Polícia Civil identifica e indicia trio envolvido em crimes de roubo, adulteração de veículos e extorsão em Criciúma
Entrevista com o delegado responsável pelo Departamento de Investigação Criminal de Criciúma
A Polícia Civil de Criciúma identificou e indiciou um trio envolvido em crimes de roubo armado, adulteração veicular, extorsão qualificada e receptação. Os crimes ocorreram nos bairros Nossa Senhora da Salete, Catarinense e Quarta Linha.
Durante a operação, a polícia conseguiu recuperar dois automóveis roubados, que foram restituídos aos seus proprietários. A investigação resultou no indiciamento dos envolvidos e a expedição de um mandado de prisão para um dos criminosos, que segue foragido.
O Jornal da Guarujá conversou na manhã desta sexta-feira, 12, com o delegado Yuri Miqueluzzi, responsável pelo Departamento de Investigação Criminal de Criciúma, para entender melhor a operação e os resultados obtidos.
“O trabalho da delegacia de repressão a roubos está atuando de forma constante para combater os crimes de roubo na cidade de Criciúma e na região da AMREC”, afirmou o delegado.
“Essa investigação foi complexa e resultou no indiciamento de três pessoas responsáveis por roubos, adulteração de veículos e extorsão. A associação criminosa utilizava armas de fogo em seus roubos e depois adulterava os veículos com o objetivo de revendê-los ou extorquir as vítimas.”
Miqueluzzi detalhou que, após a identificação dos criminosos, “um dos envolvidos teve um mandado de prisão expedido e está foragido. A equipe das delegacias do novo Departamento de Investigação Criminal de Criciúma está focada em combater roubos, homicídios e tráfico de drogas. Essa especialização tem mostrado resultados positivos, com uma redução significativa de crimes na região.”
O delegado também destacou que “os roubos aconteciam principalmente na região de Criciúma. Com o trabalho investigativo e a criação de um sistema de gestão de segurança pública baseado em dados, conseguimos reduzir os roubos em 45% de janeiro a julho de 2024, em comparação ao mesmo período do ano anterior.”
Sobre a operação, Miqueluzzi confirmou a recuperação de dois veículos roubados e ressaltou a importância da colaboração entre a Polícia Civil, a Polícia Científica e a Polícia Militar, além do apoio da população através de denúncias.
“O trabalho conjunto entre instituições e a participação da comunidade são fundamentais para garantir a segurança pública. É preciso que todo mundo faça a sua parte”, concluiu o delegado.
Confira entrevista completa