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Lúcia Búrigo Comunicação e Marketing
Sócia da Bossa Experiências Criativas. Jornalista, profissional de comunicação e marketing. Atua com formação de pessoas, cursos, palestras, projetos de comunicação e eventos. Mais de 20 anos de experiência junto ao movimento lojista, como consultora de entidades. Coordenou o marketing em shopping, entidades e universidade, além de experiência em agências de propaganda. Mais de 6 mil ações promocionais e de comunicação realizadas. Diversas iniciativas premiadas, entre as quais ADVB SC, em 2018, como Profissional de Marketing e Vendas – Prêmio Antunes Severo - Região Sul. Professora de graduação e pós. Dezenas de artigos publicados. Formação em Comunicação Social - PUCRS, Pós graduação Marketing & Vendas, Filosofia Clínica e Creative Coaching, entre outros áreas de aprendizado.
O Natal vem vindo… Por Lúcia Búrigo
Por Lúcia Búrigo14/11/2023 14h37
Foto/unsplash.com
Vem vindo o Natal. A gente lê, quase que cantando e parece ouvir o som da carreata daquela famosa marca anunciando a chegada do período mais aguardado pelo varejo, a época natalina. E vamos combinar, ninguém entende tanto de Natal quanto a Coca-Cola, pronto falei. Eles construíram uma história que ano após ano se fortaleceu. Deram uma identidade toda própria para Santa Claus, ou São Nicolau, ou Kris Kringle e fizeram do bom velhinho um ícone indefectível. Sim, não há adjetivo melhor para esse bom senhor, de vestes vermelhas e sorriso bonachão. Confessa, aí: inspira?
O storytelling construído pela marca é apenas um dos ótimos motivos que cada estabelecimento comercial tem para usar histórias encantadoras nas suas vendas não apenas no Natal, mas em toda a interação com o cliente. Exatamente, amores, venda é pura emoção por mais racional que possa parecer. É importante lembrar, somos programados para nos conectar. Segundo Goleman, as relações interpessoais têm um enorme impacto biológico porque afetam os hormônios que regulam nosso coração e nosso sistema imunológico. Então, bora estimular diálogos das equipes de vendas com os clientes.
O essencial é ajudar a equipe a desenvolver repertório. Isso mesmo, você não leu errado. Ter assuntos relevantes é fundamental para boas conversas, sobretudo a respeito do produto. Ser um conhecedor das marcas e o que elas resolvem na vida dos clientes é fundamental para favorecer bons argumentos que fogem do blá, blá, blá do manual de instruções. O que o cliente deseja mesmo é saber se o produto resolve ou não sua dor, o seu problema. Mas, para descobrir esse enigma, é preciso ser curiosinho e investigar. Como? Fazendo perguntas… Um cliente que confia em respostas certeiras e que tem a alegria de ver seu dilema resolvido, volta sempre. A gente ama gente quem resolve os BOs que a vida traz. Isso não tem preço.
Portanto, invista em desenvolver seu time para ser excelente na resolução de problemas, em matar as charadas que o cliente apresenta. Aí, você deve estar pensando, mas se a cada cliente a equipe precisar pesquisar, no meio do fogo cruzado do Natal, a gente não vai dar conta… Vai, sim. Porque perguntas são fundamentais para entender necessidades e conquistar confiança do cliente. E o melhor, confiança dura muitos Natais e assim você vai poder cantarolar e festejar como a famosa marca por muitos anos: O Natal vem vindo. Vem vindo, Natal.
Lúcia Búrigo – Sócia da Bossa Experiências Criativas, facilitadora de capacitações corporativas nas áreas de comunicação, vendas e relacionamento com o cliente.
A Comunicação Cura. Por Lúcia Búrigo
Por Lúcia Búrigo12/10/2023 13h39
Você deseja, de verdade, um mundo melhor? Se a resposta foi sim, um bom começo é se perguntar: como anda à sua maneira de se comunicar? A clareza, por exemplo, é uma marca registrada nas suas abordagens? Aliás, você tem se preocupado, de fato, com o que o que as outras pessoas entendem do que você diz? Mais do que isto, como elas ficam depois do contato com você? Essas perguntas são básicas para o seu entendimento sobre a quantas anda a sua interação com as pessoas. Pode ter certeza, que esta avaliação tem muito a ver com o seu resultado e como você está desenhando a sua marca por onde passa.
Quantas vezes você se pega pensando: será que eu falo uma língua alienígena? Muitas vezes? Se foi positiva sua resposta, ai, ai, ai…acendeu um alerta aqui sinalizando que esse descompasso merece ser analisado com cuidado. Não ser compreendido por quem interage com a gente é sintomático e requer um olhar cuidadoso sobre a forma com que expressamos nossas ideias. A comunicação é muito dinâmica e revela nossas crenças e valores, que andam, volte e meia, precisando de atualizações. Se liga…será que não está em tempo de dar uma reformulada em alguns conceitos e expressões?
Aliás, ela permite que transborde o conteúdo de nossos pensamentos e emoções. Uma coisa está grudadinha na outra e se você gostaria de causar um impacto positivo por onde anda é fundamental perceber como tem verbalizado suas intenções. Mais do que isto, precisa olhar para dentro de si e observar bem o que você tem alimentado no seu interior. E mesmo que isso tenha uma pegada clichê, não desconsidere. Porque o simples e o óbvio são sempre fundamentais, mas nem por isso são fáceis, a gente sabe bem.
A comunicação é a base das relações interpessoais. Se ela for fluida, harmônica, mesmo num conflito é possível mitigar os estragos. Aposte nela como balsamo capaz de curar feridas, porque ela tem esse poder cicatrizante, mas também pode ferir profundamente. Às vezes pode ser muito duro corrigir seus estragos. A comunicação deve ser aperfeiçoada para ajudar a construir pontes. Essa é sua verdadeira função, ser conectora e não uma barreira. E você, tem construído o que nos ambientes por onde tem andado?
Lúcia Búrigo – Sócia da Bossa Experiências Criativas – Profissional de Marketing e Comunicação
Lactantes podem receber bônus de R$ 50 no Bolsa Família. Votação será realizada hoje
Por Lúcia Búrigo10/05/2023 10h41
Foto/Agência Brasil
A votação da Medida Provisória do Bolsa Família na Comissão Mista no Congresso Nacional que prevê o pagamento de R$ 600 para famílias de baixa renda, deve acontecer hoje, às 14h
O relator, deputado Dr. Francisco (PT-PI) incluiu 43 novas emendas. Uma delas garante pagamento de R$ 50 a mulheres que estão amamentando, o que significará impacto de R$ 229,67 milhões ao ano. Segundo o relator, o montante foi alinhado com o governo federal.
A proposta, encaminhada pelo governo federal, previa o valor adicional para dependentes de 7 a 18 anos e gestantes.
Um outra alteração é para que o BPC seja usado em empréstimo consignado na margem de 35%, sendo 30% para financiamentos e 5% pagamento de despesas com carão de crédito. Os descontos serão autorizados com período mínimo de cinco dias úteis. “Dando prazo necessário para reflexão antes da tomada final da decisão que pode comprometer parcela elevada da renda do indivíduo atendido pelo BPC”, explica.
O parecer traz ainda concessão do Bolsa Família para famílias que recebem seguro defeso, desde que não acumulem os auxílios.
Infobesidade tem cura? Por Lúcia Búrigo
Por Lúcia Búrigo08/04/2023 15h00
Você cumpre sua morning routine, rsrs… (Sim, é um jeito sofisticado de falar da sua rotina ao acordar) e já começam a pipocar fontes múltiplas de informação. Dependendo da sua bolha você vai dar ouvidos a podcasters que vão citar zilhões de referências que você vai se sentir obrigado a ler, ouvir e seguir. O seu comunicador da vez, aquele que te influencia sobre fatos, lugares e pessoas da região, vai abrir outras tantas possiblidades de informação, narrando as notícias do dia. Enquanto o seu café esfria, você abre o email. A cada mensagem pululam links, em abas que não tem fim e o WhatsApp prenuncia fortes emoções com news de montão. Fakes ou não, nem vai dar tempo de saber. E a pergunta que fica: afinal, se isso é a tal daminfobesidade, tem cura?
Pensa, a quantas mil mensagens por dia estamos expostos? Uma potência não é mesmo? Há quem diga que estamos diante de 5 mil marcas ao longo de 24 horas. Verdade ou não, o maior desafio dos profissionais da comunicação é conseguir obter a atenção das pessoas, cada vez mais concorrida e comprometida pela escassez de tempo. E todos desejam audiência, é ou não é? Capturá-la é, de fato, de muito valor. Para fazê-lo é preciso conhecer bem o interlocutor para tentar identificar como conseguir uma conexão.
No meio dessa briga está você infotoxicado com o acesso a toda essa abundância de conhecimento. O que aliás, é natural. Hoje a velocidade de duplicação do conhecimento gira em torno 13 meses. E pensar que em 1900 o conhecimento humano dobrava aproximadamente a cada 100 anos. Sentiu o peso? O verdadeiro desafio é avaliar por quanto tempo a informação permanece precisa e útil. Dar foco ao que realmente interessa e se abastecer do que é pertinente e relevante para a vida exige eleger curadores confiáveis que poderão criar atalhos para facilitar a sua jornada. A palavra que cabe é credibilidade. Ou seja, uma reputação bem constituída faz a diferença.
Lamento informar, mas a infobesidade é exponencial. Porém, entenda que suas fontes precisam dialogar com o espírito do tempo e, importante, sem afobação. Confie no processo, não é o que dizem? Falar, ler e ouvir só que o fortalece o seu viés cognitivo não ajuda a sair do lugar. A inovação está no diferente. Alguém já disse: o que não mata, fortalece e permite ir além. Seja sábio procure ousar, conhecer possibilidades diferentes das suas. É assim que a gente se desenvolve, questionando dogmas e quebrando paradigmas. Desacreditar não é pecado. É transcender a zona de conforto. Mas, isso rende uma nova história…
Lúcia Búrigo – Profissional de marketing e comunicação, sócia da Bossa Experiências Criativas