Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Google Chrome Opera Mozilla Firefox Microsoft Edge
Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.

Ministério firma parceria com Meta para buscar crianças desaparecidas

Projeto começa no DF, CE e MG com publicação no Facebook e Instagram

Por Ligado no Sul31/08/2023 10h27
Foto/Agência Brasil

O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) assinou, nessa quarta-feira (30), um acordo de cooperação técnica com a empresa Meta, que é proprietária das plataformas digitais Facebook, Instagram, Threads e WhatsApp. O objetivo do acordo é auxiliar na localização de pessoas desaparecidas.

A meta é ampliar e agilizar as buscas por pessoas desaparecidas. Conforme o acordo, o programa Amber Alerts Brasil emitirá alertas de emergência de desaparecimento de crianças e adolescentes de até 18 anos de idade no Facebook e Instagram. Esses alertas conterão dados e fotos da pessoa desaparecida e serão direcionados para uma área de 160 quilômetros a partir do local do desaparecimento.

Somente entre janeiro e julho deste ano, 42.272 pessoas desapareceram no Brasil por diversas circunstâncias, o que resulta em uma média de 199 desaparecimentos por dia. No mesmo período, 26.296 pessoas foram localizadas, o que representa uma média de 124 pessoas por dia, com seus paradeiros identificados.

O projeto de Busca de Pessoas Desaparecidas, lançado em Brasília nesta quarta-feira, pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, é dividido em três eixos: a consolidação de dados, a definição de protocolos e manuais relacionados ao tema e parcerias com plataformas digitais para a disseminação de informações sobre desaparecimentos.

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, afirmou que o projeto visa a coordenar nacionalmente as buscas por pessoas desaparecidas. “Já há uma coordenação específica na Senasp [Secretaria Nacional de Segurança Pública] sobre pessoas desaparecidas. E agora, estamos aparelhando essa coordenação com condições de efetivamente trabalhar junto com os estados. E a nossa contribuição, que não é local, evidentemente, mas, nacional, é basicamente a de difusão de informações”.

No Brasil, a ferramenta Amber Alerts vai postar alertas de emergência de desaparecimento de crianças e adolescentes de até 18 anos no Facebook e Instagram. Esses alertas conterão dados e fotos da pessoa desaparecida, informações sobre as roupas que ela estava usando quando foi vista pela última vez, bem como dados sobre o veículo supostamente envolvido em casos de rapto ou sequestro.

Essas publicações serão direcionadas para uma área de 160 quilômetros do local de desaparecimento ou da residência da pessoa desaparecida. A tecnologia Amber Alerts foi inaugurada nos Estados Unidos em 1990 e já foi experimentada em 30 países, contribuindo para encontrar cerca de 1.200 crianças, de acordo com Emily Vacher, diretora global de Responsabilidade e Segurança da Meta.

Apenas o Distrito Federal e os estados do Ceará e Minas Gerais farão parte do programa de emissão de alertas pela Meta. O secretário Nacional de Segurança Pública, Tadeu Alencar, explicou que essas unidades federativas foram escolhidas porque já possuem políticas estruturadas para lidar com pessoas desaparecidas e estão dispostas a fornecer os recursos necessários para o projeto.

Flávio Dino prevê que, após o sucesso da política nesses três estados, o programa será expandido para todo o país a partir de janeiro de 2024, com a adesão voluntária dos governos estaduais. Ele acredita que todos os estados participarão, considerando que a ferramenta é altamente eficiente para disseminar informações.

 

*Com informações Agência Brasil

0
0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe essa notícia

VER MAIS NOTÍCIAS