Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Google Chrome Opera Mozilla Firefox Microsoft Edge
Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.

BLOG

Ligado no Sul
BLOG

Avatar

São Ludgero celebra formatura de 278 alunos no Programa Proerd

Por Ligado no Sul21/05/2024 12h00
Foto/Assessoria de Imprensa

Em São Ludgero, 278 alunos do 5º Ano das escolas públicas e particulares receberam certificados de participação no Programa Educacional de Resistência às Drogas e Violência (Proerd). A cerimônia ocorreu no Centro Cultural Multiuso Dimas Schlickmann.

Os estudantes das escolas Centro Educacional Professor Henrique Buss, Complexo Educacional Unificado Benício Warmeling, Colégio Evolução, Escola de Educação Básica São Ludgero e Escola de Ensino Fundamental Bom Retiro participaram de 10 aulas ministradas pelo Sargento Jeferson Francisco dos Santos e Cabo Renê dos Santos Luciano, que abordaram temas sobre drogas e cidadania.

Durante a formatura, as redações de Vitória Mattei de Freitas (Escola de Educação Básica São Ludgero), Maísa Nascimento Iung (Colégio Evolução) e Paula Warmeling Walter (Centro Educacional Professor Henrique Buss) foram lidas. Outros alunos também tiveram suas redações premiadas.

A aluna Laila Viana Werneck conduziu a leitura do compromisso, que foi assumido por todos os formandos.

O Proerd, realizado pela Polícia Militar, retornou a São Ludgero em 2024 após um hiato desde 2019 devido à falta de instrutores. O programa, iniciado no município em 2001, contou com o apoio da Prefeitura, Cooperativa de Eletricidade de São Ludgero (Cegero), Ministério Público e Poder Judiciário.

O Proerd tem 26 anos de existência e é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Segurança Pública de Santa Catarina. O programa busca capacitar jovens para uma vida saudável, livre das drogas e da violência.

0
0

Teatro da Apae de Içara se apresenta pela primeira vez no Festival Nacional de Teatro Revirado em Criciúma

Por Ligado no Sul21/05/2024 11h30
Foto/Divulgação

A 5ª edição do Festival Nacional de Teatro Revirado abre espaço pela primeira vez para apresentação do grupo teatral da Escola Especial Sonho Dourado de Içara. A peça teatral “Clown e Down: O espetáculo da bailarina” estará no palco do Teatro Elias Angeloni no dia 28 de maio, às 20h. A peça trabalha com uma das vertentes do teatro: a apalhaçaria, que consiste na “Arte dos palhaços”, e que envolve muitas brincadeiras e risadas. A montagem conta com oito participantes e sendo os protagonistas, todos pessoas com síndrome de Downs. Além disso é original da escola escrita e planejada a partir do que cada aluno-palhaço tinha a oferecer de melhor.

O Festival será realizado de 27 de maio a 1º de junho e de forma pioneira serão seis apresentações realizadas no teatro diariamente nos períodos matutino, vespertino e noturno. O grande diferencial das outras edições é a programação da noite que deixa de ser itinerante e traz para o público apresentações teatrais todas as noites de segunda a sexta, 27 a 31 de maio, às 20h, com entrada franca. A abertura, dia 27, será com a peça Amor Negro Amor, do Coletivo Ação Zumbi, de Florianópolis às 19h30 com classificação de 12 anos. Este será o o único espetáculo com mais tempo de duração de 1h40 a peça de abertura, por isso inicia às 19h30. As demais terão em média 40 minutos.

Os ingressos para as pessoas assistirem as peças da noite da mostra estão disponíveis para reserva gratuita na plataforma https://minhaentrada.com.br ou 30 minutos antes no teatro. A reserva para as escolas levarem os estudantes para as apresentações de dia no teatro já foram encerradas.

Além de Criciúma, mais quatro cidades da região: Orleans, Içara, Cocal do Sul e Forquilhinha recebem espetáculos. O evento é promovido pelo Grupo de Teatro Revirado e, nesta edição, terá a participação de 14 grupos de teatro das regiões sul, sudeste e nordeste do Brasil e também da Argentina. Serão 27 apresentações gratuitas para diversos públicos. Para promover a acessibilidade, um tradutor de Libras integra os espetáculos. (programação completa abaixo).

As apresentações serão realizadas em parques, praças, centros culturais e teatros das cidades. A extensa programação pretende levar muito teatro e cultura ao público às pessoas dos municípios, sendo um dos eventos artísticos mais importantes do calendário cultural do sul de Santa Catarina. Promovido a cada dois anos, a primeira edição foi realizada em 2017 em comemoração aos 20 anos de trajetória do Grupo de Teatro Revirado. Para Reveraldo Joaquim, idealizador do Grupo de Teatro Revirado, o espaço do Teatro Elias Angeloni traz mais segurança para os atores, músicos, produtores e toda técnica, bem como para o público em geral em relação às mudanças climáticas que poderão ocorrer: “Nos outros anos, o Festival acontecia principalmente em espaços alternativos, como caminhões-palco e estruturas montadas em praças e muitas vezes éramos surpreendidos pelas as alterações do tempo. Desta vez, conseguimos trazer espetáculos que se encaixam em uma estrutura mais convencional de teatro, com iluminação e sonorização de alta qualidade e, segurança e conforto ao público evitando riscos de cancelamento de espetáculos”, explica Reveraldo. Por ser um Festival itinerante, durante o dia, as peças serão apresentadas para a rede pública de ensino e em espaços alternativos como pátios de escola e quadras cobertas. “A ideia do projeto é descentralizar a difusão teatral, levando cultura e diversão a outros públicos”, comenta o organizador Reveraldo Joaquim.

Foram 429 peças inscritas do Brasil e Argentina. Para este ano, entre artistas e produção local, o Festival conta com aproximadamente 150 pessoas envolvidas diretamente, movimentando e aquecendo a economia local. A 5ª edição do Festival Nacional de Teatro Revirado é realizado em parceria com o Ministério da Cultura, com patrocínio da Eliane, Diamante Energia, Farbem e Giassi Supermercados por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet. Conta com o apoio da Brametal e da Prefeitura Municipal de Cocal do Sul e da Prefeitura Municipal de Orleans e da LeyBack.

Confira a programação:

27/05 – sábado

Criciúma – Teatro Elias Angeloni, 19h30
Amor Negro Amor, do Coletivo Ação Zumbi, de Florianópolis/SC – Classificação 12 anos

Cocal do Sul Salão Paroquial da Igreja Matriz, 9h e 14h
Rio Bernunça, da Cia Cobaia Cênica, de Rio do Sul/SC – Classificação livre

Içara – APAE, 9h30h e 13h30
Laborioso Contato: Um Palhaço Anuncia O Fim do Mundo, da Trupe Motim de Teatro, de Quixeré/CE – Classificação livre

28/05 – domingo

Criciúma – Teatro Elias Angeloni, 9h30 e 14h
Percursos: O Último Voo de um Menino, do Poeira Grupo de Teatro, de Florianópolis/SC – Classificação livre
Cine teatro Itália (Rogacionista)- 10h
Além da Heroína: Uma História de Anita Garibaldi, da Cia O Sombrista, de Turvo/SC

Teatro Elias Angeloni, 20h
O Espetáculo da Bailarina, do grupo O Clown e o Down, de Içara/SC
Arroz e Feijão em Colapso no Sistema, do Grupo de Teatro Revirado, de Criciúma/SC -Classificação livre

Orleans – Centro Cultural Galiano, 9h30 e 14h
Quanta Coisa O Lixo É, da Cia UsFulano, de Arujá/SP – Classificação livre

29/05 – segunda-feira

Orleans – Centro Cultural Galiano, 9h30 e 14hCriciúma – Teatro Elias Angeloni, 9h30
Rio Bernunça, da Cia Cobaia Cênica, de Rio do Sul/SC – Classificação livre

Teatro Elias Angeloni, 20h
Homens Pink: La Vaca, da Cia de Artes Cênicas, de Florianópolis/SC – Classificação 12 anos

Orleans – Centro Cultural Galiano, 9h30 e 14h
Percursos: O Último Voo de um Menino, do Poeira Grupo de Teatro, de Florianópolis/SC – Classificação livre

Forquilhinha – Waldemar Casagrande 9h30 e 14h
Quanta Coisa O Lixo É, da Cia UsFulano, de Arujá/SP – Classificação livre

30/05 – terça-feira

Criciúma – Parque Altair Guidi, na Frente da LeyBack 15h
Laborioso Contato: Um Palhaço Anuncia O Fim do Mundo, da Trupe Motim de Teatro, de Quixeré/CE – Classificação livre

Parque Altair Guidi, 16h
Discotecagem 100% Vinil Brasilidades, com Kanarek (Barato Total) – Classificação livre

Parque Altair Guidi, 16h30
Um Sorriso Vale Mais Que Mil Palavras, do Grupo Variedades Escênicas, de Buenos Aires/ARG – Classificação livre

Teatro Elias Angeloni, 20h
Cansei de Ser Partner, do Bando Golíardis, de São Paulo/SP – Classificação 12 anos

31/05 – quarta-feira

Criciúma – Praça Nereu Ramos, 12h30
Fidedina y el mar, do grupo La Caravana de Buenos Aires/ARG

Bairro Renascer, 15h – Projeto Nunca Pare de Sonhar
Laborioso Contato: Um Palhaço Anuncia O Fim do Mundo, da Trupe Motim de Teatro, de Quixeré/CE – Classificação livre

Teatro Elias Angeloni, 20h
Maquinista, do Grupo Pavilhão da Magnólia, de Fortaleza/CE – Classificação 16 anos

01/06 – quinta-feira

Criciúma – Praça Nereu Ramos, 10h30
O Lançador de Foguetes, do Grupo Pernas Pro Ar, de Canoas/RS

Garden Pub:
Peça de teatro “Rinha” do Grupo Risco de Teatro de Itajaí -SC – 20h
Banda Africatarina, de Florianópolis/SC – 21h
Banda Oito, de Cocal do Sul/SC – 22h30

 

0
0

2ª Edição do Talk Mulher reúne quase 100 empreendedoras em Orleans

Por Ligado no Sul21/05/2024 11h00
Foto/Divulgação

A 2ª edição do Talk Mulher, realizada nesta segunda-feira, dia 20, foi um sucesso. Quase 100 pessoas de diversas cidades da região prestigiaram a iniciativa promovida pelo Núcleo da Mulher Empreendedora da Associação Empresarial de Orleans, no Taos Restaurante Bar. O evento contou com a palestra de Renata Costa, sobre Liderança e Comunicação, e proporcionou uma noite de desenvolvimento, inspiração, motivação, networking e celebração ao sucesso das participantes.

Após o jantar, a especialista na área de branding falou sobre como construir e fortalecer marcas fortes e autênticas, tanto pessoais quanto empresariais, com o intuito de diferenciar o seu negócio. “Não existe liderança sem comunicação eficaz. Todas as pessoas que têm sucesso em se comunicar sabem a mensagem que elas carregam. Todas as empresas carregam uma mensagem e o dono é o principal mensageiro, mas é necessário que ele tome consciência disso”, ressaltou a palestrante.

Troca de coordenação

Durante o Talk Mulher, foi oficializada a troca de coordenação do Núcleo de Mulheres Empreendedoras da ACIO, na qual a psicóloga Vanesa Bagio passou o comando para a cirurgiã-dentista Paula Canever. Atualmente, Vanesa ocupa a função de diretora de Marketing e Comunicação do Conselho Estadual da Mulher Empresária e é a vice-presidente da ACIO.

“É com satisfação, humildade, gratidão e emoção que olho para trás e reflito sobre o tempo que passamos juntas. Nestes dois anos como coordenadora, tive a honra de presenciar este grupo se fortalecendo cada vez mais em busca do mesmo propósito. Foi um período de muitos aprendizados e só tenho a agradecer a todas as envolvidas”, ressaltou ela.

Paula, por sua vez, falou sobre o desafio assumido. “Nesta nova função, meu compromisso é fortalecer ainda mais os laços entre nós, criando um ambiente de troca de experiências e apoio mútuo. Estamos vivendo um momento único, em que a presença de lideranças femininas cresce de forma expressiva. No entanto, sabemos que ainda há muito a ser superado. Juntas, teremos a oportunidade de redefinir padrões e abrir caminhos para as futuras gerações de mulheres”, declarou.

0
0

Comandante Arent destaca papel da PM durante sessão da Câmara de Orleans

Por Ligado no Sul21/05/2024 10h27
Foto/Redação

Na sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Orleans realizada na segunda-feira, dia 20, o capitão Henrique Carrer Arent, comandante da Polícia Militar, fez uso da tribuna livre para falar sobre o papel da PM na preservação da ordem pública. Seu pronunciamento destacou a importância da presença policial na garantia da segurança e tranquilidade da comunidade.

Ordem do Dia: Aprovações de Projetos e Indicações

Durante a Ordem do Dia, dois Projetos de Lei e uma Indicação foram aprovados pelos vereadores presentes.

1. Projeto de Lei PE nº 20, de 10 de maio de 2024: De autoria do Poder Executivo, o projeto “autoriza o Poder Executivo a firmar parceria, por meio de Termo de Fomento, com a Associação de Moradores de Brusque do Sul e dá outras providências”. O projeto foi aprovado por unanimidade.

2. Projeto de Lei PE nº 21, de 13 de maio de 2024: Também de autoria do Poder Executivo, este projeto “altera dispositivos da Lei nº 3096/2022, que dispõe sobre os requisitos para candidatura à CIPAA e dá outras providências”. Aprovado por unanimidade.

3. Indicação nº 34/2024: De autoria do vereador Paulo Canever, a indicação solicita que o Executivo, através da Secretaria de Infraestrutura, instale uma lombada na Rodovia Moacir Spricigo, na localidade de Oratório, em frente à residência do Sr. Pedro Furlan. “No local, já existia uma lombada, mas com a realização do asfaltamento, a mesma foi retirada e os moradores estão solicitando novamente a instalação devido à alta velocidade dos veículos que transitam naquele trecho”. A indicação foi aprovada por unanimidade.

Fizeram uso da Tribuna, os vereadores Valentim Bardini Sobrinho (MDB); Paulo Canever (PSD); Luiz Cristóvão Crocetta (MDB); Marlise Zomer (PSDB); Valter Orbem (PSD) e Maiara Dal Ponte Martins (MDB).

 

 

0
0