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Você já ouviu falar da Koo, a rede social que viralizou no Brasil?

Aplicativo ganhou um milhão de usuários em um dia no país. Entenda a estratégia e a movimentação da empresa para atrair e reter mais pessoas no app!

Por Ligado no Sul23/11/2022 15h36

Recentemente, a Koo, rede social concorrente do Twitter, viralizou no Brasil. O tamanho do sucesso? Ela se tornou um dos apps mais baixados no país e atraiu cerca de um milhão de novos usuários em apenas um dia ‒ de anônimos a celebridades. E pensar que tudo começou com uma oportunidade criada justamente pelo seu concorrente.

Pode ser difícil de imaginar que a rede social, criada na Índia, tenha conseguido ficar tão famosa no Brasil do dia para a noite. Mas além dos memes e diversão com o nome, a empresa soube usar estratégias. Algumas delas foram:

Análise de dados
Conhecer os usuários
Comunicação direcionada
Agilidade na implementação de novas soluções
Transparência sobre privacidade e segurança

O QUE É KOO?

É uma rede social indiana similar ao Twitter. Os usuários podem publicar textos simultaneamente em vários idiomas de até 500 caracteres, fotos e vídeos. Além disso, ela traz as “trending hashtags”, que mostram os principais assuntos do dia.

O microblog foi fundado em 2020 pelos empreendedores Aprameya Radhakrishna e Mayank Bidawatka. Em junho de 2022 o valor de mercado era de US$ 263 milhões.

O QUE VOCÊ PODE APRENDER COM A REDE SOCIAL KOO?

1 – Analisar os dados: sexta-feira (18/11) cedinho, os funcionários perceberam que havia novos usuários na plataforma escrevendo em português. À tarde, os números de pessoas chegando na plataforma estavam acima da curva. Assim, o chefe de análise de dados foi investigar e descobriu que eram pessoas do Brasil.

2 – Conhecer seus usuários: rapidamente, a empresa adaptou a comunicação nas redes sociais: os posts foram escritos em português ‒ e com direito a emojis carinhosos e memes, itens que são muito usados por brasileiros na internet. Deu bom. Alguns usuários chegaram a responder “vocês são muito fofos”, “adorei”.

3 – Escutar o público: ao descobrir que o nome Koo soa como algo particular no Brasil, os funcionários ficaram preocupados. Logo fizeram uma enquete perguntando se eles gostariam que o nome fosse alterado. A maioria respondeu não. Ali, a plataforma percebeu que o nome por si só se espalharia rapidamente ‒ e seria um ótimo marketing viral. Foi o que aconteceu.

4 – Ser ágil: até então, o app não tinha o português entre seus idiomas. Em cerca de 24 horas, a empresa disponibilizou a opção para os usuários. Enquanto se preparava para essa atualização, avisou os seguidores no Twitter “amanhã lançamos o Português”.

5 – Ter transparência: o influenciador digital Felipe Neto teve sua conta na rede social Koo hackeada. Rapidamente, a empresa se posicionou, explicou o porquê e tranquilizou os usuários dizendo que isso não vai mais acontecer.

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