Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Google Chrome Opera Mozilla Firefox Microsoft Edge
Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.

BLOG

Vanessa Perin
Comunicação para Negócios

Vanessa Perin
Vanessa Perin é mentora de Comunicação para negócios.
Graduada em Letras, pela UNISUL, com pós em Coaching Educacional e Oratória, potencializa os resultados de empresas por meio de uma comunicação clara e assertiva.

Os “3 Cs da boa comunicação”

Por Vanessa Perin04/04/2023 15h47

Hoje em dia, a comunicação pelo WhatsApp está cada vez mais frequente. Por esse motivo, devemos nos atentar à forma que escrevemos, pois a escrita pode ter um papel significativo em como você é percebido, tanto pelos seus clientes quanto pelos seus subordinados. Caso tenha seu próprio negócio, lembre-se de que, para eles, você é o exemplo; eles se espelharão em você.
No caso de você ser colaborador de alguma empresa, isso tem igual valor, pois seus gestores o avaliarão e sua escrita poderá influenciar as decisões deles sobre a sua carreira.
Por isso, invista em sua comunicação, seja ela oral ou escrita.
Ao elaborar uma mensagem para um cliente, fornecedor, chefe, liderado, enfim, para quem quer que seja, tenha em mente os “3 Cs da boa comunicação”. Tudo que escrevemos deve ser claro, completo e conciso. Em outras palavras, deve ser fácil de entender, deve fornecer todas as informações que se deseja transmitir e deve ser objetivo.

Primeiramente, organize seu pensamento. Se, na sua mente, seus pensamentos estiverem semelhantes a um emaranhado, a informação sairá confusa e ninguém a entenderá.

Em segundo lugar, escreva tudo o que a pessoa que vai receber a mensagem precisa saber. Forneça informações completas.

Lembre-se: VOCÊ é responsável pela mensagem que quer transmitir; não é quem recebe que deve decifrar o que você QUIS dizer.

Por último, seja breve. Coloque apenas o que precisa ser colocado. Evite detalhes irrelevantes que possam distrair ou confundir o leitor.
Acrescente a isso um “toque humano”: seja cordial, educado e demonstre interesse genuíno em resolver o problema do seu cliente ou de quem quer que seja, pois algo que as pessoas nunca se esquecerão é da forma que você as tratou.

Existem técnicas para organizar o pensamento e ferramentas para desenvolver sua comunicação pelo WhatsApp. Se você quer se destacar pela forma como se comunica e faturar mais, entre em contato comigo pelo Instagram @vanessaperinn.

0
0

4 passos para um atendimento de excelência. Por Vanessa Perin

Por Vanessa Perin28/03/2023 16h39

Um “atendimento de excelência” significa interessar-se pelo que é importante para os clientes. Você sabe o que é importante para eles?

Se o seu trabalho tem a ver com servir fregueses e lidar com o público, a qualidade do atendimento que você presta a todas as pessoas determina o sucesso da empresa.

“Você é a sua marca”, ou, em outras palavras, para o cliente, você é a empresa.
E, levando em consideração que os clientes não fazem distinção entre você e a empresa em que você trabalha, ser cuidadoso no seu modo de falar é o primeiro passo.

Os clientes esperam que você resolva o problema deles, que você seja capaz de responder as dúvidas deles e que você indique as pessoas certas para cada demanda que eles trazem.

Dessa forma, reflita:
1- Como você pode se manter atualizado?
2- O que os clientes esperam de você e da sua empresa?
3- Quais as expectativas e as necessidades deles?
4- Quais são as pequenas coisas que fazem uma grande diferença na satisfação dos clientes?

É por meio do seu contato pessoal com eles que a empresa vai adquirindo confiança.
O poder de transformar essa interação em algo “uau” e, consequentemente, inesquecível está em suas mãos.
Fazer com que os clientes voltem depende de você.
Cuide da sua comunicação, seja ela verbal (fala/escrita), não verbal (linguagem corporal e imagem pessoal).
Seja gentil, fale com clareza e objetividade e vista-se adequadamente. Esse é o tripé de uma conexão eficaz.

Acompanhe meus conteúdos no Instagram: @vanessaperinn

0
0

8 passos para tirar seus sonhos do papel. Por Vanessa Perin

Por Vanessa Perin28/02/2023 15h14

1- Pense seriamente em algo que você quer muito e imagine como você se sentirá ao realizar isso.
Por exemplo: quero me comunicar melhor e vender mais. 🆗
Imagine-se cara a cara com seu “cliente dos sonhos”. Você se comunicando perfeitamente bem e, o melhor, fechando negócio com ele.
Imaginou? Como você se sentirá?

🆗 Depois de ter bem claro em sua mente o que você deseja, vamos para o segundo passo:
2- VENÇA SUAS CRENÇAS LIMITADORAS.
Sim, isso mesmo. Muitas pessoas acham que a oratória, por exemplo, é um bicho de sete cabeças.
NÃO É.
Aprenda isto para a vida: tudo é treinável. A comunicação/a oratória então, nem se fala…
É com: 1- treino; 2- treino; 3- treino de novo, e de novo, e de novo que você dominará a arte de se comunicar bem.

3- Estude casos de sucesso
Ou seja, pessoas que tinham a mesma dificuldade que você tem e que, hoje, por terem dado a cara a tapa, dominaram a arte de se comunicar bem e, com isso, tiveram excelentes resultados.
Pense em alguém que se comunica bem e que você admira. Quem é essa pessoa? O que ela faz? O que ela fez diferente de mim que a levou onde ela está hoje?

4- Transforme seu sonho em uma meta.
Afinal de contas, como diz o ícone @tonyrobbins: “estabelecer metas é o primeiro passo para transformar o invisível no visível”.
Mas, calma, não é “qualquer meta”.
Você precisa criar metas realistas, mas estratégicas.
Não sabe como fazer isso? Eu posso te ajudar.

5- Crie um plano de ação.
E, aqui, parafraseando Zig Ziglar: “atingir um objetivo que você não tem é tão difícil quanto voltar a um lugar que você nunca foi”.
Saiba aonde você quer chegar, MIRE e vá. AJA! SAIA DA SUA ZONA DE CONFORTO!
Para me comunicar bem, o que preciso fazer?
Para vender mais, “onde” devo melhorar?
Como posso fazer isso?

6- Tenha autoconfiança e não desista.
Mas, Vanessa, como desenvolver autoconfiança?
A melhor maneira de adquirir autoconfiança é fazer aquilo que você tem medo de fazer.
Tem medo de falar em público? Procure pessoas qualificadas e “afie o seu machado”.

7- “Si vis pacem, para bellum”
Esse é um provérbio latim que significa “se quer paz, prepare-se para a guerra”.
Em outras palavras, se você quer ter sucesso, precisa se preparar.
Se quer falar melhor em público, precisa passar pelo processo.
Sem “mimimi”: vai e faz o que tem que ser feito.
O conhecimento que te trouxe até aqui não é o mesmo que vai te levar ao próximo nível.
“Just do it.” – APENAS FAÇA.

8- Não seja imediatista
Vivemos em uma geração assim… que quer tudo “pra ontem”. Você precisa viver o processo.
Precisa dar a cara a tapa. Só assim você será “forjado”. Só assim conseguirá – de fato – o que você quer.

0
0

“A primeira impressão é a que fica”. Por Vanessa Perin.

Por Vanessa Perin22/02/2023 15h20

O artigo de hoje seguirá um “molde” um pouco diferente do convencional.
Compartilharei a seguir 3 ensinamentos que obtive assistindo à série “Suits”.
Primeiramente, por que ela foi a escolhida?
Ela foi a escolhida por abordar pontos muito importantes para a carreira profissional, como a importância de uma personalidade forte, da aparência, da inteligência e, claro, de uma COMUNICAÇÃO assertiva.

Já em um dos primeiros episódios, Harvey – protagonista e, diga-se de passagem, um exímio advogado, chama a atenção de seu estagiário com a seguinte fala “A primeira impressão é a que fica; se começar o jogo perdendo, nunca vai ganhar”.
Fato. Conforme já expus aqui em outros momentos, “do falar ao vestir… tudo comunica”.
A forma como você se veste, como se porta, como gesticula, seu tom de voz, como fala (e como escreve)… tudo isso traz uma mensagem sobre você.

Por isso, reflita: que mensagem você tem comunicado?

Outro fato que muito me chamou a atenção foi a convicção de Harvey.
Em diversas situações, ele é colocado em xeque e, pasme, mesmo com dúvidas, ele se mostra convicto do que diz.

Portanto, atente-se à forma como você se veste e como se porta: “a primeira impressão é a que fica”. E essa pode ser a sua primeira e última chance.
As mensagens mais eficazes e persuasivas são acompanhadas de uma boa dose de convicção e entusiasmo.
O conhecimento é um dos elementos essenciais para que um comunicador se sinta seguro. Pesquise e estude muito para transmitir firmeza ao público para o qual você falará.
Além disso, o orador deve acreditar genuinamente e estar convencido intimamente do tema/assunto que irá expor.
Se ele duvidar do que estiver dizendo, não demonstrará convicção.
Controle emocional é fundamental. Se estiver triste, desanimado ou com raiva, sua mensagem será enviada de maneira distorcida.

Se você quer aprender a se comunicar melhor, atingir suas metas pessoais e profissionais, eu posso te ajudar. Entre em contato comigo pelo
Instagram @vanessaperinn e saiba mais.

0
0