Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Google Chrome Opera Mozilla Firefox Microsoft Edge
Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.

Com baixo estoque de sangue, Hemosc lança Campanha Junho Vermelho

Por Ligado no Sul04/06/2024 08h29
Foto/Arquivo ASCOM

O Hemosc iniciou a campanha Junho Vermelho, instituída por lei estadual para incentivar as doações de sangue. A iniciativa surge em um momento crítico, com baixos estoques de duas tipagens sanguíneas: O +, classificado como reduzido, e O -, que está em nível de alerta.

A data 14 de junho foi definida como Dia Mundial do Doador de Sangue pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em homenagem ao imunologista Karl Landsteiner, responsável por descobrir o fator RhD. Além disso, no ano de 2015, o Ministério da Saúde instituiu a Campanha do Junho Vermelho com o objetivo de incentivar as doações voluntárias de sangue no Brasil.

Recentemente, após uma mobilização solidária para encaminhar doações ao Rio Grande do Sul devido às enchentes, o Hemosc espera novos doadores para repor os estoques. “O Hemosc auxiliou o estado do Rio Grande do Sul com sangue O negativo e O positivo. Apesar de termos recebido muitos doadores em todas as nossas unidades no estado, também auxiliamos o Rio Grande do Sul. Isso pode ser um dos fatores para os níveis baixos,” explicou Cláudia Barros, assistente social do setor de captação de doadores.

Cláudia destaca a importância do Junho Vermelho para a reposição dos estoques. “Percebemos uma grande mobilização das pessoas que promovem atividades e organizam grupos para doar sangue durante o Junho Vermelho. Somente nos quatro primeiros meses deste ano, mais de 82 mil candidatos buscaram fazer suas doações em Santa Catarina”.

Com sete hemocentros e duas unidades de coleta de sangue distribuídas em Florianópolis, Criciúma, Tubarão, Lages, Joaçaba, Chapecó, Blumenau, Joinville e Jaraguá do Sul, o Hemosc disponibiliza em seu site oficial dados atualizados sobre a situação dos bancos de sangue catarinenses, o que ajuda a orientar a população sobre a necessidade de doação. “O sangue tem validade, então se coletarmos um grande volume em um momento e não utilizarmos, precisamos descartar devido à validade. Orientamos que as pessoas que sabem seu tipo sanguíneo verifiquem a necessidade antes de doar”.

No site hemosc.org.br os doadores encontram informações sobre as unidades, horários de atendimento, telefones de contato, perguntas frequentes e material informativo. “Os doadores podem tirar dúvidas e agendar suas doações pelo telefone ou site, sem precisar ir até o hemocentro,” finalizou Cláudia Barros.

 

0
0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe essa notícia

VER MAIS NOTÍCIAS