Plano Estadual de Logística de Transportes propõe planejamento logístico para SC até 2050
O Plano Estadual de Logística de Transportes, o PELT, deverá propor um planejamento logístico para Santa Catarina para os próximos 25 anos, até 2050. A metodologia do estudo que será desenvolvido pela INFRA SA foi apresentada nesta sexta-feira, 20, em Florianópolis, durante a primeira reunião de trabalho, na sede da Fiesc. Entre os objetivos do PELT estão fazer avaliações atuais e futuras dos modais de transporte, planejar ações e intervenções para transformar a situação atual na situação desejada.
“A função do PELT é melhorar a cadeia logística do estado de Santa Catarina. E nós vamos fazer esse Plano a quatro mãos. Vamos unir a experiência da INFRA, com a participação dos representantes do Governo do Estado e das principais entidades que têm representação na cadeia logística para que saia um PELT bem feito”, afirma o secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF), Ivan Amaral.
Durante o encontro também foi assinada a ordem de serviço entra a SCPar Invest SC, que está realizando o investimento no estudo, e a INFRA SA. “A partir da consolidação desse trabalho, Santa Catarina passa a ter um horizonte para mostrar para os investidores. Os investidores pensam em longo prazo e eles querem uma relação sólida e sustentável e vamos mostrar que Santa Catarina está pensando para 2050. Isso passa uma sensação de segurança ainda maior para que eles possam trazer os investimentos para cá”, reforça o presidente da SCPar Invest SC, Renato Lacerda.
Entre os diversos dados que serão utilizados para a elaboração do PELT estão as Big Datas de NF-e e de telefonia móvel. “Com estas informações será possível identificar as rotas de movimentação de cargas, as rotas de maior valor e também a movimentação de pessoas. Dados fundamentais e que precisam ser estudados”, afirma o coordenador de Planejamento e Estudos de Transportes, Igor Moreira Mota. Também representaram a INFRA SA no encontro, a superintendente de Relacionamento com o Cliente , Andrea Vieira Andreis, e o superintendente de Planejamento e Estudos de Transportes, Daniel Klinger Vianna.
A contratação do PELT foi uma demanda que surgiu dentro do GT de Ferrovias, criado pela SPAF em 2023 para discutir o desenvolvimento dos projetos ferroviários do estado. Este grupo tem representantes de órgãos estaduais, federais, portos, ferrovias e entidades representativas do setor, como a Fiesc, e também acompanhará o desenvolvimento deste estudo.
“É um trabalho muito importante e que vai ser o diferencial para o futuro de Santa Catarina e manter esse crescimento acima da média nacional. Precisamos de um planejamento robusto e o PELT é uma ferramenta importante para que o Estado possa realmente continuar crescendo e sendo uma estado de referência como é atualmente”, completou o presidente da Fiesc, Mario Cezar de Aguiar.