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Milena Flor
Contábil

Milena Flor

Outstaffing: entenda o que é e quais são as vantagens desse modelo de contratação. Por Milena Flor

Por Milena Flor01/10/2022 08h41

O outstaffing permite a contratação de serviços terceiros sem firmar um vínculo empregatício.

O mercado de trabalho está se adaptando às novas necessidades das empresas e dos trabalhadores. Com isso, têm surgido novos modelos de contratação, como o outstaffing.

Esse novo formato pode ser interessante em momentos estratégicos da empresa.

O que é outstaffing

O outstaffing significa terceirização. Uma modalidade que permite a contratação de serviços de uma pessoa sem firmar um vínculo empregatício entre a empresa contratante e o prestador.

De acordo com a lei 13.467/17, proposta pela Reforma Trabalhista, uma empresa pode contratar outra sem que haja necessidade de realizar um processo seletivo, pois a admissão e a gestão do contratado estarão sob responsabilidade da empresa terceirizada.

O outstaffing funciona, sobretudo, como um meio para expandir a empresa. Ele possibilita que, de forma menos burocrática, seja possível ampliar equipes e trazer novos colaboradores de forma rápida e eficiente ao negócio.

Com isso, a empresa procura trazer a mão de obra para dentro de suas dependências, compondo seu ambiente corporativo.

Vantagens do outstaffing

Entre as vantagens do outstaffing estão a maior rapidez nas operações e a redução da necessidade de recursos. Além disso, esse modelo fortalece equipes e traz especialistas para contribuir com uma visão nova e específica sobre o negócio.

Agilidade nas contratações

O outstaffing traz rapidez na obtenção de mão de obra. Isso porque contratar alguém é um processo um tanto quanto longo: são vários passos até encontrar o profissional ideal para compor o time. É preciso esperar a divulgação da vaga, a triagem de currículos, as entrevistas e os protocolos de contratação.

Quando falamos em oustaffing, essas etapas são excluídas, e normalmente o processo de trazer mais profissionais à empresa se dá por uma busca do perfil ideal de empresa e posterior assinatura de contrato.

Redução da necessidade de recursos

Ainda que não seja o principal objetivo de uma empresa que opta pelo outstaffing, ele também traz redução de custos e necessidade de recursos. Isso acontece porque as despesas relacionadas à contratação, ao recrutamento e à seleção, e o fornecimento de instrumentos de trabalho, como computadores, celulares e outros, ficam por conta da empresa terceirizada.

Aumento da produtividade

Isso acontece porque, ao terceirizar o trabalho e direcioná-lo a especialistas, diminuem-se as chances de erro e abre-se espaço para que a equipe se dedique melhor a atividades mais pontuais e até estratégicas.

Há mais conhecimento, especialidade e até tempo hábil para se dedicar de uma forma melhor às atividades, agregando um verdadeiro valor ao negócio.

Portanto, se você empresário está pensando em contratar avalie a possibilidade se esta função pode ser terceirizada. Por exemplo, preciso contratar um gerente para criar um novo produto, ou ver a viabilidade deste produto no mercado, neste caso é viável contratar por terceirização, entre outras funções podem ser terceirizadas.

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Sete passos para melhorar o caixa do seu negócio. Por Milena Flor.

Por Milena Flor27/09/2022 15h14

Tem possibilidade de uma empresa viver sem caixa?

Se na empresa não tem dinheiro em caixa, não tem como manter um negócio, sem dinheiro não tem como ter funcionário, investimento, estoque, não há crescimento na empresa.

Para você entender quando eu falo caixa é o dinheiro disponível em caixa no negócio.

E o que você pode fazer dentro da empresa para aumentar ou gerenciar o caixa?

Quando uma empresa não tem caixa à empresa fica limitada, o CAIXA é importante para a sobrevivência do negócio.

Vou compartilhar sete estratégias, que vai te ajudar a melhorar o caixa da sua empresa.

1)             Preço do produto: você pode aumentar o preço dos produtos ou serviços.

Ah Milena, meu preço já está no limite, está competitivo por causa dos concorrentes, não tem como eu aumentar o preço.

Certo, vou mostrar os 6 opções para aumentar o caixa.

2)             Volume: você pode vender mais unidades pelo mesmo preço. Ah não dá para aumentar o preço, mas você pode vender mais unidades/quantidades do produto. Se hoje vendo 50 pares de tênis, o que posso fazer para vender 80 pares de tênis.

Agora uma coisa que o empresário não liga, ou passa despercebido e que impacta no caixa da empresa é o custo dos produtos.

3)             Custo dos produtos vendidos, a negociação com o fornecedor, você precisa comprar no melhor preço. Isso impacta diretamente no seu lucro.

Exemplo: Você vende sapatos.

Então você negocia com o seu fornecedor você compra o tênis por R$ 100,00 reais, e vende por R$ 200,00 reais, no seu caixa você vai sobrar R$ 100,00 reais.

Agora se você vende por R$ 200,00 reais este tênis, eu acabei de te falar uma forma é aumentar o preço, você diz Milena não consigo.

Portanto, outra saída é você melhorar o preço de compra, a negociação com o seu fornece

Se você compra por R$ 80,00 reais o tênis, e vende por R$ 200,00 reais, no seu caixa aumentou R$ 120,00 reais.

Essa é uma maneira de você aumentar o caixa da sua empresa. Diminuir o preço de compra.  Você sempre vai ganhar mais no seu negócio se você comprar certo.

4)             Despesas Operacionais: você pode reduzir os custos operacionais, custo é igual unha, precisa ser cortada sempre, sempre você precisa rever seus custos. A melhor maneira de você ter o controle dos custos é analisando a DRE – Demonstrativo de Resultado.

5)             Contas a receber: você pode receber dos devedores mais rapidamente. Diminuir o prazo com o cliente. Hoje você vende com 30/60/90 dias, o que você pode fazer para melhorar este prazo, vender com 20/40 dias.

6)             Estoque: você pode reduzir o prazo do produto no estoque, como assim: o tempo que o produto fica parado, se o produto fica muito tempo na prateleira para ser revendido, é dinheiro parado, quanto menor o ciclo do produto ficar parado melhor.

O que você pode fazer, amanhã analisar os produtos que você tem e vê quando você comprou, há faz 30 dias, 40 dias, 90 dias.

Faça que o produto parado na prateleira seja o menor possível, para que o dinheiro gire dentro da sua empresa, não fica ali parado.

7)             Contas a pagar: Você pode desacelerar o pagamento dos credores.  O porquê eu digo antecipar o prazo do cliente e adiantar o prazo do fornecedor.

Está situação: compra de mercadoria, o fornecedor da o prazo de pagamento 30 dias. Vamos supor que o estoque fica parado 40 dias. Quando você vai vender para o cliente você dá o prazo de 30 dias para receber do cliente.

Voltando ao exemplo do tênis: entende que em 30 dias você precisa de R$ 100,00 reais para pagar o fornecedor, e apenas daqui 40 dias você vai receber os R$ 200,00 reais.

Vê que a empresa fica sem caixa por 30 dias, para o seu caixa não ficar negativo, você precisa de capital de giro (tem apenas uma coluna aqui falando sobre capital de giro).

Qual a solução para isso: que você receba antes do seu cliente, e depois paga o seu fornecedor, se você negocia com seu fornecedor um prazo maior de pagamento, e para seu cliente você diminui o prazo.

E também diminua o prazo que o produto fica estocado na sua empresa.

Repetindo os sete passos para melhorar o caixa do seu negócio:

1)             Preço: Você pode aumentar o preço dos produtos ou serviços;

2)             Volume: você pode vender mais unidades pelo mesmo preço;

3)             Custos dos produtos vendidos: você pode reduzir custo no momento da compra com o fornecedor;

4)             Despesas operacionais: você pode reduzir os custos operacionais;

5)             Contas a receber: você pode receber dos devedores em um ciclo menor;

6)             Estoque: você pode reduzir prazo que o produto fica em estoque;

7)             Contas a pagar: você pode desacelerar o pagamento dos credores.

Colocando em prática: revise os sete passos e analise quais pontos de melhoria no seu negócio.

Abraço, fique com Deus e até semana que vem!

Milena Flor

Sócia e Proprietária Countex Contabilidade

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Em tempos de incerteza, a melhor estratégia é a adaptabilidade. Por Milena Flor.

Por Milena Flor19/09/2022 10h11

Stephen Hawking é famoso creditada dizendo: “Inteligência é a capacidade de se adaptar à mudança”. Se for impossível prever o que está ao virar da esquina, o segredo do sucesso é se adaptar rapidamente ao que aparece.

A pandemia de Covid-19 serve como testemunho da importância da adaptabilidade. Quantas empresas precisaram encerrar suas atividades, empresas optando pelo o trabalho híbrido.

Muitos negócios foram impactados negativamente como atividades de turismo, transporte de passageiros, restaurantes, hotéis, entre outras atividades.

Em consequência teve atividades que tiveram crescimento como farmácias, serviços de delivery, setores de alimentação, academias.

Porque trazer este assunto novamente, para mostrar a importância do seu negócio se adaptar.

Para navegar esse período de incertezas, é preciso entender duas coisas.

Primeiro, as fórmulas antigas não vão funcionar do mesmo jeito porque foram desenhadas para um ambiente em que se planejava com 10 anos de antecedência.

 E segundo: é preciso se adaptar, aprender novas maneiras de fazer negócio e pensar em cenários que podem impactar o seu negócio.

O que fazer?

Ao olhar para seu negócio, você pode questionar:

Ø  O que poderia ser feito de forma diferente?

Ø  O que ainda não tentamos?

Ø  Quais as tendências que afetam o setor?

O olhar está no que está vindo, não no que já foi. O planejamento de cenários que considera todas as condições políticas, econômicas, tecnológicas, etc – gerando um melhor e um pior cenário.

Por exemplo: ações simples na rotina pode impactar o negócio, como melhorar o atendimento ao cliente e ampliar a rede de fornecedores podem ser feitos em qualquer situação.

Para ocorrer mudanças nem sempre é necessário investimento (em dinheiro) ações simples no dia a dia da sua equipe já transforma seu negócio.

Abraço, fique com Deus e até semana que vem!

Milena Flor

Sócia Proprietária Countex Contabilidade

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Qual o valor ideal do capital de giro para o negócio? Por Milena Flor

Por Milena Flor13/09/2022 07h00

Essa é a pergunta que eu mais escuto no meu dia a dia: Milena, qual o valor que preciso de capital de giro?

O capital de giro da empresa são todos os recursos financeiros necessários que ela precisa para se manter operando regularmente, ou seja, é a parte do investimento total que fica reservada para o pagamento de custos e despesas ao longo do tempo.

Primeiro passo as definições de despesas, custos fixos e custos variáveis.

Custo fixo: é um custo ligado diretamente na produção, e este gasto não é afetado por aumento ou diminuição de produção (este custo é comum na indústria). Como exemplo: folha de pagamento dos funcionários ligados à produção.

Despesas: são gastos que a empresa precisa ter para manter a estrutura funcionando.

Sabe aquela casa da praia, que você não frequenta todo mês, mas que mesmo assim todo mês você paga as despesas da casa como de internet, condomínio, água, energia elétrica, pois bem é assim para empresa.

Mesmo você não faturando, você tem aquela despesa para pagar, então isso se chama despesas fixas como: aluguel, água, energia elétrica, internet, telefone, folha de pagamento, impostos sobre a folha de pagamento, empréstimos, seguros, entre outros.

O custo variável ele varia conforme a sua venda/produção, só vai existir se você vender, por exemplo, tenho uma empresa do ramo comércio de vestuário, o custo da empresa é o estoque, também podemos classificar aqui no custo variável a comissão paga a vendedores.

O empresário precisa ter conhecimentos destas despesas e custos, para tomar boas decisões no seu negócio.

Empresas quebram por falta gestão de capital de giro, e a consequência a principal é a falta de dinheiro em caixa.

Qual é a importância do Capital de giro?

Ter controle e acompanhar o capital de giro da empresa é fundamental para manter o fluxo de caixa sempre saudável e garantir a continuidade do negócio, evitando surpresas desagradáveis.

É importante saber, que o valor do capital de giro está relacionado a outros fatores importantes e que são particulares de cada empresa. Por isso é muito importante contar com o apoio de uma contabilidade que entenda suas necessidades e conheça a sua operação para lhe auxiliar nesta missão.

 

Como calcular:

CAPITAL DE GIRO LÍQUIDO = ATIVO CIRCULANTE – PASSIVO CIRCULANTE

Os itens do ativo circulante: Dinheiro em espécie; Saldo em contas bancárias; Aplicações Financeiras de curto prazo; Estoques; Contas à receber.

Os itens do passivo circulante: Fornecedores; Salários; Impostos; Despesas fixas; Custo Fixo.

Com os dados em mãos, basta deduzir o total das obrigações do total dos ativos e você terá o valor de seu capital de giro atual.

Ter consciência desse número é muito importante para saber se sua empresa tem capital suficiente para arcar com as obrigações de curto prazo no momento da análise.

Caso o resultado seja um número negativo, é um sinal de alerta!

Vale analisar a estrutura de custos da empresa, tentar estender os prazos com fornecedores, prazos de pagamento dos clientes, controlar os inadimplentes e outras ações para garantir que o fluxo de caixa da empresa não seja comprometido causando insuficiência de caixa e até mesmo a falência.

Dicas para manter o capital de giro saudável

Agora que você já entendeu um pouco mais sobre o que é o capital de giro e a importância de sempre controlar esse indicador, seguem algumas dicas para garantir uma melhor análise e melhores resultados:

1. Saiba negociar

Entender o seu ciclo operacional e financeiro e conseguir negociar com seus fornecedores e clientes é muito importante para manter o capital de giro sempre saudável.

Caso seu capital de giro permita, prefira negociar descontos para pagamentos à vista com os fornecedores. Do contrário, busque estender as condições de pagamento, fazendo com que a empresa fique o menor tempo possível sendo financiada com o capital de giro.

Para os clientes, quanto mais rápido o recebimento ocorrer e com as menores taxas, melhor. Por isso, incentivar pagamentos à vista podem ser uma boa pedida.

2. Revisite seus custos

Regularmente, avalie sua estrutura de custos e identifique o que pode ser reduzido ou até mesmo cortado.

Uma tarefa muito importante que deve ser realizada para garantir seu fluxo de caixa é a conciliação dos recebimentos por cartão de crédito. Revisitar as taxas da administradora, conferir as operações mensalmente e negociar sempre vão trazer mais lucratividade ao seu negócio.

3. Pesquise, planeje e negocie!

Administrar o capital de giro é uma atividade que exige atenção, disciplina e monitoramento constante pois irá refletir diretamente nas decisões da empresa quanto a compras, vendas e administração de recursos.

O capital de giro representa uma boa parte de uma boa gestão do seu negócio. Um capital de giro bem gerido é uma empresa saudável.

 

Abraço, fique com Deus e até semana que vem!

Milena Flor

Sócia Proprietária Countex Contabilidade

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