São Martinho confirma primeiro caso de Febre do Oropouche na Região Sul
São Martinho é a primeira cidade da região sul a registrar um caso de “febre Oroupouche”, a informação foi confirmada nessa quinta-feira, 23, pela bióloga da Regional de Saúde, Sabrina Fernandes Cardoso, o paciente é um homem de 52 anos, residente no município de São Martinho.
De acordo com informações, o paciente esteve em viagem recente para os municípios de Joinville e Jaraguá do Sul, locais onde mencionou ter sido picado várias vezes pelo maruim, inseto transmissor da doença.
“Ao chegar em São Martinho, onde mora, começou a apresentar dor de cabeça, sudorese, febre e calafrios. Procurou então a Vigilância Epidemiológica do município para atendimento, onde, em conjunto com a Gerência Regional de Saúde de Tubarão, surgiu a suspeita de febre Oropouche”, conta Sabrina.
O paciente foi testado para outras arboviroses, como dengue, mas o resultado foi negativo. Ainda de acordo com a bióloga, o paciente já foi tratado e passa bem.
A febre Oropouche é uma doença cujos sintomas são semelhantes aos da dengue, porém não há registro de fatalidade comprovadamente relacionado a ela até o momento, segundo a Regional de Saúde.
Desde o início de 2024, estados da região Norte do Brasil passaram a notificar casos de febre Oropouche, como: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.
O estado de Santa Catarina registrou os primeiros casos nos municípios de Brusque, Botuverá, Luís Alves, Blumenau e Guabiruba, de acordo com a bióloga Sabrina Cardoso.
*Com informações Diário do Sul