Romeiros tomam as ruas e avenidas de Araranguá para celebrar a padroeira
Nem a chuva espantou os devotos ou esfriou a fé de uma multidão que foi às ruas na Cidade das Avenidas para comemorar nesse sábado (04) o dia de Nossa Senhora Mãe dos Homens. Foi a 176ª Romaria e Festa.
O ponto alto foi a procissão que contou com milhares de fiés vindos de várias cidades da região e, inclusive, de outros estados.
O dia começou com missa para devotos ainda nas primeiras horas da manhã, às 10h teve Missa Solene com o bispo diocesano Dom Jacinto Inácio Flach, além da presença do reitor do Santuário Pe. Jonas Emerim Velho e outros padres da Diocese de Criciúma convidados para a celebração.
Coroação destacou a importância da oração do Santo Rosário
A coroação de Nossa Senhora foi na noite de sexta-feira (03), o Santuário ficou lotado para coroar o menino Jesus e Maria. Na festa deste ano, houve uma homenagem ao devoto Vâner Luiz Batista de Carvalho, o Vaninho, conhecido por participar da igreja e ser devoto da Mãe dos Homens.
Nossa Senhora, como tradicionalmente acontece, foi coroada por uma criança. Show de luzes e efeitos especiais ajudaram a marca o momento como um dos mais emocionantes da festa.
O rosário foi o centro da liturgia, com apresentações que enfatizaram que a cada Ave Maria, uma rosa é entregue à Nossa Senhora no âmbito espiritual.
Procissão tomou as ruas da cidade
Às 16h a imagem original da padroeira deixou o Santuário para iniciar a peregrinação com os fiéis, que rezaram o terço no percurso, em especial orações ao povo do Rio Grande do Sul pelos últimos acontecimentos.
Por questões climáticas o helicóptero que jogaria pétalas de rosas na chegada da procissão não pôde voar neste ano, mas ainda assim houve chuva de rosas para a Mãe dos Homens do alto dos carros de som.
A noite terminou com a imagem retornando ao Santuário, show no palco central e o sorteio da rifa.