Santa Catarina sem “Lei Seca”: Estado prepara estratégia de segurança para eleições municipais
As Forças de Segurança Pública de Santa Catarina estão prontas para garantir um domingo tranquilo nas eleições municipais, que acontecem no dia 6 de outubro. Com mais de 5,6 milhões de eleitores prontos para votar nos candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador em 295 municípios, o planejamento inclui a atuação das Polícias Militar, Civil e Científica, além do Corpo de Bombeiros Militar.
O Secretário de Estado da Segurança Pública, Coronel Flávio Graff, ressaltou que a “Polícia Militar vai intensificar o policiamento ostensivo, colocando-se em estado de prontidão”, enquanto o Corpo de Bombeiros “estará deslocando guarnições para locais estratégicos”. Durante o período de votação, das 8h às 18h, as delegacias da Polícia Civil estarão abertas, e também haverá um Centro de Apoio Jurídico. “Faremos um trabalho bastante acentuado no sentido de que tenhamos uma eleição em plena harmonia.”
As Forças de Segurança também vão dar suporte ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Santa Catarina, que está montando um gabinete de pronta resposta para lidar com qualquer ocorrência. Gonsalo Ribeiro, diretor-geral do TRE, detalhou que “34 entidades atuarão conosco dentro da sede para uma atuação preventiva e mais rápida. Elas vão trabalhar em segurança, inteligência, infraestrutura e meteorologia.”
Uma novidade este ano é que não haverá restrição ao consumo e venda de bebidas alcoólicas durante as eleições. “A definição de nós não decretarmos nada nesse sentido é considerando que, historicamente, o consumo das bebidas não extrapola a ponto de influenciar em ocorrências de grande vulto nas eleições.”