Clima esquenta em Sessão da Câmara de Vereadores de Orleans com debate sobre transparência e obras públicas
Além dos debates acirrados, a sessão da Câmara de Orleans contou com homenagens a atletas orleanenses
A sessão da Câmara de Vereadores de Orleans, realizada na última segunda-feira, 19, foi marcada por intensos debates, especialmente em torno de dois requerimentos. Os pedidos solicitavam informações sobre o uso da frota municipal e a construção da praça coberta no centro da cidade. O presidente da Câmara, Gabriel Bianco, defendeu que as informações requeridas já estão disponíveis no portal de transparência da prefeitura e criticou a formalização desses pedidos.
Durante a discussão, Gabriel Bianco ressaltou: “As informações estão lá, é só uma questão de saber procurar. Não precisamos ficar mandando requerimentos para a prefeitura, gastando tempo e recursos, quando tudo está disponível no portal.” Ele se ofereceu para mostrar ao vereador Paulo Canever, como acessar os dados e enfatizou: “Estamos em 2024, na era da inteligência artificial. Temos que aprender a usar a tecnologia a nosso favor.”
No entanto, ao Jornal da Guarujá o vereador Oswaldo Cruzeta rebateu, afirmando que os dados sobre a frota municipal não estão disponíveis online: “Eu desafiei o presidente a apresentar esses documentos aqui na Câmara, porque não estão no portal de transparência como ele afirma.” Ele criticou a negativa ao requerimento e questionou a transparência da gestão: “Se o controle de frota existe, por que não foi enviado para esta Casa? O governo está devendo em transparência, e é nosso dever, como legisladores, garantir que as informações sejam esclarecidas.”
Cruzetta também entrou na discussão, criticando a administração municipal e a construção da praça coberta. “Estão desmanchando a praça da nossa cidade, uma praça bonita, para fazer uma rua coberta. Esse dinheiro deveria ter sido investido em outras áreas, como o Seminário”, disse ele, lamentando a falta de preservação das áreas verdes e acusando a prefeitura de negligência.
Osvaldo Cruzetta não poupou críticas ao prefeito Jorge Koch. “Nosso prefeito, em vez de cuidar da cidade, vai para o Rio de Janeiro assistir futebol, enquanto as pessoas sofrem com as estradas intransitáveis. O povo paga impostos e o salário do prefeito, mas não está recebendo o cuidado que merece.”
Noite de homenagens
Apesar das tensões, a sessão também foi palco de celebração. As homenagens foram entregues, destacando o talento e a dedicação de atletas e profissionais do município.
– Raíssa Vieira da Silva, homenageada pela sua carreira como jogadora de futebol, em proposta da vereadora Maiara Dal Ponte Martins.
– A equipe de vôlei feminino de Orleans, que venceu os Jogos Abertos da Terceira Idade – JASTI, em homenagem proposta pela vereadora Marlise Zomer.
– Atletas e treinadores dos times de Handebol masculino e feminino do Centro Educacional Meta, que passaram na fase microrregional do JESC, em proposta da vereadora Maiara Dal Ponte Martins.
– Luan da Silveira Schmitz, homenageado pelo texto publicado na Revista do Tribunal de Contas de Santa Catarina, intitulado “Procedimento de contratação direta elevado à categoria de processo na Lei nº 14.133/2021”, proposto pela vereadora Mirele Debiasi.
– Atletas e treinadores do time de futsal masculino da E.E.B. Costa Carneiro, que passaram na fase microrregional do JESC, outra homenagem proposta pela vereadora Maiara Dal Ponte Martins.