Veículos com GNV irregulares correm o risco de ficar sem abastecimento em Santa Catarina
Fórum do uso consciente de GNV destaca segurança, competitividade e incentivos para a expansão no estado
A terceira edição do Fórum do Uso Consciente de GNV, realizada nesta segunda-feira, 18, em Florianópolis, trouxe à tona algumas realidades preocupantes e promissoras do mercado de gás natural veicular (GNV) em Santa Catarina. Entre os principais pontos discutidos, destaca-se a queda no número de automóveis convertidos para GNV e a alarmante constatação de que metade da atual frota de 100 mil veículos movidos a GNV circula de forma irregular, representando um sério risco para a sociedade devido a cilindros inadequados, adulterações, instalações incorretas e peças falsificadas sem a certificação do Inmetro.
O mercado clandestino do GNV, alimentado pela falta de inspeção anual obrigatória, preocupa as autoridades e os especialistas presentes no fórum, uma vez que uma explosão de um veículo irregular pode resultar em consequências fatais. Para melhorar a segurança, muitos acreditam que apenas falta a regulamentação de uma lei aprovada no ano anterior, que requer a apresentação do selo GNV no momento do abastecimento, para aumentar a segurança e desestimular a circulação de veículos clandestinos.
Eduardo Bueno, presidente da Associação Catarinense de Organismos de Inspeção, enfatizou durante o fórum que a imposição de restrições ao abastecimento de veículos irregulares pode ser a medida mais eficaz para combater essa prática. Ele argumenta que os contraventores utilizam veículos clandestinos porque conseguem abastecê-los e, portanto, eliminar essa possibilidade de abastecimento seria uma ação assertiva.
A conversão de veículos para GNV continua sendo uma opção vantajosa a longo prazo, proporcionando economia aos motoristas. No entanto, no último ano, com o aumento dos preços de todos os combustíveis e as isenções tributárias limitadas à gasolina, a competitividade do GNV foi reduzida. Isso resultou em uma diminuição na frota de GNV em Santa Catarina, passando de 115 mil para menos de 100 mil veículos.
Representantes da SCGÁS (Companhia de Gás de Santa Catarina) que participaram do fórum destacaram que o preço do GNV está voltando a ser vantajoso. Já houve uma redução de 23% neste ano, representando uma economia de 30% em relação à gasolina. A expectativa é de que os preços do gás natural continuem a diminuir, conforme enfatizado pelo engenheiro da SCGÁS, Ronaldo Lopes. Os momentos mais críticos já parecem ter passado, especialmente no cenário do ano anterior, e prevê-se uma estabilização e redução tarifária média de 5% no próximo ciclo tarifário, em janeiro.
Atualmente, Santa Catarina conta com 140 postos de abastecimento de GNV distribuídos em 54 municípios. Para incentivar o uso do GNV, o presidente da SCGÁS Otmar Müller, anunciou uma campanha que começará a circular a partir de outubro. Esta campanha visa a promoção da conversão para GNV, oferecendo bônus para novas conversões, desde que sigam todas as etapas de conversão corretamente. A campanha será especialmente veiculada em rádios, reconhecendo o rádio como um meio de comunicação eficaz.
Durante o evento, o presidente do Detran, Kennedy de Nunes, também destacou a possibilidade de redução do IPVA para veículos movidos a GNV. A ideia é oferecer incentivos, como isenções de IPVA e outras taxas do Detran, para fortalecer o setor, em consonância com uma agenda verde baseada no Desenvolvimento Sustentável. Estados como Mato Grosso do Sul e Rio de Janeiro já adotam descontos no IPVA e outras taxas para veículos convertidos para GNV como parte de seus esforços de estímulo à sustentabilidade.
*Com informações ACAERT