Termina prazo estimado de oxigênio disponível no submarino desaparecido
Segundo a Guarda Costeira dos EUA, oxigênio no submarino acabaria por volta das 7h desta quinta-feira
A previsão do tempo de disponibilidade de oxigênio no submarino que desapareceu no oceano Atlântico no último domingo, 18, durante uma expedição aos restos do Titanic terminou nesta quinta-feira, 22, por volta das 7h. A estimativa foi feita pelo Guarda Costeira dos Estados Unidos.
O submarino Titan, de propriedade da OceanGate, desapareceu com cinco passageiros a bordo, e desde então equipes de resgate canadenses e americanas procuram a embarcação com a ajuda de embarcações francesas.
Depois de desaparecer no domingo, esperava-se inicialmente que a tripulação ficasse no oxigênio por mais 96 horas. O contra-almirante John Mauger disse em entrevista à BBC que as autoridades americanas já estavam trabalhando com prazo inferior de 20 horas. Os cálculos sobre as horas de oxigênio disponível levou em consideração não só as horas de viagem do submersível, mas também a quantidade de passageiros na embarcação.
Buscas continuam
Um navio de pesquisa francês carregando um robô de mergulho em alto mar desacelerou nesta manhã enquanto fazia buscas na área onde o submarino Titanic perdeu contato com a base.
Especialistas dizem que a desaceleração pode significar que sondas conectadas ao navio por cabos de fibra ótica detectaram algo no fundo do oceano. As operações de busca do submarino continuam.