Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Google Chrome Opera Mozilla Firefox Microsoft Edge
Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.

VOCÊ SABE IDENTIFICAR SEUS SABOTADORES OU JÁ SE ACOSTUMOU COM ELES NA SUA VIDA? Parte 4 – POR ROGER SILVA

Continuando no assunto sobre sabotadores, como identificá-los e como eliminar os efeitos negativos que eles provocam em sua vida pessoal e profissional, parte 4.

Por Roger Silva27/07/2023 14h00

Os sabotadores desse artigo são a AUTOEXIGÊNCIA e o PERFECCIONISMO.

Dois pontos que vejo muito nos treinamentos corporativos e nos processos de coaching que faço.

É um desafio grande para os departamentos de RH das empresas que precisam treinar, aprimorar e engajar suas equipes e de muitas pessoas que querem entender e aprender como encontrarem as melhores opções para sua evolução.

Para muitas pessoas é um processo natural, querer sempre mais, aprender, se desenvolver, evoluir, conquistar reconhecimento, promoções, convites de outras empresas etc.

O meio corporativo e o mundo de uma forma geral, estimula isso com novas oportunidades e objetivos para sermos a nossa Melhor Versão!

Isso é um dos pontos que apresento nos meus treinamentos e palestras para desenvolver pessoas, equipes e gestores para um rendimento de alta performance.

Mas, quando tudo isso, ao invés de ser “estímulo”, é uma “cobrança”, será que estamos prontos e preparados para enfrentarmos essas situações de pressão excessiva?

Algumas empresas “estimulam” que sejamos superprodutivos, criam “competições internas” para sermos melhores e mais produtivos que nossos colegas, deixando claro nas entrelinhas, que os “melhores”, e portanto, potenciais merecedores de promoções, são aqueles que chegam mais cedo, ficam até mais tarde, trabalham aos finais de semana etc.

Quando a gente se compara com outras pessoas, realizadas pessoal e profissionalmente, nos colocamos numa cobrança maior ainda. Alguns se sentem “pequenos”, não merecedores, profissionais de baixa qualidade, com falta de empenho, engajamento e por aí vai.

Um bom planejamento é necessário para atingirmos nossos objetivos e sonhos, para nos sentirmos realizados. Esse plano de trabalho deve ter o passo a passo e devemos acompanhar nossa evolução de acordo com o objetivo que queremos alcançar em cada etapa do nosso projeto.

Precisamos colocar metas alcançáveis, tangíveis; para valorizarmos cada avanço, cada conquista; comemorarmos cada passo adiante para acompanhar a nossa evolução, melhorar a autoestima, nossa determinação e engajamento e consequentemente, nos motivarmos.

Para que isso aconteça de forma natural dentro das nossas possibilidades, devemos ter consciência plena do quanto podemos exigir e esperar da nossa capacidade e competência.

Aprendizados contínuos são essenciais para nossa evolução. Treinamentos, palestras, cursos presenciais e/ou online, processos de coaching etc. Cada um vai encontrar a melhor maneira de aprimorar seu potencial e ser a sua Melhor Versão!

O perfeccionismo geralmente é um complicador eficaz para atrapalhar nossa evolução e constância de desenvolvimento positivo.

Mas como assim? Ser perfeccionista não é bom, por que seremos sempre atenciosos com o nosso trabalho e entregaremos sempre o melhor?

Nem sempre, caro amigo leitor, nem sempre.

Muitas vezes, ser perfeccionista, atrasa nosso trabalho e consequentemente nossa entrega e isso compromete a qualidade dos nossos serviços e/ou da empresa que trabalhamos.

Em muitos casos, existem maneiras mais simples, práticas, rápidas e objetivas de se executar cada demanda, e isso é um diferencial importantíssimo para a entrega dos nossos projetos porque envolve economia de tempo, pessoas empenhadas e material.

O importante nesses casos, é sabermos quais as melhores opções e soluções para cada caso.

É claro que existem funções e profissões, que a perfeição e preocupação em fazer o melhor possível dentro das condições que você tem no momento, são fundamentais para termos sucesso.

Em um possível caso cirúrgico, nós sempre iremos preferir, desde que a gente tenha condições, sermos operados em um hospital referência com uma equipe médica altamente preparada, com profissionais competentes, muito bem treinados e capacitados em equipamentos de última geração, para que o nosso risco seja zero ou o menor possível.

Esses casos são as exceções onde o “perfeccionismo”, mais conhecidos como precisão, perfeição, comprometimento e eficácia do trabalho, são fundamentais para o sucesso ser alcançado.

Nem sempre, caro amigo leitor, nem sempre.

Muitas vezes, ser perfeccionista, atrasa nosso trabalho e consequentemente nossa entrega e isso compromete a qualidade dos nossos serviços e/ou da empresa que trabalhamos

Os perfeccionistas não aceitam errar, se culpam de maneira excessiva, são autocríticos, extremamente exigentes, geralmente não se sentem satisfeitos com suas conquistas.

São vítimas frequentes de transtornos de ansiedade, depressão e crises de pânico por excesso de preocupação em tudo que fazem, além de possuírem pouca tolerância com as frustações.

Existem tratamentos ​​e várias terapias que nos ajudam. Portanto, cuidar da nossa saúde física e mental é essencial para termos uma vida saudável e produtiva.

Na percam na próxima semana, a continuação do assunto sobre sabotadores.

Desperte sua atenção para identificar seus sabotadores e o que precisa fazer para eliminá-los da sua vida.

Até a próxima.

0
0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe essa notícia

VER MAIS NOTÍCIAS