Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Google Chrome Opera Mozilla Firefox Microsoft Edge
Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.

Estudo identifica lesões cardíacas em pacientes hipertensos pós-Covid

Pesquisadores identificam danos no músculo cardíaco através de marcadores sanguíneos e investigam relação com reação imunológica após Covid

Por Ligado no Sul16/08/2023 10h35
Foto/Ilustrativa

Pesquisadores do Instituto D’Or de Ensino e Pesquisa (Idor) e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) identificaram lesões no músculo cardíaco de pacientes hipertensos que tiveram Covid-19, de acordo com um novo estudo. O dano cardíaco, muitas vezes assintomático, foi detectado através de marcadores sanguíneos, como a presença elevada da proteína troponina, que é liberada quando há ruptura das células cardíacas.

Os pesquisadores notaram que aproximadamente 25% dos pacientes com sequelas cardíacas não apresentaram sintomas típicos de inflamação cardíaca, como dores no peito ou palpitações. O estudo aponta para a importância de identificar precocemente possíveis danos cardíacos em pacientes hipertensos que requerem internação devido à Covid-19.

Os resultados da pesquisa, conduzida entre novembro de 2020 e dezembro de 2021, foram publicados no Journal of Clinical Immunology no início de junho. Foram analisados 193 pacientes hipertensos hospitalizados por infecção pelo Sars-CoV-2. Desses, 47 apresentaram lesões cardíacas, enquanto 146 foram casos-controle.

Além da troponina elevada, os pacientes com lesões cardíacas demonstraram linfopenia (baixa quantidade de linfócitos, células de defesa) e outros marcadores inflamatórios, como citocinas e células CD8+. Esses marcadores não estavam presentes nos pacientes sem lesões cardíacas.

Renata Moll-Bernardes, pesquisadora do Idor e primeira autora do estudo, explicou que a troponina é comumente usada para diagnosticar doenças cardiovasculares e medir a lesão no músculo cardíaco. A equipe investigou como a resposta imunológica estava relacionada com as lesões cardíacas, considerando o aumento da troponina em pacientes internados com Covid-19.

O estudo buscou entender os mecanismos da resposta imunológica exacerbada após a infecção pelo Sars-CoV-2. Moll-Bernardes enfatizou que, embora a Covid-19 seja conhecida por causar inflamação acentuada, o estudo procurou compreender como o corpo reagia a essa inflamação e investigar marcadores específicos de lesões cardíacas.

0
0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe essa notícia

VER MAIS NOTÍCIAS