Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Google Chrome Opera Mozilla Firefox Microsoft Edge
Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.

Japão suspende importação de produtos avícolas de Santa Catarina

Por Ligado no Sul18/07/2023 08h11
Foto/Cidasc

O Japão tomou a decisão de suspender temporariamente a importação de produtos avícolas de Santa Catarina após o registro de um caso de influenza aviária de alta patogenicidade (IAPP) em uma galinha de produção de subsistência no Estado.

A notificação foi enviada por meio de um ofício emitido pelo Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal do Ministério da Agricultura aos frigoríficos autorizados a exportar para o Japão.

De acordo com o documento, a suspensão foi iniciativa do Ministério da Agricultura, Florestas e Pesca do Japão (MAF). O órgão informou a adidância brasileira em Tóquio que as inspeções de importação de aves vivas, carne de aves e ovoprodutos provenientes do Estado de Santa Catarina estão temporariamente suspensas.

O Ministério da Agricultura do Brasil garantiu que está em contato com as autoridades japonesas para prestar os esclarecimentos necessários sobre o ocorrido.

O foco de influenza aviária de alta patogenicidade (IAPP) foi confirmado em uma galinha de produção de subsistência, mais especificamente no município de Maracajá. Essa situação foi oficialmente relatada pelo Ministério no último sábado, 15. Anteriormente, o Japão já havia suspendido as importações de produtos avícolas do Estado do Espírito Santo devido a um caso semelhante.

É importante ressaltar que a Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) estabelece que notificações em aves silvestres ou de produção de subsistência não afetam o status do Brasil como país livre de IAPP, nem impõem restrições ao comércio internacional de produtos avícolas brasileiros.

Santa Catarina é o segundo maior Estado produtor e exportador de carne de frango no Brasil.

0
0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe essa notícia

VER MAIS NOTÍCIAS