Secretária de Saúde de SC pede ampliação da vacinação contra a gripe para crianças até 12 anos
Em meio ao aumento dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em Santa Catarina, a Secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, faz um apelo ao Ministério da Saúde pela ampliação do grupo prioritário na Campanha de Vacinação contra a gripe. No ofício endereçado à secretária de vigilância em saúde e ambiente do MS, Ethel Leonor Noia Maciel, Zanotto solicita que a vacinação seja estendida para crianças de até 12 anos de idade.
A antecipação da circulação dos vírus respiratórios, como o da influenza, no estado este ano tem preocupado as autoridades de saúde. Dados indicam uma tendência de aumento dos casos de SRAG, com os casos de SRAG por influenza já representando mais de 10% do total. Segundo Zanotto, “40% dos casos de SRAG por influenza ocorrem entre crianças de 6 meses a 12 anos”, o que ressalta a importância de incluí-las no grupo prioritário de vacinação.
Além disso, a ocupação dos leitos de UTI neonatal e pediátricos no estado está em níveis preocupantes, com seis macrorregiões de saúde com totalidade de leitos neonatais utilizados e três com lotação completa de leitos pediátricos.
Diante desse cenário, a Secretária de Saúde destaca a necessidade de proteção dos grupos mais vulneráveis e solicita a ampliação da vacinação contra a gripe, que hoje é apenas em crianças de 6 meses a 5 anos de idade, visando reduzir a demanda por hospitalizações, Carmen Zanotto, solicitou a ampliação, “tendo em vista o período de sazonalidade e a necessidade de proteção dos grupos que mais demandam hospitalização, atualmente impactando na ocupação dos leitos no estado de Santa Catarina”.