Dia Mundial de Combate à Poliomielite: 70 mil crianças ainda não foram vacinadas no estado
Data é comemorada nesta segunda-feira, 24 de outubro. Santa Catarina ocupa o sétimo lugar no ranking de imunização entre os estados brasileiros
Hoje, 24 de outubro, se comemora o dia mundial de combate a poliomielite. A doença que causa a perda dos movimentos do corpo, a insuficiência respiratória e até a morte são as consequências que podem surgir em pessoas não vacinadas contra a poliomielite, mais conhecida como Paralisia Infantil. A doença contagiosa que há 24 anos foi erradicada no Brasil, atualmente voltou a assombrar o país, pela baixa procura da vacina.
Santa Catarina ocupa o 7º lugar no ranking de cobertura vacinal, entre os estados brasileiros. O estado alcançou 82% do público alvo. Apesar do encerramento da campanha oficial no dia 30 de setembro, a vacinação continua e cerca de 70 mil crianças menores de 5 anos ainda não foram imunizadas.
O superintendente de vigilância e saúde de Santa Catarina, Dr Eduardo Macário, reforça a importância dos pais levarem seus filhos para receberem a vacina contra a doença. ” Quando a gente não vacina uma criança, deixa o sistema imunológico fraco e muito mais susceptível a esse tipo de doença. nós pais devemos prover, educação, alimentação e prover também saúde. Vacina é a forma mais custo efetiva de promover saúde.
A atual cobertura vacinal contra a poliomielite no país, está abaixo de 70%, longe da recomendação da Organização de Saúde que é de 95%. Cerca de 3, 7 milhões de crianças menores de 5 anos ainda não receberam a vacina.