Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Google Chrome Opera Mozilla Firefox Microsoft Edge
Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.

Prazo para exame toxicológico de motoristas com CNH, categorias C, D e E, termina hoje

Por Ligado no Sul30/04/2024 12h00
Foto/Agência Brasil

Os condutores de veículos com Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas categorias C, D e E têm até hoje, 30, para regularizar a situação e fazer o exame toxicológico obrigatório. O prazo se aplica especialmente aos motoristas cuja CNH venceu entre janeiro e junho deste ano, após uma prorrogação concedida pelo Código de Trânsito Brasileiro.

Desde março de 2016, o Código de Trânsito Brasileiro exige que os condutores das categorias C, D e E comprovem resultado negativo em exame toxicológico para a obtenção e a renovação da habilitação. A medida visa identificar o consumo de drogas, que pode comprometer a capacidade psicomotora dos condutores e aumentar o risco de acidentes de trânsito.

Pedro Ducci Serafim, diretor da Associação Brasileira de Toxicologia (ABTox), destaca que a exigência salva vidas no trânsito, com estudos mostrando uma redução de mais de 30% em acidentes fatais após a implementação do exame toxicológico.

A Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) estima que mais de 3,4 milhões de condutores das categorias C, D e E ainda não regularizaram a situação em todo o Brasil. As multas para quem não cumprir o prazo começarão a ser aplicadas a partir de 31 de maio.

O exame toxicológico é necessário para motoristas que dirigem veículos maiores, como caminhões, ônibus e vans, devido à sua importância na segurança viária. Sua realização é obrigatória a cada dois anos e meio, no momento da renovação da CNH, e pode detectar o uso de substâncias psicoativas nos últimos 90 a 180 dias.

Os motoristas podem consultar a necessidade do exame no portal de serviços da secretaria, fornecendo informações como CPF, data de nascimento e data de validade da CNH. O não cumprimento do prazo estabelecido é considerado infração gravíssima, sujeita a multa automática de R$ 1.467,35 e sete pontos na CNH.

 

*Com informações Agência Brasil

0
0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe essa notícia

VER MAIS NOTÍCIAS