Gastronomia – Receitas e Notícias. Por Talis Laureano

Bom dia amigos!
Hoje trago para vocês uma receita bem interessante, fácil de fazer e gostosa para essas noites de “friozinho”…
Creme de cebola com queijo gruyere gratinado!
As cebolas eram abundantes no “velho mundo” e muitas vezes consideradas a “comida dos pobres”. A sopa de cebola era já conhecida pelos antigos gregos e romanos mas a sopa de cebola francesa está documentada desde, pelo menos, 1651: Onde François Pierre La Varenne dá uma receita.
Em 1869, Jules Gouffe no seu “Le Livre de Cuisine”, dá uma receita parecida: a cebola é cortada fina e “branqueada” em água fervente durante cinco minutos “para tirar o sabor acre da cebola”; depois é cozinhada com manteiga até ficar castanha, altura em que se junta farinha, se mistura até fazer um creme e se dilui com água, se tempera com sal e pimenta e se deixa apurar durante mais cinco minutos. Na terrina colocam-se fatias de pão e nozes de manteiga e cobrem-se com a sopa, mexendo levemente para misturar, e serve-se.
Em 1913, Edmond Richardin, na sua “L’Art du Bien Manger”, dá uma receita de sopa de cebola, em que mistura leite em vez de farinha, e despeja a sopa na terrina com pão e queijo, mas sem levar ao forno.
Hoje temos uma infinidade de variações!
Nossa receita serve 6 pessoas:
1kg de cebola cortada em finas fatias
50ml azeite extra virgem
100gr de manteiga
150gr de trigo
300ml de vinho branco seco
sal e pimenta do reino á gosto
1l de caldo de legumes
6 fatias generosas de queijo gruyere.
Modo de preparo:
Refogar toda a cebola com o azeite, quando estiver bem douradas acrescentar a manteiga e refogar por mais uns 10 min aproximadamente. Entrar com a farinha de trigo, mexer bem e fritar mais 5 min. Adicionar o vinho branco aos poucos e mexendo sem parar. Logo em seguida adicionar o caldo de legumes e deixar cozinha por aproximadamente 30 min.
Quando observar uma certa cremosidade bater no liquidificador. Temperar com sal e pimenta do reino á gosto.
Colocar em uma panela de ferro e dispor as fatias de queijo e gratinar no forno até dourar…
Bom apetite!