Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Google Chrome Opera Mozilla Firefox Microsoft Edge
Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.

BLOG

Vanessa Perin
Comunicação para Negócios

Vanessa Perin é mentora de Comunicação para negócios.
Graduada em Letras, pela UNISUL, com pós em Coaching Educacional e Oratória, potencializa os resultados de empresas por meio de uma comunicação clara e assertiva.

Comunicação oral para redes sociais. Por Vanessa Perin

Por Vanessa Perin14/02/2024 15h00

Que as redes sociais são a nova tevê brasileira, disso todos já sabem. E, quando o assunto é comunicação oral para as redes sociais, é importante frisar a importância da adaptação da linguagem para o ambiente digital, mantendo sempre em mente seu público-alvo e os objetivos de sua comunicação.

A seguir, 6 passos para uma comunicação oral eficaz para o seu negócio:

Autenticidade

Seja verdadeiro, mas evite soar muito formal (a menos que seu trabalho exija) e robótico.

Conectamo-nos com pessoas reais, não com discursos ensaiados.

Clareza e objetividade

Comunique-se de forma clara e objetiva (vá direto ao ponto).

Evite linguagem técnica, a menos que seu público seja especializado nesse assunto.

Adequação da linguagem

Conheça seu público e adeque sua comunicação ao público que você deseja atingir/conquistar.

Interação

Seja envolvente e interativo, usando CTAs nos stories e nos posts (fazendo perguntas), incentivando comentários e o engajamento.

Roteiro

Faça um roteiro antes de ligar a câmera e falar, seja nos stories ou nos reels.

Atente-se à luz (luz boa deve vir da sua frente e não de cima);

Ao som (ambientes silenciosos ou com pouco barulho);

Coloque o celular de frente para você (nem muito para cima nem muito para baixo), mas em linha reta ao seu rosto.

Gravação e análise

Grave-se e analise-se. Assim, você conseguirá corrigir possíveis falhas (principalmente no início).

Cuidado com os vícios de linguagem, com os vícios de pensamento e atenção às palavras desnecessárias.

Para a sua comunicação ser envolvente, ela precisa ser intencional. Treine sua oratória.

Aproveite as sugestões e fature mais divulgando seu produto, serviço ou ideia nas redes sociais.

Até a próxima semana!

 

 

1
0

Escrevendo o sucesso: 4 passos para dominar a arte da escrita para redes sociais corporativas e impulsionar seu negócio. Por Vanessa Perin

Por Vanessa Perin06/02/2024 15h00

No mundo atual, as redes sociais desempenham um papel fundamental na construção da imagem de uma empresa, na interação com os clientes e na divulgação de produtos e serviços.

Por isso, desenvolver habilidades de escrita e dominar a oratória faz parte do processo para estar nas redes sociais de forma eficaz e aumentar o faturamento.

A seguir, 4 passos de como desenvolver essas habilidades de escrita:

   1. Conheça sua audiência

Algo que sempre falo nas mentorias e treinamentos é: da mesma forma que não vamos à beira da praia de salto alto nem a uma festa de gala de biquíni, precisamos adequar/ajustar/alinhar nossa comunicação ao público para o qual vamos falar. Por isso, responda?

  • Qual é o seu público-alvo? É alguém mais jovem, meio-termo” ou mais “maduro”?
  • Como ele se comunica? Ou seja, ele fala de um jeito mais simples ou mais sofisticado? Ele fala gírias ou fala mais formalmente?

    2. Seja claro, objetivo e assertivo/impactante

O responsável pela comunicação é sempre quem fala, não quem ouve.

Para guiar o pensamento da outra pessoa você precisa, primeiro, guiar o seu. Para isso:

  • Organize seus pensamentos e fale com clareza e de forma objetiva (vá direto ao ponto).
  • Seja assertivo/impactante, ou seja, fale com energia e entusiasmo. Ninguém gosta de conversar com alguém que está “quase morrendo”. Além disso, fale com emoção. Toque o coração das pessoas.

Use o storytelling a seu favor (conte histórias reais, elas vão conectar você ao seu cliente).

    3. Tenha um senso estético apurado. TUDO COMUNICA: desde as fotos e os vídeos que você usa para divulgar algo até a escrita.

Utilize imagens que possuam uma boa resolução, imagens atrativas, que realmente tenham relação com o que você está divulgando/vendendo.

Quanto à escrita: escreva corretamente, sem erros de português, sem abreviações, sem gírias (a menos que seu público seja “cool” (público jovem/descolado).

    4. Engaje e interaja com a audiência:

  • Ao postar algo nas redes sociais, responda cordialmente às mensagens e aos comentários. É deselegante “postar e sair correndo”. Dê atenção, valorize quem interagiu com você/sua empresa.

Na próxima semana, trarei alguns passos para a comunicação oral em redes sociais. 😉 Até lá!

0
0

Os porquês são um “calcanhar de Aquiles”. Aprenda a desmistificá-los – parte 3. Por Vanessa Perin

Por Vanessa Perin31/01/2024 14h40

Dando continuidade ao “quadro” dos porquês, hoje veremos o caso do “porquê” (junto e com acento). Quando utilizá-lo?

Sempre que ele “puder ir” para o plural, será junto e com acento.
Muitos porquês ficaram sem resposta.

Além disso, quando pudermos colocar, diante dele, “o motivo”, é “motivo” suficiente para escrevê-lo/redigi-lo junto e com acento.
Assim:
Quero saber o porquê disso.
Quero saber o motivo disso.

Simples também, não é mesmo?

Qual deles você achou mais fácil de entender/aplicar?

0
0

Os porquês são um “calcanhar de Aquiles”. Aprenda a desmistificá-los – parte 2. Por Vanessa Perin

Por Vanessa Perin24/01/2024 15h00

Dando continuidade ao “quadro” dos porquês, hoje veremos o caso do “porque” (junto e sem acento). Quando utilizá-lo?

Esse é o mais simples de todos, basta substitui-lo por “pois”. Se a substituição for possível, escreva junto e sem acento.
Exemplos:
Vou sair mais cedo, porque preciso estudar para a prova.
Vou sair mais cedo, pois preciso estudar para a prova.

O gestor da unidade 1 pediu demissão, porque estava sobrecarregado:
O gestor da unidade 1 pediu demissão, pois estava sobrecarregado.

Simples, não é mesmo?

Até a próxima semana com a parte 3 (“porquê” junto e com acento).

0
0