Estado atinge a terceira maior cobertura de vacinação contra o HPV no Brasil

Santa Catarina alcançou a terceira maior cobertura vacinal contra o HPV no Brasil, com uma taxa de 94% entre meninas de 9 a 14 anos até 2023. Esse resultado superou a meta nacional de 90%, conforme dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA).
“Santa Catarina alcançou a terceira maior cobertura vacinal contra o HPV no Brasil, com uma taxa de 94% entre meninas de 9 a 14 anos. Isso demonstra um grande avanço no enfrentamento do HPV e suas complicações.” Ela reforça que “o HPV não é apenas uma infecção sexualmente transmissível, mas também é responsável por neoplasias em diversos órgãos, incluindo câncer de laringe, garganta, língua, pênis, ânus e colo do útero”, destacou a doutora Regina Valim, médica infectologista e diretora da Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina.
O Ministério da Saúde também ampliou a vacinação para vítimas de violência sexual entre 9 e 45 anos e pessoas com papilomatose respiratória recorrente a partir dos dois anos de idade. Além disso, a vacina do HPV agora está disponível para pessoas em tratamento com profilaxia pré-exposição para o HIV.
“A PrEP não ficará restrita à profilaxia do HIV. Com a chegada da vacina contra o HPV, estaremos também oferecendo proteção a essa parcela da população, não só contra o HPV como infecção sexualmente transmissível, mas também na prevenção de doenças neoplásicas.”