Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Google Chrome Opera Mozilla Firefox Microsoft Edge
Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.

Como curtir a praia em segurança: Dicas do CBMSC

Por Ligado no Sul29/12/2023 09h08

Com a chegada do verão, muitas pessoas buscam refrescar-se nas praias, mas é fundamental estar ciente dos cuidados necessários para garantir a segurança durante o lazer. Além do senso de autoprevenção, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) destaca algumas práticas essenciais para a segurança dos banhistas.

Ao planejar uma ida à praia, a primeira recomendação é escolher locais que contem com serviços de guarda-vidas. Esses profissionais desempenham um papel crucial na prevenção de incidentes aquáticos. Fique atento à sinalização nos postos de guarda-vidas, onde a bandeira vermelha indica alto risco de afogamento, a amarela, médio risco, e a verde, baixo risco. A bandeira lilás alerta para a presença de águas-vivas, enquanto a preta indica que o posto está desativado.

Na faixa de areia, a atenção deve se voltar para a bandeira vermelha triangular, indicando um local perigoso e, frequentemente, associado a correntes de retorno. É crucial respeitar os avisos e alertas dos guarda-vidas, profissionais treinados para identificar e lidar com situações de emergência.

Caso se depare com uma corrente de retorno, a recomendação é manter a calma, nadar paralelamente à praia em direção ao banco de areia e nunca nadar contra a corrente. Em situações de emergência, sinalizar com os braços e pedir ajuda são medidas importantes.

Evite nadar ou mergulhar próximo aos costões, áreas que podem apresentar riscos adicionais. Além disso, é aconselhável não entrar na água após refeições ou consumo de bebidas alcoólicas.

No caso de queimaduras por águas-vivas, não esfregue a área afetada nem use água doce para lavar. A indicação é o uso de vinagre, geralmente disponível nos postos de guarda-vidas. As equipes estão preparadas para avaliar situações mais graves.

A temporada 2023/2024, conta com a maior mobilização da tropa da história da corporação, com 149 guarda-vidas militar, uma média de 2 mil guarda-vidas civis voluntários e 262 alunos-soldados em estágio supervisionado. Todos estão atuando exclusivamente na Operação. Além de mais de 300 viaturas incluindo aviões, helicópteros, moto aquáticas, quadriciclos e embarcações foram empenhadas para essa operação.

Entre os dias 16 e 24 de dezembro, já foram realizadas 1.142.990 ações preventivas e 221 pessoas foram salvas, ou seja, deixaram de se afogar. Dados como esses reforçam a importância da ação dos guarda-vidas que envolve sinalização nos postos e na faixa de areia, com uso das bandeiras, ronda na faixa de areia, ronda nos costões, abordagem e orientação a excursões que estejam chegando na praia para lazer, prevenção com moto aquática para abordagem e orientação de banhistas que já estejam na água, entrega de pulseirinhas para as famílias que estão com crianças, entre outras ações.

 

0
0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe essa notícia

VER MAIS NOTÍCIAS