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Milena Flor Contábil
Como determinar o valor do pró-labore? Por Milena Flor.
Por Milena Flor03/10/2022 08h46
Como você quer enriquecer misturando as despesas da pessoa física e pessoa jurídica?
A chance de você enriquecer misturando as despesas é zero. Vou explicar.
Entenda por mais que você é dono do seu negócio, quando ocorre de você ter um CNPJ, você não apenas um CPF, você é um CNPJ. Você se torna duas pessoas a pessoa física (CPF) e a pessoa jurídica (CNPJ).
Você não deve utilizar a conta bancária do seu CNPJ como se fosse à conta do seu CPF, utilizar a conta bancária para pagar as contas da pessoa física, você cria uma confusão na conta bancária, que você não consegue ter clareza na sua receita e despesas, e não consegue tomar as melhores decisões.
Você não ter clareza no resultado da sua empresa, dificulta você na tomada de decisão.
Como organizar isso? Simples – Pró-Labore.
O que é pró-labore? Quando você tem uma função na sua empresa, você recebe um salário por você estar trabalhando na empresa, exercendo uma função (vendedor, comprador, administrador, qualquer função).
E aqui que muitos empresários se perdem. Se no caixa da empresa tem R$ 10.000,00 mil reais, retira tudo, se a empresa tem R$ 2.000,00 mil reais retira tudo, se tem R$ 20.000,00 retira tudo.
Não é assim, não faça isso, você está prejudicando sua empresa. Você está acabando com o caixa da sua empresa.
Como ter um pró-labore correto?
Some todas as despesas da pessoa física e acrescente mais 15%. Este é o valor que você retira da sua empresa.
Por exemplo, se deu R$ 3.700,00 reais, é isso que você precisa retirar de pró-labore. Mas, é importante que você tenha uma data fixa para receber o seu salário.
Assim, você se programa com as suas despesas da pessoa física e com o caixa da empresa.
Quando você faz está organização na sua empresa, você não acaba com o caixa da sua empresa, porque está ocorrendo um controle de fluxo de caixa.
“Milena, mas eu sou dona da minha empresa precisa receber muito mais do que somente um salário por mês”. Sim, concordo. Dessa maneira, o que você vai fazer além de receber o seu pró-labore é receber distribuição de lucro.
Mas, primeiro enriqueça seu CNPJ e depois seu CPF. Seu CNPJ é um ativo.
Abraço, fique com Deus e até semana que vem!
Milena Flor
Sócia e Proprietária Countex Contabilidade
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Outstaffing: entenda o que é e quais são as vantagens desse modelo de contratação. Por Milena Flor
Por Milena Flor01/10/2022 08h41
O outstaffing permite a contratação de serviços terceiros sem firmar um vínculo empregatício.
O mercado de trabalho está se adaptando às novas necessidades das empresas e dos trabalhadores. Com isso, têm surgido novos modelos de contratação, como o outstaffing.
Esse novo formato pode ser interessante em momentos estratégicos da empresa.
O que é outstaffing
O outstaffing significa terceirização. Uma modalidade que permite a contratação de serviços de uma pessoa sem firmar um vínculo empregatício entre a empresa contratante e o prestador.
De acordo com a lei 13.467/17, proposta pela Reforma Trabalhista, uma empresa pode contratar outra sem que haja necessidade de realizar um processo seletivo, pois a admissão e a gestão do contratado estarão sob responsabilidade da empresa terceirizada.
O outstaffing funciona, sobretudo, como um meio para expandir a empresa. Ele possibilita que, de forma menos burocrática, seja possível ampliar equipes e trazer novos colaboradores de forma rápida e eficiente ao negócio.
Com isso, a empresa procura trazer a mão de obra para dentro de suas dependências, compondo seu ambiente corporativo.
Vantagens do outstaffing
Entre as vantagens do outstaffing estão a maior rapidez nas operações e a redução da necessidade de recursos. Além disso, esse modelo fortalece equipes e traz especialistas para contribuir com uma visão nova e específica sobre o negócio.
Agilidade nas contratações
O outstaffing traz rapidez na obtenção de mão de obra. Isso porque contratar alguém é um processo um tanto quanto longo: são vários passos até encontrar o profissional ideal para compor o time. É preciso esperar a divulgação da vaga, a triagem de currículos, as entrevistas e os protocolos de contratação.
Quando falamos em oustaffing, essas etapas são excluídas, e normalmente o processo de trazer mais profissionais à empresa se dá por uma busca do perfil ideal de empresa e posterior assinatura de contrato.
Redução da necessidade de recursos
Ainda que não seja o principal objetivo de uma empresa que opta pelo outstaffing, ele também traz redução de custos e necessidade de recursos. Isso acontece porque as despesas relacionadas à contratação, ao recrutamento e à seleção, e o fornecimento de instrumentos de trabalho, como computadores, celulares e outros, ficam por conta da empresa terceirizada.
Aumento da produtividade
Isso acontece porque, ao terceirizar o trabalho e direcioná-lo a especialistas, diminuem-se as chances de erro e abre-se espaço para que a equipe se dedique melhor a atividades mais pontuais e até estratégicas.
Há mais conhecimento, especialidade e até tempo hábil para se dedicar de uma forma melhor às atividades, agregando um verdadeiro valor ao negócio.
Portanto, se você empresário está pensando em contratar avalie a possibilidade se esta função pode ser terceirizada. Por exemplo, preciso contratar um gerente para criar um novo produto, ou ver a viabilidade deste produto no mercado, neste caso é viável contratar por terceirização, entre outras funções podem ser terceirizadas.
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Sete passos para melhorar o caixa do seu negócio. Por Milena Flor.
Por Milena Flor27/09/2022 15h14
Tem possibilidade de uma empresa viver sem caixa?
Se na empresa não tem dinheiro em caixa, não tem como manter um negócio, sem dinheiro não tem como ter funcionário, investimento, estoque, não há crescimento na empresa.
Para você entender quando eu falo caixa é o dinheiro disponível em caixa no negócio.
E o que você pode fazer dentro da empresa para aumentar ou gerenciar o caixa?
Quando uma empresa não tem caixa à empresa fica limitada, o CAIXA é importante para a sobrevivência do negócio.
Vou compartilhar sete estratégias, que vai te ajudar a melhorar o caixa da sua empresa.
1) Preço do produto: você pode aumentar o preço dos produtos ou serviços.
Ah Milena, meu preço já está no limite, está competitivo por causa dos concorrentes, não tem como eu aumentar o preço.
Certo, vou mostrar os 6 opções para aumentar o caixa.
2) Volume: você pode vender mais unidades pelo mesmo preço. Ah não dá para aumentar o preço, mas você pode vender mais unidades/quantidades do produto. Se hoje vendo 50 pares de tênis, o que posso fazer para vender 80 pares de tênis.
Agora uma coisa que o empresário não liga, ou passa despercebido e que impacta no caixa da empresa é o custo dos produtos.
3) Custo dos produtos vendidos, a negociação com o fornecedor, você precisa comprar no melhor preço. Isso impacta diretamente no seu lucro.
Exemplo: Você vende sapatos.
Então você negocia com o seu fornecedor você compra o tênis por R$ 100,00 reais, e vende por R$ 200,00 reais, no seu caixa você vai sobrar R$ 100,00 reais.
Agora se você vende por R$ 200,00 reais este tênis, eu acabei de te falar uma forma é aumentar o preço, você diz Milena não consigo.
Portanto, outra saída é você melhorar o preço de compra, a negociação com o seu fornece
Se você compra por R$ 80,00 reais o tênis, e vende por R$ 200,00 reais, no seu caixa aumentou R$ 120,00 reais.
Essa é uma maneira de você aumentar o caixa da sua empresa. Diminuir o preço de compra. Você sempre vai ganhar mais no seu negócio se você comprar certo.
4) Despesas Operacionais: você pode reduzir os custos operacionais, custo é igual unha, precisa ser cortada sempre, sempre você precisa rever seus custos. A melhor maneira de você ter o controle dos custos é analisando a DRE – Demonstrativo de Resultado.
5) Contas a receber: você pode receber dos devedores mais rapidamente. Diminuir o prazo com o cliente. Hoje você vende com 30/60/90 dias, o que você pode fazer para melhorar este prazo, vender com 20/40 dias.
6) Estoque: você pode reduzir o prazo do produto no estoque, como assim: o tempo que o produto fica parado, se o produto fica muito tempo na prateleira para ser revendido, é dinheiro parado, quanto menor o ciclo do produto ficar parado melhor.
O que você pode fazer, amanhã analisar os produtos que você tem e vê quando você comprou, há faz 30 dias, 40 dias, 90 dias.
Faça que o produto parado na prateleira seja o menor possível, para que o dinheiro gire dentro da sua empresa, não fica ali parado.
7) Contas a pagar: Você pode desacelerar o pagamento dos credores. O porquê eu digo antecipar o prazo do cliente e adiantar o prazo do fornecedor.
Está situação: compra de mercadoria, o fornecedor da o prazo de pagamento 30 dias. Vamos supor que o estoque fica parado 40 dias. Quando você vai vender para o cliente você dá o prazo de 30 dias para receber do cliente.
Voltando ao exemplo do tênis: entende que em 30 dias você precisa de R$ 100,00 reais para pagar o fornecedor, e apenas daqui 40 dias você vai receber os R$ 200,00 reais.
Vê que a empresa fica sem caixa por 30 dias, para o seu caixa não ficar negativo, você precisa de capital de giro (tem apenas uma coluna aqui falando sobre capital de giro).
Qual a solução para isso: que você receba antes do seu cliente, e depois paga o seu fornecedor, se você negocia com seu fornecedor um prazo maior de pagamento, e para seu cliente você diminui o prazo.
E também diminua o prazo que o produto fica estocado na sua empresa.
Repetindo os sete passos para melhorar o caixa do seu negócio:
1) Preço: Você pode aumentar o preço dos produtos ou serviços;
2) Volume: você pode vender mais unidades pelo mesmo preço;
3) Custos dos produtos vendidos: você pode reduzir custo no momento da compra com o fornecedor;
4) Despesas operacionais: você pode reduzir os custos operacionais;
5) Contas a receber: você pode receber dos devedores em um ciclo menor;
6) Estoque: você pode reduzir prazo que o produto fica em estoque;
7) Contas a pagar: você pode desacelerar o pagamento dos credores.
Colocando em prática: revise os sete passos e analise quais pontos de melhoria no seu negócio.
Abraço, fique com Deus e até semana que vem!
Milena Flor
Sócia e Proprietária Countex Contabilidade
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Em tempos de incerteza, a melhor estratégia é a adaptabilidade. Por Milena Flor.
Por Milena Flor19/09/2022 10h11
Stephen Hawking é famoso creditada dizendo: “Inteligência é a capacidade de se adaptar à mudança”. Se for impossível prever o que está ao virar da esquina, o segredo do sucesso é se adaptar rapidamente ao que aparece.
A pandemia de Covid-19 serve como testemunho da importância da adaptabilidade. Quantas empresas precisaram encerrar suas atividades, empresas optando pelo o trabalho híbrido.
Muitos negócios foram impactados negativamente como atividades de turismo, transporte de passageiros, restaurantes, hotéis, entre outras atividades.
Em consequência teve atividades que tiveram crescimento como farmácias, serviços de delivery, setores de alimentação, academias.
Porque trazer este assunto novamente, para mostrar a importância do seu negócio se adaptar.
Para navegar esse período de incertezas, é preciso entender duas coisas.
Primeiro, as fórmulas antigas não vão funcionar do mesmo jeito porque foram desenhadas para um ambiente em que se planejava com 10 anos de antecedência.
E segundo: é preciso se adaptar, aprender novas maneiras de fazer negócio e pensar em cenários que podem impactar o seu negócio.
O que fazer?
Ao olhar para seu negócio, você pode questionar:
Ø O que poderia ser feito de forma diferente?
Ø O que ainda não tentamos?
Ø Quais as tendências que afetam o setor?
O olhar está no que está vindo, não no que já foi. O planejamento de cenários que considera todas as condições políticas, econômicas, tecnológicas, etc – gerando um melhor e um pior cenário.
Por exemplo: ações simples na rotina pode impactar o negócio, como melhorar o atendimento ao cliente e ampliar a rede de fornecedores podem ser feitos em qualquer situação.
Para ocorrer mudanças nem sempre é necessário investimento (em dinheiro) ações simples no dia a dia da sua equipe já transforma seu negócio.