Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Google Chrome Opera Mozilla Firefox Microsoft Edge
Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.

Chuvas no Rio Grande do Sul: 32 pessoas morreram e cerca de 60 seguem desaparecidas

Bombeiros de Santa Catarina ajudam no resgate de pessoas nas cidades afetadas

Por Ligado no Sul03/05/2024 08h25
Foto/Reprodução Diego Vara

O Rio Grande do Sul enfrenta uma situação crítica devido aos temporais que assolam o estado desde o início da semana. Segundo informações atualizadas, até o início desta sexta-feira, 3, os impactos dessas chuvas já resultaram em 32 mortes e 60 pessoas desaparecidas. Diferentemente de eventos anteriores, onde as precipitações eram localizadas em algumas regiões, como o Vale do Taquari, desta vez, todo o território gaúcho está sob o impacto desses fenômenos meteorológicos.

A Defesa Civil estadual emitiu alertas, colocando a maior parte das bacias hidrográficas do estado em risco de elevação das águas acima da cota de inundação. Diante dessa é importante que os moradores busquem abrigos seguros. O governo estadual declarou estado de calamidade, medida que foi prontamente reconhecida pelo governo federal. Essa ação permite que o estado solicite recursos federais para ações emergenciais de defesa civil, incluindo assistência humanitária, reconstrução de infraestruturas e restabelecimento de serviços essenciais.

Além das vidas perdidas e dos desaparecidos, a Defesa Civil registra 36 pessoas feridas. O número de desabrigados e desalojados chega a quase 15 mil pessoas fora de suas residências, cerca de 5.000 estão em abrigos e 10.000  em casas de familiares ou amigos. Os problemas afetaram 154 dos 497 municípios do estado, impactando diretamente a vida de 71,3 mil pessoas.

Bombeiros de Santa Catarina atuam  para socorrer vítimas 

Diante desse cenário desafiador, equipes do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina têm prestado assistência  no resgate e atendimento à população gaúcha. Com 32 bombeiros militares, 10 viaturas 4×4 e 11 embarcações, a corporação já resgatou mais de 300 pessoas em situação de risco.

Apesar das condições climáticas adversas persistirem e do nível dos rios continuar subindo, as equipes de resgate mantêm-se firmes na missão de salvar vidas. No entanto, devido aos bloqueios nas estradas, uma equipe destinada ao atendimento em áreas deslizadas está temporariamente impossibilitada de se deslocar, retida em Lajeado.

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina ressalta que, considerando as previsões para os próximos dias, apesar do envio de equipes para apoio ao Rio Grande do Sul, a corporação segue garantindo o atendimento em todo território catarinense com seu efetivo orgânico, no atendimento ordinário, e demais células de Forças-Tarefa (FTs) disponíveis, acionadas em caso de calamidade. Seguimos firmes e vigilantes no compromisso com a proteção da vida e do bem-estar da população.

0
0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe essa notícia

VER MAIS NOTÍCIAS