Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Google Chrome Opera Mozilla Firefox Microsoft Edge
Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.

2º Fórum Cultura Orleans destaca arte e história no Centro de eventos Galliano Zomer

Exposição de Leandro Jung e filme 'Azambuja' destacam consciência ambiental e imigração Italiana no sul de SC

Por Ligado no Sul04/12/2023 10h26
Foto/Divulgação PMO

Promovido pelo Departamento de Cultura, sob a liderança da arte educadora Juliana Natal, o 2º Fórum Cultura Orleans é uma iniciativa que busca unir arte e história. O Centro de Eventos Galliano Zomer será o palco desse encontro nesta terça-feira, dia 5, a partir das 18h45.

A exposição do artista plástico Leandro Jung traz uma proposta envolvente e conscientizadora. Intitulada “Margem do Rio”, a mostra aborda as consequências das ações poluentes nas águas do Rio Palmeiras, situado em Orleans. Jung utiliza tecidos tingidos pela água contaminada e marcações das folhas da Mata Atlântica, revelando detalhes das implicações dos resíduos da extração de carvão na região.

A obra de Jung convida os espectadores a refletirem sobre a interação entre o homem e o meio ambiente, e mostra como as atividades humanas podem deixar marcas na natureza. As peças expostas na floresta, cuidadosamente posicionadas pelo artista, narram visualmente a história da degradação ambiental às margens do rio.

Além da exposição, o evento exibirá o filme “Azambuja”. Este documentário envolvente mergulha na história da imigração italiana no Sul de Santa Catarina, abordando o período turbulento da década de 1800 na Itália. Diante de uma crise econômica, política e social, os italianos enfrentavam a fome e as guerras. A América, para muitos, representava uma oportunidade de mudança de vida, repleta de promessas e oportunidades.

“Azambuja” não apenas retrata a jornada dos imigrantes, desde a partida até a chegada à primeira colônia do sul catarinense, mas também explora as contrastantes promessas e a dura realidade que esses pioneiros encontraram ao iniciar uma nova vida em terras desconhecidas.

O evento é gratuito e aberto ao público e representa uma oportunidade  para explorar a riqueza cultural e artística da região.

0
0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe essa notícia

VER MAIS NOTÍCIAS