Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Google Chrome Opera Mozilla Firefox Microsoft Edge
Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.

Santa Catarina bate recorde de cirurgias eletivas e expande leitos de UTI, afirma Secretário de Saúde

Por Ligado no Sul12/09/2024 11h30
Foto/Secom

Nessa quarta-feira, 11 de setembro, o secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi Silva, apresentou à Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa o balanço dos dois primeiros quadrimestres de 2024. O foco da prestação de contas incluiu os investimentos realizados, o aumento no número de cirurgias eletivas, a abertura de novos leitos de UTI e um alerta sobre o combate à dengue no estado.

O secretário destacou o avanço das cirurgias eletivas, com a expectativa de que os procedimentos com internação cheguem a 160 mil até o fim do ano, superando os 125 mil realizados em 2023. Julho foi o mês recorde da gestão, com mais de 15,7 mil cirurgias eletivas realizadas, marcando o maior volume desde o início do mandato.

Até agosto, foram realizados aproximadamente 223,5 mil procedimentos com internação e, até junho, mais de 127 mil cirurgias oftalmológicas. Além disso, desde 2023, 230 novos leitos de UTI foram abertos em hospitais do estado, e outros 50 estão em fase de implantação, ampliando a capacidade de atendimento da rede hospitalar.

Durante a apresentação, Diogo Demarchi Silva fez um balanço das ações de sua gestão e destacou a importância de continuar reduzindo o tempo de espera para os atendimentos, independentemente do número de pessoas na fila:

“Temos números que são destaques no país, mas obviamente a gente tem que continuar focando sempre no sentido de diminuir o tempo de espera, independente do número de pessoas que aguardam. O que importa é quanto tempo ela vai ser atendida. Além disso, apresentamos aqui também o reforço do programa de valorização dos hospitais. Nós temos 150 hospitais que participam. Destacamos que Santa Catarina é o estado que mais abriu leitos de UTI no país. Isso não é proporcional, é número absoluto. Isso influencia diretamente não só a realização de cirurgias, mas também evita a compra de leitos no privado, aliviando a sobrecarga da rede em momentos de sazonalidade, como o que passamos recentemente com as síndromes respiratórias agudas.”

O secretário também fez um alerta importante sobre o aumento dos casos de dengue no estado, ressaltando a necessidade de intensificar as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão da doença. Ele destacou que, apesar dos avanços na área de saúde, a prevenção contra a dengue é uma prioridade urgente para evitar uma sobrecarga ainda maior no sistema hospitalar.

O reforço na estrutura hospitalar tem sido fundamental para enfrentar a demanda crescente por cirurgias e tratamentos, especialmente durante períodos críticos, como o aumento de casos de doenças respiratórias. Santa Catarina segue como referência nacional na expansão de leitos de UTI e na capacidade de atendimento especializado.

 

0
0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe essa notícia

VER MAIS NOTÍCIAS