Depressão sazonal: psicóloga Vanesa Bagio alerta para os impactos do inverno na saúde emocional

Em mais uma edição do quadro Mente em Sintonia, a psicóloga Vanesa Bagio abordou um tema que costuma ganhar destaque nos dias mais frios: a depressão sazonal. Segundo ela, o inverno é um período em que aumentam os quadros de desânimo, irritabilidade e isolamento.
Ela destacou que o transtorno, conhecido também como transtorno afetivo sazonal, não está necessariamente ligado a traumas ou datas marcantes, mas sim a fatores como a menor exposição à luz solar. “A luz solar acaba não aparecendo muito, então a tendência da pessoa… o neurotransmissor dela, a parte hormonal, não ter luz solar acaba trazendo mais a questão da escuridão e daquela sensação de cansaço, de ficar mais encolhido nessa época do ano.”
Vanesa também chamou atenção para a experiência observada em outros países, como os nórdicos, onde o inverno é rigoroso. “Há uma preocupação dos países nórdicos, principalmente. Países em que três horas da tarde já está escuro. E há um alto índice de pessoas deprimidas nesses países.”
Segundo a psicóloga, o inverno favorece mudanças de rotina que afetam diretamente o bem-estar. “Começou o inverno e a tendência da pessoa é abandonar uma atividade física porque ficou gelado, ficou frio. A noite já não é tão bem dormida, já causa mais insônia. A pessoa já acorda irritada, e ao longo do dia isso vai se mantendo.”
Para quem já enfrenta quadros de depressão, ansiedade ou estresse, os sintomas podem se intensificar nessa época do ano. “A dopamina, a serotonina, que trazem aquela sensação de bem-estar… nessa época do ano, as pessoas tendem a se recolher mais, ficar em ambientes fechados. E se você já tem um grau de ansiedade maior, isso pode agravar.”
Vanesa reforçou a importância de não interromper o uso de medicações sem orientação médica. “Hoje eu estou recebendo muito algo que chama a atenção: não cortem a medicação por conta. Mantenha isso e só pare por indicação médica, por favor. A depressão é uma doença mental, seríssima.”
Além da continuidade do tratamento médico, ela orienta a manter hábitos saudáveis. “Mesmo que não for fora do teu ambiente, pense: final de semana, o tempo que você tem, saia para dar uma volta no parque, andar de bicicleta, passear com os seus filhos… Construa esses hábitos.”
Ela também sugere que novas rotinas não sejam iniciadas no inverno. “Sempre que você tem a tendência de começar algo, não comece no inverno. Comece no verão, quando tua energia está diferente. Assim, quando chegar o inverno, não vai te frustrar.”
A psicóloga ainda lembrou que a saúde emocional está conectada a outros aspectos do corpo. “Avalie a parte hormonal, a parte de vitaminas. É uma época do ano que a gente evita até tomar água. O ritmo vai mudar a tua mente também.”
Por fim, ela reforçou a importância da organização diária. “A gente precisa dessa organização, que é o nosso planejamento. E hábito é algo que você faz com prazer, que te traz bem-estar. Isso é uma prevenção.”
Para mais informações sobre o trabalho da psicóloga Vanesa Bagio, dicas sobre saúde emocional ou para agendar uma consulta, siga @vanesabagio.psi no Instagram ou visite o consultório no Edifício Cidade das Colinas – Rua João Ramiro Machado, 321, Sala 6, Centro, Orleans.
Confira