Operação “Exspiravit” revela fraudes em Pescaria Brava
Na manhã desta quinta-feira, 20, a Polícia Civil de Santa Catarina deu início a mais uma fase da operação “Exspiravit”, que investiga desvio de rendas públicas e outras fraudes em contratos administrativos entre o município de Pescaria Brava e uma empresa localizada em Laguna. A ação é conduzida pela Divisão de Investigação Criminal (DIC) de Santa Catarina e mobilizou policiais das Delegacias de Polícia de Imbituba, Pescaria Brava, DIC de Tubarão e o Laboratório de Lavagem de Dinheiro – núcleo Sul.
As investigações revelaram que um ex-agente político de Pescaria Brava teria se associado a um empresário vencedor de várias licitações no município entre 2020 e 2022. Juntos, eles teriam desviado recursos públicos destinados ao pagamento de trabalhadores das Secretarias de Educação e de Obras, utilizando a empresa investigada como intermediária. Os desvios tinham como objetivo remunerar apadrinhados políticos e cabos eleitorais do ex-agente político. A investigação constatou também o superfaturamento dos contratos, com valores que chegavam a ser 50% superiores aos serviços prestados.
Oito ordens judiciais foram cumpridas, como mandados de busca e apreensão e o sequestro de bens dos investigados, totalizando R$ 1.708.405,92.