoca da sua vida, todos os dias, entregando sempre o seu melhor. Quais as chances de ter um maior reconhecimento por parte daqueles que consomem a sua pipoca? Faz sentido para você?

Todas as vezes que estiver realizando uma tarefa, lembre-se: EU POSSO FAZER MAIS QUE ISSO!

Eu acredito em você!

Pense nisso!

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