Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Google Chrome Opera Mozilla Firefox Microsoft Edge
Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.

Mais de 130 deputados e 1 milhão de assinaturas pedem impeachment de Alexandre de Moraes

Deputado Gilson Marques explica em entrevista ao Jornal da Guarujá a necessidade de avançar com o impeachment do Ministro

Por Ligado no Sul23/08/2024 09h38
Foto/Reprodução Agência Brasil

O clima esquentou na política brasileira com um crescente movimento pedindo o impeachment do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes. Na última quarta-feira, 21, o pedido de impeachment ganhou força, reunindo o apoio de mais de 130 deputados federais de partidos como PL, Republicanos, MDB, PP, PSD, União, PRD, Podemos e Novo. Além disso, uma petição online na plataforma Change.org ultrapassou a marca de um milhão de assinaturas, mostrando a indignação de muitas pessoas.

O deputado federal Gilson Marques é um dos que apoiam o pedido. Em conversa com o Jornal da Guarujá nesta sexta-feira, 23, ele destacou a seriedade da situação, especialmente após o vazamento de conversas de assessores de Alexandre de Moraes. “Nós estamos com vazamento de áudio, participação de assessores de forma coordenada e em conluio tanto do STF como do TSE, que eram comandados pela mesma pessoa, Alexandre de Moraes. Se isso não salta os olhos de ninguém, eu não sei o que mais espanta,” comentou o deputado.

Marques ressaltou que é preciso aumentar a pressão para que o impeachment avance. Ele acredita que o apoio popular é essencial e que, apesar de já ter um milhão de assinaturas na petição, ainda há espaço para mobilizar mais gente. “Nós somos em 220 milhões de pessoas. Precisamos transformar essa indignação em um pedido formal, o que já estamos fazendo,” afirmou.

O deputado também criticou a falta de ação do Senado Federal em relação aos pedidos de impeachment contra membros do STF. Segundo Marques, o presidente do Senado “senta em cima de todos os pedidos de impeachment” e evita lidar com as denúncias de irregularidades no Judiciário. “A omissão, a covardia, a prevaricação do presidente do Senado Federal é o que impede esse processo de avançar,” desabafou.

Em Brasília, o sentimento entre os parlamentares é de espanto, segundo Gilson Marques. Muitos ainda estão indecisos sobre o assunto, seja por conveniência ou medo das consequências. O deputado também falou sobre a possibilidade de enfrentar repercussões pessoais. “A verdade é que depois dessa entrevista eu posso acabar recebendo mais um processo no STF. Não sabemos o que pode acontecer, mas é preciso falar a verdade e lutar pelo que acreditamos.”

Marques acredita que a pressão popular e o papel da mídia serão fundamentais para decidir o rumo do impeachment. Ele sugeriu que novos vazamentos de informações podem complicar ainda mais a situação de Moraes. “Não sei quantas mais assinaturas serão feitas no abaixo-assinado, quantos deputados virão, quantas pessoas irão na manifestação no dia 7 de setembro, não sei quantos áudios e documentos ainda compõem os 6GB que o Glenn Greenwald, disse que tem em seu arquivo,” refletiu.

Confira entrevista completa

0
0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe essa notícia

VER MAIS NOTÍCIAS