Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Google Chrome Opera Mozilla Firefox Microsoft Edge
Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.

Defesa Civil de Santa Catarina adotará novos métodos de resposta a desastres após tragédia no RS

Por Ligado no Sul27/05/2024 09h00
Foto: Ricardo Trida / SECOM

A Defesa Civil de Santa Catarina, com seus 51 anos de existência, é considerada uma referência nacional em diversas áreas, especialmente no monitoramento contínuo de desastres. Com um serviço de vigilância 24 horas por dia, sete dias por semana, e os mais modernos equipamentos de alerta e prevenção, o estado está à frente de muitos outros no país. Segundo o secretário da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil, Coronel Fabiano de Souza, esse serviço de alerta ininterrupto é um dos grandes diferenciais de Santa Catarina. “Nem todos os estados, na verdade a minoria dos estados brasileiros, têm o serviço de meteorologia, serviço de hidrologia, geologia, 24 horas. Santa Catarina tem. Tem os equipamentos necessários para fazer o acompanhamento dessas previsões, mas é claro em se tratando de sistema de monitoramento e alerta, a gente vai buscar sempre o aprimoramento constante”, destacou Souza.

A recente tragédia no Rio Grande do Sul está impulsionando Santa Catarina a melhorar ainda mais sua capacidade de resposta a desastres. O estado enviou mais de 450 profissionais para auxiliar nas operações de socorro, e atualmente cerca de 215 profissionais da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil estão atuando no Rio Grande do Sul. “Ainda que essa catástrofe não tenha acontecido em Santa Catarina, tudo que Santa Catarina está fazendo no Rio Grande do Sul vai servir de case para a gente, inclusive, reavaliar os nossos modelos de atuação. E aí eu não tenho dúvida nenhuma que a gente vai aprimorar com o tempo a nossa capacidade de resposta”, afirmou o secretário.

Santa Catarina tem evoluído na percepção e gestão de riscos. O Coronel Fabiano de Souza reconhece os avanços, mas enfatiza que ainda há muito a ser feito. “Há muito ainda que capacitar a trabalhar o entendimento de risco, a própria gestão de risco como componente do planejamento urbano. Enfim, a gente tem muito a evoluir, mas Santa Catarina demonstrou ao longo dos anos uma evolução sob todos os aspectos.”

O interesse da população em receber alertas é outro ponto forte de Santa Catarina. O estado possui o maior número de adeptos ao sistema de alerta via SMS no Brasil. Para se cadastrar e receber avisos de desastres, basta enviar uma mensagem para o número 40199.

 

0
0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe essa notícia

VER MAIS NOTÍCIAS