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Milena Flor
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Milena Flor

Imposto de Renda: Prazo está acabando; o que acontece se não declarar? Por Milena Flor

Por Milena Flor29/05/2023 14h00

O período de declaração do Imposto de Renda de 2023 está chegando ao fim, sendo que prazo para acertar as contas com o Leão vai até o dia 31 de maio. Ou seja, os contribuintes só têm mais 3 dias para entregar a declaração à Receita Federal.

Não é recomendado deixar esse prazo passar. Isso porque quem não entrega a declaração do Imposto de Renda está sujeito a penalidades que vão desde multa até prisão por sonegação fiscal. Além disso, o CPF do contribuinte pode ser classificado como em situação irregular.

Se você não tem imposto a pagar e ainda assim não fizer a declaração, a multa é de, no mínimo, R$165,74. Agora, aqueles que precisam pagar o imposto e perdem o prazo, precisam enfrentar uma multa começa em 1% por mês em cima do valor e pode chegar a 20% do valor do IR.

O contribuinte ainda corre o risco de cair na malha fina e ainda ficar com o CPF irregular. Nesse caso, a pessoa fica impedida de tirar passaporte; fazer movimentações financeiras; obter crédito; e assumir cargos públicos.

Em casos de valores altos e dependendo da situação, o contribuinte pode ser acusado de sonegação fiscal.

Fique atento ao prazo final da declaração do imposto de renda.

Abraços

Milena Flor – Sócia e Proprietária Countex Contabilidade

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Jornada empreendedora. Por Milena Flor

Por Milena Flor08/05/2023 18h27

Dando continuidade na nossa jornada empreendedora, após você se identificar com a personalidade empreendedora é o momento de você desenhar o perfil ideal do seu cliente.

Saber para QUEM você quer vender.

Há uma frase clássica no mundo das vendas que nunca pode ser esquecida: quem quer vender para todos, não vende para ninguém.

Além, de sabem para QUEM é necessário saber o COMO irá vender este produto/serviço.

Nesse caso, para saber o QUEM e o COMO você aplica uma ferramenta chamado “Canvas de Proposta de valor”.

Com está ferramenta você identifica as necessidades do seu cliente e o perfil do cliente. Com as informações você desenha seu produto ou serviço, de acordo com a necessidade do seu cliente.

Para aplicar a ferramenta responda cada questão:

1.    Tarefas dos clientes:

2.    Ganhos:

3.    Dores:

4.    Produtos e serviços:

5.    Criadores de ganhos:

6.    Aliviadores de dor:

No final você terá a persona do seu cliente e os problemas que o seu cliente enfrenta. E com isso, você tem a solução para entregar a ele.

Está ferramenta fez sentido para você?

Quero aproveitar este momento e a oportunidade de te desejar um feliz dia do trabalhador.

Abraços,

Milena Flor – Sócia e Proprietária Countex Contabilidade

Você também pode me encontrar no instagram @milenafflor

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Jornada empreendedora. Por Milena Flor.

Por Milena Flor24/04/2023 15h06

Sempre quando eu começo a atender um empresário (a) vejo a necessidade de explicar desde o inicio o que é ser empreendedor e o que a contabilidade tem de impacto no negócio. E como é normal na faculdade o jovem não sai sabendo empreender e acredito que é fundamental saber alguns conceitos antes de abrir o seu próprio negócio.

Portanto, a coluna de hoje se inicia uma sequencia para quem quer empreender e precisa de uma direção, vou dar o nome desta sequencia de Jornada Empreendedora.

A rotina de um empreendedor é geralmente bastante agitada e exige muita dedicação, paciência e esforço. É preciso lidar com várias tarefas diferentes e simultâneas, o que inclui administração, vendas, marketing, atendimento ao cliente, entre outras frentes.

Desafios:

·       Gerenciamento de equipe e sociedade: quais habilidades são necessárias liderança e delegar.

·       Finanças: gerenciar o financeiro da empresa.

·       Marketing e vendas: a área comercial (as vendas) é o coração do negócio. O empresário precisa de habilidades para atrair novos clientes. O desafio é manter os clientes na operação.

Busca por oportunidades:

Observação do concorrente: o que posso melhorar no meu produto e serviço e serviço?

O que meu concorrente está deixando a desejar, o que posso fazer diferente?

Networking: se conectar, a onde? Onde teus clientes estão?

Inovação: estar abertos a ideias pode levar a novas oportunidades de negócios, ou de encontrar novos maneiras de atender às necessidades dos clientes.

Gestão do Tempo: tempo é dinheiro (está é a melhor definição).

1.     Planejamento: diário, semanal, ajuda a manter o foco e garante que todas as tarefas sejam concluídas.

Personalidade Empreendedora

A maioria das pessoas escolhe sua carreira com base nos seus talentos e no retorno financeiro. A jornada empreendedora muitas vezes começa a partir do seu conhecimento técnico.

Técnico: aquilo que você faz normalmente como funcionário CLT e resolve empreender. Você possui habilidades técnicas para executar a função (tarefa). Exemplo: Um pedreiro que trabalhou como funcionários por anos e decidiu empreender.

Administrador: todo empresário precisa gerenciar processos, pessoas, projetos. O empresário por mais que precisa fazer a parte técnica do negócio, agora é necessário também olhar para a gestão do negócio, e agir de forma mais estratégica.

Empresário: A personalidade empresária é responsável por garantir o sucesso da empresa. Quando você não está no operacional da empresa.

Qual é a melhor personalidade? Não existe a melhor fase, mas é necessário ter CLAREZA e OBJETIVOS para alcançar o sucesso.

Em qual personalidade você se encontra?

Abraços,

Milena Flor – Sócia e Proprietária Countex Contabilidade

Você também pode me encontrar no instagram @milenafflor

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Parceria vs Sociedade

Por Milena Flor17/04/2023 15h14

Qual é a diferença?

A sociedade empresarial e o contrato de parceria são dois tipos diferentes de arranjos empresariais.

A sociedade  é uma forma de organização empresarial que cria uma entidade jurídica entre sócios, com regras específicas que definem os direitos e deveres de cada um.

Já o contrato de parceria é um acordo entre duas ou mais pessoas (ou empresas) para realizar atividades em conjunto, sem necessariamente criar uma entidade jurídica. Os parceiros permanecem como indivíduos separados e são responsáveis por suas próprias obrigações.

É importante notar que cada uma dessas formas tem vantagens e desvantagens e que a escolha entre elas dependerá das circunstâncias específicas de cada caso. Algumas outras diferenças importantes incluem:

Responsabilidade: Em uma sociedade, os sócios são responsáveis pelas dívidas da empresa, mas apenas até o limite de seu capital social. Já em um contrato de parceria, os parceiros são responsáveis pelas dívidas da empresa em conjunto e individualmente, ou seja, cada um responde pelo valor total das dívidas.

Durabilidade: Uma sociedade pode continuar existindo mesmo que algum sócio saia da empresa ou falte. Já um contrato de parceria tem uma duração limitada e pode ser encerrado se um dos parceiros sair ou falecer, por exemplo.

Governança: Em uma sociedade, os sócios geralmente tomam decisões em conjunto através de assembleias. Já em um contrato de parceria, as decisões são tomadas por meio de acordos entre os parceiros.

As parcerias têm várias finalidades, como: gerar desenvolvimento para ambas as marcas, expandir o mercado consumidor, ganhar autoridade ou reduzir custos.

A parceria pode ser uma alternativa quando não se tem confiabilidade suficiente para formar uma sociedade. Afinal, o contrato que rege uma sociedade possui um nível de detalhamento maior, já o contrato de parceria pode ser elaborado por projeto.

Consequências das sociedades mal planejadas

·       Conflitos entre sócios devido a diferenças de opinião sobre como a empresa deve ser administrada ou devido a disputas relacionadas a responsabilidades e remuneração, por exemplo.

·       Os sócios podem ser pessoalmente responsáveis pelas dívidas e obrigações da empresa se não houver clareza sobre a separação entre suas finanças pessoais e as finanças da empresa.

·       Uma sociedade mal planejada pode eventualmente afetar a imagem e reputação da empresa em razão de problemas internos que se tornam públicos ou a falta de capacidade da empresa em cumprir suas obrigações com clientes, fornecedores e outras partes interessadas.

·       Além disso, o relatório “Sobrevivência das empresas – SEBRAE – 2020” também aponta que questões com sócios, falta de planejamento e gestão também estão entre as principais causas de mortalidade das empresas.

Abraços

Milena Flor – Sócia e Proprietária Countex Contabilidade

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