Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Google Chrome Opera Mozilla Firefox Microsoft Edge
Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.

Aumento de casos de sarampo deixa OMS em alerta

Por Ligado no Sul27/01/2024 11h30
Foto/Agência Brasil

A Organização Mundial da Saúde (OMS) emitiu um alerta preocupante sobre o aumento de casos de sarampo ao redor do mundo, ressaltando a necessidade premente da vacinação para conter a disseminação desta doença altamente contagiosa.

Segundo a OMS, o sarampo é uma das enfermidades mais transmissíveis, onde a contaminação de uma pessoa pode resultar na infecção de quase todos ao seu redor, caso estes não estejam devidamente vacinados. A organização enfatizou a importância crucial da imunização para proteger as crianças e evitar surtos descontrolados.

Nas últimas semanas, diversos países, incluindo México, Estados Unidos, Reino Unido e Portugal, emitiram alertas após a confirmação de novos casos. Um  óbito de uma criança de 19 meses na província de Salta, na Argentina, ressaltou ainda mais a seriedade da situação.

No Brasil, o Centro de Vigilância em Saúde do Rio Grande do Sul emitiu um alerta após a confirmação de um caso importado de sarampo. Trata-se de um menino de 3 anos, que chegou ao município de Rio Grande procedente do Paquistão, país onde a doença tem circulação endêmica.

Diante dessa confirmação, a Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul reforçou a recomendação da aplicação da vacina tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba), disponível gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para crianças a partir de 1 ano até os 59 anos, conforme o calendário nacional de vacinação.

A imunização seletiva foi realizada nos familiares, vizinhos e profissionais da saúde que estiveram em contato com o paciente. A criança encontra-se bem, e seus familiares não apresentaram sintomas. O município continua monitorando atendimentos por febre, exantema, tosse, coriza ou conjuntivite, sem identificação de novos casos suspeitos.

O esquema vacinal completo do sarampo consiste em duas doses até os 29 anos, ou uma dose para adultos de 30 a 59 anos. Crianças devem ser vacinadas aos 12 e 15 meses, enquanto profissionais de saúde devem receber duas doses, independentemente da idade. Em situações de bloqueio vacinal, a imunização seletiva é recomendada para todos com idade acima de 6 meses.

O sarampo é uma doença infecciosa aguda e viral, especialmente perigosa em crianças menores de 5 anos, imunodeprimidos e desnutridos. Altamente contagiosa, a transmissão ocorre diretamente através de secreções ao tossir, espirrar ou falar. Casos suspeitos devem ser isolados, utilizando máscara cirúrgica desde o momento da triagem nos serviços de saúde.

O vice-presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), Renato Kfouri, destacou que o Brasil perdeu a certificação de eliminação do vírus em 2018, após um surto com mais de 40 mil casos registrados. Embora o país esteja em busca de recertificação desde 2022, a preocupação persiste devido ao aumento recente de casos em vários países.

 

4
0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe essa notícia

VER MAIS NOTÍCIAS