Urgente: Prefeito de Criciúma é preso em operação do Gaeco
Na manhã desta terça-feira, 3 de setembro, o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro foi preso durante uma ação do GAECO (Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas) e do GEAC (Grupo Especial Anticorrupção). Ele está entre os 10 detidos em cumprimento a mandados de prisão preventiva, resultado de uma investigação que se iniciou com a Operação Caronte no dia 5 de agosto.
A operação, que conta com o apoio da Subprocuradoria-Geral de Justiça para Assuntos Jurídicos e do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), realizou prisões nas cidades de Criciúma, Florianópolis, Jaraguá do Sul e São José. Ao todo, foram expedidos 10 mandados de prisão preventiva.
As investigações, conduzidas pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), incluíram análise de provas e coleta de 38 depoimentos, que levaram à denúncia dos envolvidos por crimes como organização criminosa, fraudes licitatórias e contratuais, corrupção e crimes contra a ordem econômica. A acusação está vinculada à concessão de serviços funerários em Criciúma.
O grupo, composto por empresários e agentes públicos, agora enfrenta processos no Tribunal de Justiça de Santa Catarina. Após a primeira fase da operação, que resultou na prisão de sete investigados, todos os 17 membros da organização criminosa foram detidos. Os presos foram submetidos a exames de corpo de delito e estão aguardando audiência de custódia no sistema prisional.
A Operação Caronte, nomeada em referência ao barqueiro de Hades da mitologia grega, simboliza a travessia entre o mundo dos vivos e dos mortos, refletindo a gravidade dos crimes investigados.
A Redação do Portal Ligado no Sul tentou entrar em contato com a assessoria de imprensa da prefeitura de Criciúma para obter mais informações, mas até o momento não obteve resposta.