Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Google Chrome Opera Mozilla Firefox Microsoft Edge
Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.

Alerta: Golpistas visam famílias vulneráveis durante tratamento médico em Santa Catarina

Por Ligado no Sul29/02/2024 10h02
Foto/Reprodução Internet

Os golpistas encontraram um novo alvo em Santa Catarina: famílias já fragilizadas pelo sofrimento da doença. Segundo o Centro de Pesquisas Oncológicas, indivíduos estão se aproveitando do momento de vulnerabilidade das famílias de pacientes em tratamento contra o câncer para aplicar golpes e solicitar dinheiro. O gerente administrativo do CEPOM, Bruno Rezende, relatou que os golpistas estão operando principalmente através de abordagens pelo WhatsApp.

“Esses golpistas obtêm informações e documentações das famílias”, afirmou Rezende. “Com base nessas informações, eles começam a abordar o paciente, oferecendo agilidade no tratamento ou encaminhamento mais rápido para cirurgias ou exames. Em determinado momento, eles solicitam algum tipo de pagamento, indicando um PIX.”

Rezende destacou que o CEPOM, referência no tratamento de câncer do Estado, e outras unidades que prestam atendimento pelo SUS, não cobram dinheiro dos pacientes em tratamento. “É vedado e completamente proibido essa prática dentro da instituição”, ressaltou. “Sempre que o paciente for abordado com algum tipo de cobrança ou alguma tentativa de venda de vantagens, ele deve procurar de imediato a unidade do CEPOM informando da cobrança que de imediato a gente vai tomar medidas cabíveis. Seja médicos, funcionários ou alguém, eles respondem por isso, porque é expressamente proibido e está no Código Penal essa vedação de cobrança ao paciente do SUS.”

Todos os serviços prestados pelo CEPOM são gratuitos, portanto, a instituição está alerta quanto aos golpes. Denúncias podem ser feitas à direção através do telefone 483331-1480 ou na ouvidoria da instituição.

É importante ressaltar que cobrar por procedimentos médicos do SUS, desde consultas simples até cirurgias complexas, é considerado crime pelo Código Penal, sujeito a pena de 2 a 12 anos de reclusão.

 

*Com informações Acaert

0
0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe essa notícia

VER MAIS NOTÍCIAS