Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Google Chrome Opera Mozilla Firefox Microsoft Edge
Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.

Justiça eleitoral de SC adota robô de inteligência artificial para combater fake news nas eleições de 2024

Por Ligado no Sul14/08/2024 08h30
Foto/Reprodução

O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) intensificou o combate à desinformação nas eleições municipais de 2024 com a adoção do robô AletheIA, uma ferramenta de inteligência artificial desenvolvida pelo Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) em parceria com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O sistema, que já mostrou eficácia em Pernambuco, será usado para monitorar e avaliar postagens suspeitas, agilizando a resposta a possíveis fake news.

Nas últimas eleições, Santa Catarina identificou cerca de 200 casos de desinformação. Já em Pernambuco, o robô AletheIA conseguiu averiguar mais de 2,4 milhões de conteúdos, demonstrando sua capacidade de atuar em grande escala. O nome AletheIA faz referência à deusa da verdade na mitologia grega, refletindo o objetivo da ferramenta de promover a veracidade das informações durante o pleito.

Gonsalo Ribeiro, diretor-geral do TRE-SC, destacou a importância da ferramenta: “Estamos firmando uma parceria com o TRE-PE, que desenvolveu essa solução junto com a UFPE. A inteligência artificial faz um acompanhamento das redes sociais, checando informações que podem ter caráter desinformativo ou de notícia falsa. Quem originou a notícia é notificado e, se necessário, responsabilizado. Esse é um avanço significativo, pois a inteligência artificial pode ser usada tanto para o bem quanto para o mal, e a Justiça Eleitoral precisa estar equipada para combater o uso inadequado.”

Além do uso do robô AletheIA, os cidadãos também podem contribuir no combate à desinformação através do SIADE, o Sistema de Alertas de Desinformação Eleitoral. A plataforma permite que denúncias sobre fatos inverídicos que possam prejudicar o processo eleitoral sejam registradas e avaliadas pelas instâncias competentes.

O vice-presidente e corregedor do TRE-SC, desembargador Carlos Alberto Civinski, reforça a importância da participação popular: “O SIADE, concentrado no TSE, visa garantir que não haja desinformação relacionada ao sistema eleitoral em todo o Brasil. É muito importante que qualquer pessoa que tenha conhecimento de ataques  informe ao Ministério Público ou aos cartórios eleitorais para que as medidas necessárias sejam tomadas.”

Para registrar uma denúncia de notícia falsa, os eleitores podem acessar o site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no endereço tse.jus.br.

0
0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe essa notícia

VER MAIS NOTÍCIAS