Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Google Chrome Opera Mozilla Firefox Microsoft Edge
Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.

Dia D de vacinação contra a Poliomielite será realizada neste sábado. Meta é atingir 95% de cobertura até o final da campanha

Por Ligado no Sul05/06/2024 09h00
Foto/Arquivo

A campanha de vacinação contra a poliomielite de 2024 está em pleno andamento em Santa Catarina, com o objetivo de imunizar crianças menores de 5 anos contra a paralisia infantil. A meta estabelecida é vacinar 95% da população dessa faixa etária, um objetivo que não tem sido alcançado no estado nos últimos seis anos. Em 2021, o percentual de cobertura vacinal atingiu seu ponto mais baixo, com apenas 83% das crianças imunizadas. Apesar de ter havido uma melhoria gradual nos anos subsequentes, chegando a 90% no ano passado, ainda não se alcançou a meta esperada.

A gerente de doenças infecciosas agudas e imunização da Diretoria de Vigilância Epidemiológica Estadual, Arieli Fialho, destaca a importância  da imunização das crianças para evitar o ressurgimento de casos de paralisia infantil. Ela enfatiza que a paralisia causada pela poliomielite pode afetar o sistema respiratório, levando à morte da criança por dificuldades respiratórias. “Pode paralisar o pulmão levando ao óbito a criança por dificuldade de respiração. Santa Catarina não registra casos da doença há pouco mais de 30 anos. Isso tudo, graças a vacinação, graças a campanhas e graças a altos índices de coberturas vacinais. Então, nós precisamos manter a cobertura vacinal adequada para que não tenha circulação da doença no estado, visto que nós temos ainda a poliomielite em outros países, com risco de retorno da doença ao país”.

Arieli faz um apelo aos pais e responsáveis para que levem suas crianças às salas de vacinação. “Pedimos aos pais e responsáveis que procurem as salas de vacina para proteger as crianças não imunizadas contra a paralisia infantil ou para concluir os esquemas vacinais daqueles que estiverem com as cadernetas incompletas”.

O esquema vacinal contra a poliomielite consiste na administração da vacina contra a poliomielite inativada (VIP) em três doses, aos dois, quatro e seis meses de idade da criança, além de doses de reforço aos 15 meses e aos 4 anos. “Para a campanha, será aplicado a vacina VIP, normalmente para aquelas faixas etárias indicadas, e a vacina VOP, que é a gotinha, para todas as crianças que já tenham o esquema primário completo, ou seja, as crianças de um ano a 4 anos, 11 meses e 29 dias. Então, estas deverão receber uma dose da vacina VOP, vacina oral contra a poliomielite”.

A campanha de vacinação contra a poliomielite seguirá  até o dia 14 de junho, com o Dia D marcado para o próximo sábado, 8 de junho. Nesse dia, postos de saúde em todos os municípios estarão abertos para oferecer as vacinas.

Vale ressaltar que o imunizante contra a paralisia infantil faz parte do calendário nacional de vacinação e está disponível gratuitamente durante todo o ano, não apenas durante a campanha.

0
0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe essa notícia

VER MAIS NOTÍCIAS