Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Google Chrome Opera Mozilla Firefox Microsoft Edge
Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.

Março Azul e a prevenção do câncer de intestino

Por Ligado no Sul01/03/2024 09h30

Durante todo o mês de março, o Brasil abraça a campanha nacional Março Azul, uma iniciativa dedicada à conscientização sobre o câncer de intestino, também conhecido como câncer de cólon e reto. Este tipo de câncer está entre os mais comuns no país, com aproximadamente 45 mil novos diagnósticos a cada ano. Em Santa Catarina, a estimativa do Ministério da Saúde aponta para mais de 2.400 novos casos somente em 2024.

“O câncer de intestino é uma doença muitas vezes silenciosa, sendo que, na maioria dos casos, os sintomas só se manifestam em estágios avançados da doença. Sintomas como dores abdominais persistentes, alterações no hábito intestinal, presença de sangue nas fezes, perda de peso e anemia são sinais de alerta que não devem ser ignorados”, alerta o médico gastroenterologista Dr Nelson Silveira Cathcart Jr.

O gastroenterologista destaca a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de intestino: “É uma doença que pode ser prevenida e tratada com sucesso se for diagnosticada em estágios iniciais. Por isso, é fundamental que as pessoas realizem exames preventivos, como a colonoscopia, a partir dos 45 anos de idade, ou antes, em caso de histórico na família ou presença de sintomas”.

O consumo excessivo de bebidas alcoólicas, carne vermelha, o tabagismo, o sedentarismo e a obesidade são fatores que aumentam o risco de desenvolver o câncer de intestino. Por outro lado, manter um peso saudável, praticar atividade física regularmente e ter uma alimentação rica em fibras podem ajudar na prevenção da doença.

A campanha Março Azul deste ano adota o lema “Médico e Paciente, uma parceria que salva vidas”, destaca a  importância da colaboração entre profissionais de saúde e pacientes na prevenção do câncer de intestino. O movimento é apoiado pela Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva, Sociedade Brasileira de Coloproctologia e Federação Brasileira de Gastroenterologia.

0
0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe essa notícia

VER MAIS NOTÍCIAS