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VOCÊ SABE IDENTIFICAR SEUS SABOTADORES OU JÁ SE ACOSTUMOU COM ELES NA SUA VIDA? Parte 6 – POR ROGER SILVA

Continuando no assunto sobre sabotadores, como identificá-los e como eliminar os efeitos negativos que eles provocam em sua vida pessoal e profissional, parte 6.

Por Roger Silva05/09/2023 13h42

O sabotador desse artigo é SER JULGADOR.

Um dos grandes desafios que tenho dentro das empresas e de suas equipes. Apontar “o dedo” para o outro, seja ele parceiro de equipe, colega de área, líder ou liderado, como se você estivesse sempre certo e outro, seja ele quem for, sempre errado.

Todos sabemos que cada um de nós vê o mundo do seu jeito, do seu ponto de vista, e erroneamente na maioria das vezes, encontramos erros e defeitos nas outras pessoas e esquecemos de enxergar os nossos.

Costumo dizer nas sessões de coaching, mentoria e nos treinamentos corporativos, que apontar, identificar, enumerar os erros, as dificuldades e os enganos das outras pessoas é muito fácil e fazemos isso com maestria e, às vezes, infelizmente, até com prazer.

Mas, nos olharmos em um espelho, apontar o dedo para nós mesmos e fazer uma lista dos nossos defeitos, dos nossos problemas de relacionamento, pessoal e profissional, das nossas dificuldades de entendimento e superação, dos nossos erros e enganos, é algo tremendamente difícil e poucas pessoas conseguem fazer.

Eu pergunto, se é tão fácil apontar o dedo e julgar o outro, qual a dificuldade em fazermos conosco? Se nos conhecemos tão bem, não seria muito mais fácil enxergar as nossas maiores dificuldades e solucioná-las?

Ou, vamos aprofundar mais ainda. Porque não perguntamos aos nossos melhores amigos, colegas, líderes ou liderados, onde podemos melhorar? Qual o tamanho e a força do medo que sentimos de nos expor e ouvir aquilo que não queremos?

Ouvi certa vez em uma palestra, a seguinte história:

Um grupo de trabalho de uma empresa em Israel, recebeu uma demanda. Tinham prazo para a entrega. O líder/gestor, reuniu a equipe, repassou o trabalho e delegou as tarefas adequadas para cada um do time. Fizeram o planejamento em conjunto e começaram a trabalhar.

Em um determinado momento quase no meio do prazo final, uma das pessoas da equipe identificou um problema. Em uma determinada situação, um dos membros do time ou o setor responsável por uma das tarefas, cometeu um erro. Esse erro impactava diretamente na continuidade e na qualidade da entrega final.

O líder/gestor, não pensou duas vezes. Pediu que todos parassem imediatamente o que estavam fazendo, se empenhassem em descobrir exatamente o que estava errado, em que ponto o erro foi cometido e o que precisavam fazer para solucionar o mais rápido possível para retomarem o projeto e recuperarem o tempo perdido.

Todas as pessoas da equipe, sem exceção, revisaram o que tinham feito até o momento, encontraram o erro, conversaram para encontrar a melhor solução, resolveram o problema e retomaram suas tarefas com empenho e engajamento para entregarem a demanda no prazo e com a melhor qualidade.

O mais interessante é que em momento algum, nenhum membro do time se preocupou em identificar quem tinha errado e, muito menos, culparam alguém pelo equívoco. O líder/gestor orientou que após o projeto finalizado e entregue, iriam repassar todos os tópicos e identificar quem errou, mas não para punir, mas sim para evitar que esse erro voltasse a acontecer em alguma outra entrega.

A preocupação não era saber quem errou, mas entender por que alguém errou e como poderiam solucionar isso. Um verdadeiro exemplo de “Trabalho em equipe”.

Lembrem-se:

Apontar o erro do outro é fácil, o difícil é enxergar e admitir os nossos próprios erros.

Mas se perceberem que estão apontando mais o dedo para os outros do que para vocês mesmos, já é um sinal de que entenderam que precisam mudar e melhorar suas atitudes.

Na percam na próxima semana, a última parte do assunto sobre sabotadores.

Desperte sua atenção para identificar seus sabotadores e o que precisa fazer para eliminá-los da sua vida.

Até a próxima.

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