São Ludgero lança formulário online para cadastro de fêmeas (cadelas e gatas) sem raça definida para castração
Cadastro online é parte fundamental do programa de castração gratuita
A Vigilância Epidemiológica de São Ludgero deu um importante passo para lidar com a questão da superpopulação de animais abandonados e o surgimento de ninhadas indesejadas. A Secretaria da Saúde/Vigilância Epidemiológica, tem implementado, ao longo dos anos, um programa de castração gratuito para cães e gatos adotados, assim como para pessoas de baixa renda e recentemente, lançou o formulário online https://forms.gle/fxzki3MHCUDAHJy79 para o exclusivo cadastro de animais fêmeas (cadelas e gatas) sem raça definida (SRD).
O propósito desta iniciativa é intensificar as castrações desses animais, já que com um maior número de fêmeas castradas, a quantidade de ninhadas indesejadas e, por consequência, de animais abandonados nas ruas diminuirá significativamente.
Após a conclusão do cadastro através do formulário online, os animais serão acrescentados a uma lista de espera. Assim que a data para a castração for confirmada, os tutores serão prontamente notificados via WhatsApp/telefone, obtendo todas as informações necessárias para o procedimento.
Bruna Damian, Chefe de Divisão de Controle de Zoonoses e Bem-Estar Animal, destaca a importância de conscientizar as pessoas sobre as ações preventivas para reduzir a quantidade de animais abandonados nas ruas. Ela enfatiza que a castração de cadelas e gatas é a medida mais eficaz para combater o abandono e apela aos tutores que castrem seus animais de estimação, além de informarem a Vigilância Epidemiológica sobre animais de rua que necessitem de castração. Bruna ressalta: “É fundamental destacar que este formulário de cadastro destina-se exclusivamente a residentes de São Ludgero e é voltado somente para animais fêmeas sem raça definida (SRD). No caso de animais machos ou de raça definida, o cadastro continuará a ser realizado pessoalmente, todas as terças-feiras, na Vigilância Epidemiológica”.
Para Morgana Rech da Silva, Secretária da Saúde, a iniciativa contribui para um futuro de São Ludgero com menos animais abandonados, assegurando o bem-estar e a qualidade de vida para todos. Morgana destaca: “A colaboração da população é essencial para alcançar esse objetivo, demonstrando que a responsabilidade e o cuidado com os animais são deveres de todos”.
Para obter mais informações ou esclarecimentos sobre o programa de castração, os interessados podem entrar em contato pelo telefone/WhatsApp (48) 3192-1012.