Você sabe identificar seus sabotadores ou já se acostumou com eles na sua vida? Parte 3 – Por Roger Silva
Se você está lendo esse artigo e ficou com alguma dúvida, volte aos dois artigos anteriores dessa série de sabotadores que atrapalham nossa vida pessoal e profissional.
O sabotador de hoje é a ANSIEDADE.
Uma emoção que está presente em todos os seres humanos e em muitos animais também. Geralmente enxergamos a ansiedade como algo ruim ou negativo, chegando até a ser um transtorno.
Falando primeiro da “ansiedade boa”, se assim podemos chamar, é aquela em que criamos expectativas antes de algo que esperamos muito, aconteça. Por exemplo, a viagem dos sonhos, a chegada de uma pessoa que amamos e que não vemos a muito tempo, o dia do casamento, do show do nosso artista predileto e assim por diante. É uma ansiedade eufórica que eleva os nossos níveis de serotonina e nos trazem prazer.
Mas a ansiedade que mais nos incomoda é a que normalmente acontece em decorrência de um momento de sofrimento antecipado, insegurança, dúvida, medo etc. É uma preocupação intensa, excessiva e persistente, muitas vezes em situações cotidianas, que elevam nossa frequência cardíaca, deixam nossa respiração desregulada, nos causam suor, sensação de cansaço, descontrole, angústia e por aí vai mais uma lista interminável de sensações ruins que interferem diretamente na nossa capacidade de realizar nossas tarefas rotineiras e comuns.
Se não tratarmos e/ou cuidarmos dessas sensações, essa ansiedade pode se transformar em crises de pânico e depressão.
Algumas pesquisas mostram que cerce da 10% dos indivíduos adultos no país apresentam transtornos de ansiedade, eu diria que esse número é bem maior, principalmente durante e pós o período mais intenso da pandemia da Covid-19.
Durante nossa infância passamos várias vezes por situações que nos desafiam a enfrentarmos essas sensações e podem provocar reações diversas para as mesmas situações entre pessoas diferentes, como uma simples apresentação de um trabalho na sala de aula lotada, uma viagem de avião, uma volta numa montanha-russa radical etc. Essas reações afetam diretamente o nosso desempenho na escola, no trabalho e na vida.
As causas podem envolver algumas combinações de fatores genéticos, psicológicos, ambientais e desenvolvimento cerebral. Eventos e situações estressantes, traumáticas, histórico familiar, desenvolvimento infantil, abuso de bebidas alcoólicas, medicamentos, substâncias ilegais e alguns problemas médicos ou psiquiátricos podem ser os causadores dos transtornos de ansiedade.
EFEITOS DA ANSIEDADE NO NOSSO CORPO
Existem tratamentos e várias terapias que nos ajudam. Portanto, cuidar da nossa saúde física e mental é essencial para termos uma vida saudável e produtiva.
Na percam na próxima semana, a continuação do assunto sobre sabotadores.
Desperte sua atenção para identificar seus sabotadores e o que precisa fazer para eliminá-los da sua vida.
Até a próxima.