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Vanessa Perin Comunicação para Negócios
Vanessa Perin é mentora de Comunicação para negócios.
Graduada em Letras, pela UNISUL, com pós em Coaching Educacional e Oratória, potencializa os resultados de empresas por meio de uma comunicação clara e assertiva.
Comunicação oral para redes sociais. Por Vanessa Perin
Por Vanessa Perin14/02/2024 15h00
Que as redes sociais são a nova tevê brasileira, disso todos já sabem. E, quando o assunto é comunicação oral para as redes sociais, é importante frisar a importância da adaptação da linguagem para o ambiente digital, mantendo sempre em mente seu público-alvo e os objetivos de sua comunicação.
A seguir, 6 passos para uma comunicação oral eficaz para o seu negócio:
Autenticidade
Seja verdadeiro, mas evite soar muito formal (a menos que seu trabalho exija) e robótico.
Conectamo-nos com pessoas reais, não com discursos ensaiados.
Clareza e objetividade
Comunique-se de forma clara e objetiva (vá direto ao ponto).
Evite linguagem técnica, a menos que seu público seja especializado nesse assunto.
Adequação da linguagem
Conheça seu público e adeque sua comunicação ao público que você deseja atingir/conquistar.
Interação
Seja envolvente e interativo, usando CTAs nos stories e nos posts (fazendo perguntas), incentivando comentários e o engajamento.
Roteiro
Faça um roteiro antes de ligar a câmera e falar, seja nos stories ou nos reels.
Atente-se à luz (luz boa deve vir da sua frente e não de cima);
Ao som (ambientes silenciosos ou com pouco barulho);
Coloque o celular de frente para você (nem muito para cima nem muito para baixo), mas em linha reta ao seu rosto.
Gravação e análise
Grave-se e analise-se. Assim, você conseguirá corrigir possíveis falhas (principalmente no início).
Cuidado com os vícios de linguagem, com os vícios de pensamento e atenção às palavras desnecessárias.
Para a sua comunicação ser envolvente, ela precisa ser intencional. Treine sua oratória.
Aproveite as sugestões e fature mais divulgando seu produto, serviço ou ideia nas redes sociais.
Até a próxima semana!
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Escrevendo o sucesso: 4 passos para dominar a arte da escrita para redes sociais corporativas e impulsionar seu negócio. Por Vanessa Perin
Por Vanessa Perin06/02/2024 15h00
No mundo atual, as redes sociais desempenham um papel fundamental na construção da imagem de uma empresa, na interação com os clientes e na divulgação de produtos e serviços.
Por isso, desenvolver habilidades de escrita e dominar a oratória faz parte do processo para estar nas redes sociais de forma eficaz e aumentar o faturamento.
A seguir, 4 passos de como desenvolver essas habilidades de escrita:
1. Conheça sua audiência
Algo que sempre falo nas mentorias e treinamentos é: da mesma forma que não vamos à beira da praia de salto alto nem a uma festa de gala de biquíni, precisamos adequar/ajustar/alinhar nossa comunicação ao público para o qual vamos falar. Por isso, responda?
Qual é o seu público-alvo? É alguém mais jovem, meio-termo” ou mais “maduro”?
Como ele se comunica? Ou seja, ele fala de um jeito mais simples ou mais sofisticado? Ele fala gírias ou fala mais formalmente?
2. Seja claro, objetivo e assertivo/impactante
O responsável pela comunicação é sempre quem fala, não quem ouve.
Para guiar o pensamento da outra pessoa você precisa, primeiro, guiar o seu. Para isso:
Organize seus pensamentos e fale com clareza e de forma objetiva (vá direto ao ponto).
Seja assertivo/impactante, ou seja, fale com energia e entusiasmo. Ninguém gosta de conversar com alguém que está “quase morrendo”. Além disso, fale com emoção. Toque o coração das pessoas.
Use o storytelling a seu favor (conte histórias reais, elas vão conectar você ao seu cliente).
3. Tenha um senso estético apurado. TUDO COMUNICA: desde as fotos e os vídeos que você usa para divulgar algo até a escrita.
Utilize imagens que possuam uma boa resolução, imagens atrativas, que realmente tenham relação com o que você está divulgando/vendendo.
Quanto à escrita: escreva corretamente, sem erros de português, sem abreviações, sem gírias (a menos que seu público seja “cool” (público jovem/descolado).
4. Engaje e interaja com a audiência:
Ao postar algo nas redes sociais, responda cordialmente às mensagens e aos comentários. É deselegante “postar e sair correndo”. Dê atenção, valorize quem interagiu com você/sua empresa.
Na próxima semana, trarei alguns passos para a comunicação oral em redes sociais. 😉 Até lá!
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Os porquês são um “calcanhar de Aquiles”. Aprenda a desmistificá-los – parte 3. Por Vanessa Perin
Por Vanessa Perin31/01/2024 14h40
Dando continuidade ao “quadro” dos porquês, hoje veremos o caso do “porquê” (junto e com acento). Quando utilizá-lo?
Sempre que ele “puder ir” para o plural, será junto e com acento.
Muitos porquês ficaram sem resposta.
Além disso, quando pudermos colocar, diante dele, “o motivo”, é “motivo” suficiente para escrevê-lo/redigi-lo junto e com acento.
Assim:
Quero saber o porquê disso.
Quero saber o motivo disso.
Simples também, não é mesmo?
Qual deles você achou mais fácil de entender/aplicar?
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Os porquês são um “calcanhar de Aquiles”. Aprenda a desmistificá-los – parte 2. Por Vanessa Perin
Por Vanessa Perin24/01/2024 15h00
Dando continuidade ao “quadro” dos porquês, hoje veremos o caso do “porque” (junto e sem acento). Quando utilizá-lo?
Esse é o mais simples de todos, basta substitui-lo por “pois”. Se a substituição for possível, escreva junto e sem acento.
Exemplos:
Vou sair mais cedo, porque preciso estudar para a prova.
Vou sair mais cedo, pois preciso estudar para a prova.
O gestor da unidade 1 pediu demissão, porque estava sobrecarregado:
O gestor da unidade 1 pediu demissão, pois estava sobrecarregado.
Simples, não é mesmo?
Até a próxima semana com a parte 3 (“porquê” junto e com acento).