VOCÊ ESTÁ PREPARADO PARA SUPERAR OBSTÁCULOS? Por Roger Silva
O que nos impede ou atrapalha para superarmos as dificuldades e alcançarmos nossos objetivos?
O que nos impede ou atrapalha para superarmos as dificuldades e alcançarmos nossos objetivos?
Já vi muito coachee e colaboradores de empresas durante os treinamentos de desenvolvimento de equipes e pessoas, desistirem quando se deparam com situações ou obstáculos difíceis de serem superados em busca de suas metas e objetivos ou simplesmente na entrega de alguma demanda.
O que acontece conosco quando nos deparamos com um desafio que não esperávamos ou que são maiores e mais difíceis do que gostaríamos? Será que existe um botão de bloqueio que nos impede de seguirmos em frente, enfrentarmos esse desafio ou simplesmente não confiamos e/ou acreditamos que temos plenas condições de encarar quaisquer dificuldades que surjam nos nossos caminhos?
As dificuldades aparecem para superarmos as expectativas e nos tornarmos mais fortes e seguros das nossas habilidades e conhecimentos. Mas nem sempre conseguimos superar o medo que nos paralisa.
Por isso gosto de usar os exemplos de quando somos crianças e não temos as informações necessárias para sabermos o quão grande, difícil ou impossível são os nossos desafios.
Obviamente que precisamos guardar as devidas proporções das comparações de quando somos crianças e de quando nos tornamos adultos, e também a “inocência” de, na nossa fase de aprendizado e crescimento, temos sempre a presença de um ou muitos adultos nos vigiando e protegendo.
Mas a comparação que quero fazer, é que quando não sabemos que é difícil e/ou perigoso, simplesmente fazemos. Isso me lembra da frase atribuída a Jean Cocteau, poeta, ator e cineasta, dentre outras coisas, que dizia:
“Sem saber que era impossível, ele foi lá e fez.”
E aí você pode me perguntar: Mas Roger, posso eu encarar todos os obstáculos que surgirem na minha frente como possíveis de serem superados, mesmo parecendo e tendo todas as características de serem impossíveis?
E eu certamente vou te responder, dizendo: Porque não? O que te impede de tomar a atitude de fazer? De zero a cem por cento, quanto depende de você ter a iniciativa de dar o primeiro passo?
Se você respondeu cem por cento, nada te impede. Então basta você se preparar, estudar as opções e possibilidades, ir lá e fazer.
Se não der certo, aprenda com o erro, retome de onde parou, trace um novo planejamento e recomece.
Agora, se você respondeu quaisquer números abaixo dos cem por cento, o que representa essa porcentagem da diferença? Seja ela um, cinco, vinte ou cinquenta por cento, ela(s) vem de algum lugar, de algo que te aflige, te desestabiliza, te torna frágil e cheio de inseguranças.
O importante aqui é entender o que são e quais são essas perturbações, qual a força que elas têm e se preparar para enfrentá-las e superá-las.
Se você está na praia distraída(o) e vem uma onda forte e grande, ela vai te derrubar, te arrastar para longe e você nem percebeu de onde ela veio. Aí você tem que levantar, sacudir a areia e (re)começar tudo de novo.
Mas se você estiver prestando atenção, quando perceber que a onda forte e grande começar a se formar em alto mar, você terá tempo para se preparar, pegar sua prancha e quando a onda chegar você vai surfá-la, e vai aproveitar a força dela para te levar bem longe. Talvez até em algum lugar que nem nos melhores sonhos, você se deu o direito de sonhar.
Lembrem-se que continuar aprendendo é fundamental não só para a sua e a nossa evolução, mas para superarmos e “sairmos” da nossa zona de conforto. Mas isso fica para a nossa próxima leitura.
Desperte sua coragem de superar suas dificuldades.
Até a próxima!
Roger Silva
Palestrante, Podcaster e Consultor em Treinamentos Corporativos Experenciais
Fale comigo: [email protected]
www.rogersilva.com.br
Instagram: @rogersilva_td
Podcast: Despertando Insights