Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Google Chrome Opera Mozilla Firefox Microsoft Edge
Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.

Após não ser atendido por farmácia de plantão em Orleans, morador cria petição para mudar lei que restringe farmácias a atuarem 24h

Por Ligado no Sul08/04/2024 11h59
Imagem Ilustrativa

Um tema que tem ganhado grande destaque em Orleans é a discussão em torno da legislação que restringe o funcionamento das farmácias na cidade, que impede o funcionamento 24 horas por dia. Para muitos residentes, essa limitação tem se mostrado um obstáculo no acesso aos serviços de saúde, especialmente em situações de urgência.

Halan Batista, um morador de Orleans, que viveu por muito tempo em São Paulo antes de retornar à cidade, expressou sua surpresa ao perceber a falta de farmácias abertas durante o final de semana. Halan compartilhou suas experiências pessoais, destacando momentos em que a necessidade de um medicamento urgente para seu filho o levou a procurar desesperadamente por uma farmácia de plantão, muitas vezes sem sucesso.

“Eu me vi correndo pelas ruas de Orleans à procura de uma farmácia aberta para conseguir o medicamento que meu filho precisava. Foi uma situação angustiante, e percebi o quão difícil pode ser encontrar ajuda quando mais precisamos”, disse Halan.

A raiz desse problema remonta à lei municipal de 2004, que estabelece horários de funcionamento para as farmácias em Orleans. Essa legislação, que também exige receita médica após as 23 horas para que uma farmácia possa abrir, tem sido criticada por restringir o acesso da população aos medicamentos necessários, especialmente durante as horas da noite.

Apesar das farmácias seguirem um regime de plantão, conforme estabelecido por lei e decreto municipal, Halan afirma que quando precisou do serviço, não havia ninguém na farmácia que era para estar de plantão. “Eu fui procurar uma farmácia depois das 23h e não tinha ninguém dentro da farmácia. Tinha o número de telefone, liguei mais de 5 vezes, sem sucesso. Tivemos que ir para outra cidade comprar o medicamento. Então, se você precisa de medicamento de fácil acesso, no momento em que você precisa, você não tem acesso, infelizmente”, desabafa Halan.

Em resposta a essa situação, Halan iniciou um movimento para revogar a lei municipal e permitir que as farmácias operem 24 horas por dia, seguindo o exemplo de outras cidades que já adotaram medidas semelhantes. “Todos merecem acesso rápido e eficaz aos cuidados de saúde, independentemente do horário”, afirmou Hallan.

O morador de Orleans disse que se sentiu ameaçado após iniciar este movimento. “Recebi mensagens ameaçadoras de indivíduos preocupados apenas com seus próprios lucros, mas não vou recuar. Estou determinado a garantir que todos os moradores de Orleans tenham acesso à saúde quando mais precisarem”, declarou Halan.

Para apoiar essa causa, Halan criou uma petição online lançada para reunir o apoio da comunidade e pressionar as autoridades locais a agirem em prol da revogação da lei municipal. Ele também está trabalhando para promover a conscientização sobre a importância de ter farmácias 24 horas por dia e está buscando o apoio de diversos setores da sociedade para alcançar seus objetivos.

“Juntos, podemos fazer a diferença. É hora de unir forças e garantir que ninguém seja privado do acesso aos serviços de saúde de que necessita”, concluiu Halan.

 

3
0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe essa notícia

VER MAIS NOTÍCIAS