Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Google Chrome Opera Mozilla Firefox Microsoft Edge
Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.

BLOG

Ligado no Sul
BLOG

Avatar

CIASCV promove debate sobre alzheimer, vacinação e saúde da pessoa idosa

Por Ligado no Sul26/07/2024 12h00
Foto/Divulgação
 A 26ª reunião da Comissão Intersetorial de Atenção à Saúde nos Ciclos de Vida (CIASCV), realizada nos dias 24 e 25 de junho, em Brasília (DF) promoveu palestras, debates e proposições importantes acerca da saúde das pessoas idosas, adolescentes e do cenário do Sistema Único de Saúde (SUS).
Coordenadas por Vânia Leite e Walquíria Cristina, as discussões foram iniciadas, na manhã de quarta-feira (24), com a exposição da enfermeira responsável pelo Projeto CAAD – Análise de Custos Associados à Demência pelo Programa de Suporte aos Cuidadores de Pessoas com Demência, Ceres Eloah Lucena. Na oportunidade, a enfermeira falou sobre a Política Nacional de Cuidado Integral às Pessoas com Doença de Alzheimer e Outras Demências.
Ainda sobre essa pauta, expuseram trabalhos e proposições a geriatra e presidente da Associação Brasileira de Alzheimer – Abraz, Flavia Bezerra; a presidente da Febraz e membro da CIASCV, Elaine Mateus e o representante de Saúde da Pessoa Idosa na Atenção Primária do Ministério da Saúde (MS), Francisco Noberto.
A programação do dia contou ainda com discussão sobre as diretrizes do Programa Nacional de Imunização (PNI) e Vacinação no Curso de Vida, com os convidados Eder Fernandes, diretor do Departamento do Programa Nacional de Imunizações e Lívia Pansera, presidente do Conselho Regional de Medicina do Distrito Federal. A coordenadora da Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente, Sônia Venâncio, apresentou Minuta da Portaria da Política Nacional da pasta.
A manhã da quinta-feira (25) foi destinada ao debate sobre a implementação e impacto da Convenção Interamericana no sistema de saúde brasileiro. Para falar sobre o tema, foram convidados o Secretário Nacional dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa (MDHC), Alexandre da Silva; a consultora nacional para o envelhecimento saudável da Coordenação da Equidade, Doenças Crônicas não Transmissíveis e Saúde Mental da OPAS/OMS, Cristina Hoffman; a coordenadora da Comissão Permanente de Defesa das Pessoas com Deficiência e Idosos no COPEDPDI/CNPG, Cristiane Branquinho e o procurador de Justiça Cível do MP (PA) e presidente da AMPID, Waldir Macieira.
O encerramento da 26ª reunião do CIASCV decorreu com o debate sobre o cenário e diretrizes da Análise Clínica nos Ciclos de Vida no Âmbito do SUS, com os expositores, Maria Menezes, presidente da Sociedade Brasileira de Análises Clínica; Paulo Boff, professor do departamento de Ciências Farmacêuticas da UFSC e representante do Ministério da Saúde. A COBAP foi representada pelo secretário-geral e membro do CIASCV, Luiz Legñani.
0
0

Após morador de Orleans criar abaixo-assinado, coordenador do SIE vem a Orleans para reunião com moradores e autoridades

Por Ligado no Sul26/07/2024 11h00
Foto/Reprodução Instagram

Após a criação de um abaixo-assinado liderado pelo Murilo Hoffman, a cidade de Orleans se prepara para uma importante reunião sobre a recente proibição de conversão à esquerda na SC-108, no bairro Corridas. A mudança na regulamentação de trânsito tem gerado preocupações e descontentamento entre os moradores, principalmente devido às dificuldades que impõe para o acesso às empresas de transporte da região e à segurança das vias.

Murilo Hoffman, que iniciou a petição contra a nova regra, destacou a importância da reunião para encontrar soluções adequadas. “A medida causou muitos transtornos para os moradores e trabalhadores. A principal rua do bairro ficou inacessível, forçando todos a percorrer caminhos mais longos e complicando a logística dos caminhões e carretas”, afirmou Hoffman. Ele também mencionou a falta de estudo aprofundado sobre os impactos da mudança, citando problemas adicionais como o aumento de veículos atravessando o pátio de um posto de combustíveis e a má condição de ruas alternativas.

A reunião contará com a presença de Alisson Silva, Coordenador do SIE (Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade), e outros dois engenheiros. O encontro está agendado para a próxima quinta-feira, 1º de agosto, às 8h30, na sede da ACIO (Associação Empresarial de Orleans). O objetivo é discutir a situação com a comunidade e buscar alternativas que atendam aos interesses e garantam a segurança dos moradores.

Hoffman ressaltou a importância do abaixo-assinado, que conseguiu reunir cerca de 350 assinaturas em poucas horas. “A petição tem dado voz à comunidade e está pressionando as autoridades a reconsiderarem a medida. Quanto mais apoio conseguimos, mais força teremos para que o governo do Estado reveja a decisão”, explicou.

 

0
0

Movimento de cargas nas ferrovias de SC cresce 8,9% no primeiro semestre de 2024 e fica acima da média nacional

Por Ligado no Sul26/07/2024 10h30
Foto/SPAF

A movimentação de cargas nas ferrovias de Santa Catarina cresceu 8,9% no primeiro semestre de 2024, em comparação com o mesmo período de 2023. Segundo dados apurados pela Gerência de Ferrovias, da Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias junto à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), as duas concessionárias que atuam no estado transportaram 3,5 milhões de toneladas. O desempenho das concessionárias que atuam em Santa Catarina ficou acima da média nacional, que foi 5,03% maior em comparação com o primeiro semestre de 2023.

“O setor segue mantendo um crescimento consistente ao longo de 2024 e acima do que já foi registrado em 2023. Fica a expectativa de como será o segundo semestre, principalmente no agronegócio que é o setor que mais movimenta cargas pelo modal ferroviário em Santa Catarina”, avalia o secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias, Beto Martins.

Até agora o mês de maior desempenho do setor foi abril, com a movimentação de 628,9 mil toneladas. O segundo trimestre, com 1,8 milhões de toneladas, foi 3,5% maior que o primeiro trimestre, que movimentou 1,7 milhões de toneladas.

Pela Rumo Logística, concessionária da Malha Sul, foram movimentadas 2 milhões de toneladas de cargas. Pela Ferrovia Tereza Cristina, foram movimentadas 1,5 milhões de toneladas.

Os maiores volumes registrados foram o transporte de 1,6 milhões de toneladas de soja e 1,2 milhões de toneladas de carvão. Também passaram pelas ferrovias catarinenses 321 mil toneladas de milho, 300 mil toneladas de cargas conteinerizadas, 36 mil toneladas de óleo diesel, 24,4 mil toneladas de gasolina, 10,2 mil toneladas de cloreto de potássio, 4,2 mil toneladas de adubo orgânico a granel. 417 toneladas de fosfato e 275 toneladas de álcool.

A movimentação nos 763 quilômetros de malha ferroviária em operação corresponde a 1,4% da movimentação nacional, que foi de 253,9 milhões de toneladas no primeiro semestre de 2024.

0
0

Adolescentes vandalizam túmulo e vaso do cemitério de Orleans

Por Ligado no Sul26/07/2024 10h00
Foto/Ilustrativa

Na quarta-feira, 24, o Cemitério Municipal de Orleans foi vandalizado. Um túmulo foi encontrado com a tampa de granito quebrada, enquanto outro teve um vaso de flores atirado ao chão, resultando em sua quebra.

De acordo com a assessoria jurídica da Cesconetto Serviços, empresa responsável pela administração do cemitério, as câmeras de segurança flagraram três meninas e um menino, aparentemente adolescentes, praticando os atos de vandalismo. A assessora jurídica da Cesconetto, Yara Regina Martins, informou ao Jornal da Guarujá, na manhã desta sexta-feira, 26, sobre as medidas que estão sendo tomadas.

“Estamos trabalhando para identificar os responsáveis pelos danos. As imagens mostram claramente que o vandalismo foi intencional e realizado por adolescentes. Eles causaram danos significativos”, afirmou Yara. Segundo ela, o ato ocorreu às 18h45.  “A entrada dos jovens foi registrada por volta das 18h25, e o vandalismo ocorreu às 18h45.”

Sobre se houve ou não consumo de bebida alcóolica ou entorpecentes, a assessoria jurídica informou que não. “Não é possível ver consumo de bebidas ou drogas nas imagens, se aconteceu, foi fora do cemitério.”

Yara detalhou que, apesar dos danos, não houve violação de sepulturas ou qualquer tipo de ritual. “Não houve violação de sepulturas ou corpos. O vandalismo foi exclusivamente de natureza maliciosa.”

A assessora também explicou os próximos passos da empresa: “Já registramos um boletim de ocorrência e estamos em processo de identificação dos adolescentes e de seus responsáveis legais. Vamos acionar o Conselho Tutelar e tomar todas as medidas legais necessárias para buscar uma indenização pelos danos causados. A indenização será uma questão importante, pois muitas vezes os pais não sabem o que os filhos estão fazendo, e o prejuízo acaba recaindo sobre eles. ”

Yara enfatizou a eficiência do sistema de monitoramento do cemitério. “Nosso sistema de câmeras é bastante eficiente e garante a segurança do local. Qualquer tentativa de vandalismo é prontamente registrada.”

Confira entrevista completa

 

0
0