Bombeiros catarinenses combatem incêndios em Aquidauana nos primeiros dias da Operação Pantanal
Operação utiliza bases avançadas e sobrevoos para monitorar e combater focos de incêndio no Mato Grosso do Sul
No sábado, 31 de agosto, a equipe do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) iniciou o combate aos incêndios no município de Aquidauana, Mato Grosso do Sul, como parte da “Operação Pantanal 2024”.
Segundo o capitão Ricardo Bianchi, a equipe começou fazendo o reconhecimento das áreas mais atingidas durante o período de maior incidência de sol, quando as temperaturas são mais altas e a umidade é baixa. “Assim que o sol baixou e as condições se tornaram mais favoráveis, os militares iniciaram o combate”, explicou Bianchi.
No primeiro dia de operação, os bombeiros permaneceram no campo de combate por cerca de 10 horas. O trabalho é dividido em diferentes etapas, dependendo das condições climáticas. O combate direto às chamas ocorre principalmente ao final do dia e segue até a madrugada, enquanto pela manhã é realizado o reconhecimento dos resultados do trabalho da noite anterior.
Na manhã desse domingo, 1º de setembro, foi feito um sobrevoo com a aeronave da Polícia Militar. Durante o sobrevoo, os militares constataram que a estratégia aplicada na noite anterior foi eficaz, ajudando a controlar os focos de incêndio.
Atualmente, a “Operação Pantanal 2024” conta com 12 bases avançadas estrategicamente posicionadas, principalmente na região pantaneira, e equipes de diferentes estados estão atuando em todos os municípios onde há registros de focos de incêndio.