Santa Catarina registra nova variante de dengue
Caso de dengue tipo 3 estava sem circulação no Brasil há 15 Anos

A Diretoria de Vigilância Sanitária (Dive) confirmou um caso importado de dengue tipo 3 em Santa Catarina, variante que não circula no país há 15 anos. O episódio foi identificado na região da Foz do Rio Itajaí, em um paciente proveniente do exterior, cuja identidade e outros detalhes não foram divulgados.
De acordo com a Dive, existem quatro tipos do vírus da dengue (DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4), todos transmitidos pelo mosquito Aedes aegypti. A última ocorrência da cepa 3 foi registrada no noroeste paulista em 2008, conforme informações da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
No primeiro semestre deste ano, a Fiocruz alertou para a possível ressurgência do sorotipo 3 do vírus da dengue no Brasil, especialmente nas regiões Sul e Norte. A fundação destaca que a infecção por um dos sorotipos gera imunidade contra o mesmo sorotipo no paciente. Contudo, a reincidência da dengue é possível se houver contato com um sorotipo diferente.
Cuidados com a dengue
Todas as faixas etárias são igualmente suscetíveis à doença, mas pessoas mais velhas e aquelas com doenças crônicas, como diabetes e hipertensão arterial, correm maior risco de evoluir para casos graves e complicações que podem resultar em óbito.
Principais Sintomas:
– Febre alta (> 38°C)
– Dor no corpo e articulações
– Dor atrás dos olhos
– Mal-estar
– Falta de apetite
– Dor de cabeça
– Manchas vermelhas no corpo.